Início » Decorando » 8 ideias INCRÍVEIS de pintura de móveis antigos: dê uma vida nova a essas peças no décor

8 ideias INCRÍVEIS de pintura de móveis antigos: dê uma vida nova a essas peças no décor

A pintura de móveis antigos é uma maneira criativa de dar uma nova vida a essas peças, afinal, elas merecem estar na decoração de seus espaços.

Por isso, com algumas pinceladas e criatividade, você consegue transformar a aparência dos móveis.

Explore as ideias abaixo na pintura de móveis antigos para criar um visual único e personalizado.

Ouse nas cores

móvel com duas cores

Em primeiro lugar, a aposta mais prática na pintura de móveis antigos é repintá-los, mas com a possibilidade de ousar nos tons e deixar o desgaste do tempo bem escondido.

Escolher cores vibrantes e alegres pode trazer vida e energia aos móveis, onde eles serão peças-chave do décor.

Por exemplo, sabe aquela cômoda antiga do seu quarto? Que tal inovar com um tom de azul-turquesa e dar ao ambiente de mais frescor?

Se a peça já foi pintada anteriormente, mas não combina mais com a decoração atual, lixe a superfície para remover a tinta antiga, aplique a cor nova que você deseja e lembre-se de finalizar com um verniz para proteger a pintura.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Aposte em texturas e efeitos

Se apenas mudar a cor parece muito pouco, há várias técnicas de pintura de móveis antigos que podem garantir um toque ainda mais especial a eles.

Um exemplo é a técnica do “esponjado”, onde você usa uma esponja e cria textura na superfície do móvel, deixando a peça com uma aparência mais rústica.

Outra ideia é a pátina, que você aplica várias camadas de cores diferentes de tinta e depois lixa algumas áreas para revelar as cores subjacentes. Um charme total!

mesa lateral antiga

Adicione estampas e detalhes criativos

Você consegue decorar os móveis antigos com estampas e detalhes usando stencils! Com eles, você cria padrões únicos nas superfícies pintadas.

Com a infinita possibilidade de stencils, você pode fazer uma grande diferença no visual final de cada peça.

Além disso, considere dar atenção aos puxadores e maçanetas, como itens originais vintage ou mesmo esses elementos pintados à mão.

Misture estilos para um visual único

Uma tendência hoje em dia no décor é misturar estilos distintos para criar um ambiente autêntico.

Logo, você pode aplicar essa ideia na pintura dos móveis antigos. Por exemplo, você pode pintar uma cadeira antiga numa cor vibrante e combiná-la com uma mesa de centro moderna.

O resultado é um espaço interessante e cheio de personalidade. 

Apenas se lembre de usar cores e materiais que complementam e harmonizam o cômodo visualmente.

Adote o estilo vintage

cômoda com pintura rústica

Quem é fã do estilo vintage sabe como ele pode trazer charme à decoração, já que consiste, quando falamos na pintura de móveis antigos, um efeito desgastado.

Você aplica uma cor base e em seguida basta lixar levemente as bordas e áreas de maior desgaste para revelar a cor original ou a madeira por baixo.

Use o efeito degradê

Com uma transição suave de uma cor para outra, a técnica de degradê pode ser excelente para a pintura de móveis antigos.

Nesse caso, você pode pintar a peça com um tom mais escuro na parte inferior e ir gradualmente clareando até chegar à parte superior.

Além da beleza, o móvel pode se transformar no ponto focal do ambiente.

Invista na decoupage 

móvel com decoupage

A decoupage é uma técnica que consiste em colar recortes de papel decorativo ou tecido na superfície do móvel e logo após aplicar uma camada de verniz para selar.

Uma ideia é pintar o móvel com uma cor neutra e aplicar recortes com estampas florais.

Crie efeito marmorizado

Por fim, você pode tentar o efeito marmorizado, que nada mais é do que a imitação da aparência do mármore na superfície do móvel antigo.

Essa técnica cai bem em mesas, aparadores ou até mesmo poetas de armários antigos.

Assim, para fazer esse efeito é simples: use tons de cinza, branco e preto. 

Aplique camadas de tinta em diferentes tons, usando uma esponja ou pincel para criar o padrão característico do mármore.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.