Início » Jardinagem » 6 plantas ULTRA cheirosas para não depender mais do desinfetante

6 plantas ULTRA cheirosas para não depender mais do desinfetante

Descubra, aqui, seis espécies de plantas cheirosas para deixar seu lar com um aroma agradável e adote essas alternativas

Quer deixar sua casa sempre cheirosa, sem depender de desinfetante ou outros produtos? Então, saiba que você consegue esse resultado usando plantas específicas.

A seguir, você confere uma lista com 6 plantas cheirosas, que perfumam o ambiente por muito mais tempo. Descubra quais são e adote as suas preferidas em casa!

1. Jasmim

6 plantas ULTRA cheirosas para não depender mais do desinfetante

O jasmim dá flores que embelezam e encantam por seu perfume intenso! Por isso, é uma excelente alternativa de planta para seu lar, deixando-o com um cheiro agradável.

Aprenda também:
Plantas para ambientes climatizados

A planta gosta de solo rico em matéria orgânica e que tenha boa capacidade de drenagem de água da rega. Além disso, deve ser solto e leve. Outro detalhe importante é que a planta deve ser cultivada à meia sombra ou sol pleno.

Se sua ideia for ter uma floração intensa, conseguirá isso se deixar o jasmim em um local iluminado. Procure, por exemplo, mantê-la próximo de janelas, portas e em varadas.

2. Lavanda

planta lavanda

Quando se fala em plantas cheirosas, a lavanda é sempre um grande destaque. Trata-se de uma planta que prefere ficar no sol pleno e deve ser regada somente quando o solo estiver ficando seco.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Em temporadas de frio, pode ser que faça a rega somente uma vez por semana, pois a água da terra evapora lentamente. Neste caso, o solo fica úmido por mais tempo.

Dá para plantar lavanda em vaso ou diretamente no solo de seu jardim. Essa é uma planta que se adapta bem a ambientes internos e externos, bem como que exige cuidados simples no dia a dia.

Seu aroma tem efeitos calmantes e ajuda a relaxar. Por isso, é uma escolha perfeita para uso na sala e quarto, contribuindo para que tenha uma sensação mais agradável ao utilizar essas áreas.

3. Eucalipto

eucalipto no chuveiro

O eucalipto é uma planta com cheiro agradável, que provoca sensação de relaxamento. Trata-se de uma espécie que gosta de luz solar, por isso deve ser cultivada em locais iluminados.

A planta não deve receber regas com frequência e prefere solo seco ao úmido. Sempre que necessário, adube a planta para que permaneça saudável e cresça com saúde.

Você pode usar essa espécie internamente em vasos ou em maços com folhas secas. Inclusive, essa última opção é perfeita para banheiros, principalmente dentro do box, perto do chuveiro.

O vapor do banho ajudará a intensificar o cheiro do eucalipto na área, garantindo um aroma agradável e relaxante ao se banhar e ao longo do dia. Adote essa dica e tenha um banheiro muito mais cheiroso!

4. Alecrim

alecrim plantado em garrafa pet
alecrim plantado em garrafa pet

O alecrim é uma erva aromática amplamente utilizada na cozinha, na preparação de pratos. Trata-se de uma espécie de cuidados simples, por isso é fácil cultivá-la, seja em vasos ou canteiros.

Essa planta demanda ficar diretamente no sol e em locais iluminados em boa parte do dia. A rega deve ser feita somente quando a terra estiver seca, portanto, o alecrim suporta bem períodos sem rega.

Outro ponto importante para cultivo do alecrim é que ele cresce mais em solos que têm boa capacidade de drenagem e que são ricos em nutrientes. Por isso, é interessante adubar a terra antes do plantio e ao longo do ano, para repor eventuais nutrientes.

5. Gardênia

gardênias em vaso

Quer investir em uma planta cheirosa que dê flores? Então, a gardênia é uma excelente alternativa. Trata-se de uma espécie que precisa de luz solar, mas não pode ficar superaquecida, senão ela não floresce.

Seu solo deve ficar sempre úmido, mas é importante ter cuidado para não realizar regas em excesso. Quando a planta recebe água demais, há um maior risco de apodrecimento de suas raízes, bem como do surgimento de pragas e doenças.

Além disso, o solo deve ser ligeiramente ácido. Use fertilizantes ou adubos orgânicos nos meses mais quentes, para ter um melhor aproveitamento desses produtos e um florescimento mais intenso.

6. Rosas em miniatura

rosas em miniatura

Gosta de plantas e flores clássicas e que ainda têm o diferencial de serem cheirosas? Então, as rosas em miniatura são perfeitas para você!

Elas deixam o ambiente com um perfume delicado incrível. Essa espécie pode ser cultivada em vaso ou no solo do jardim. A área de cultivo deve ser iluminada e receber sol, mas não deve ser muito quente.

Faça a rega de forma abundante, mas é importante que o solo tenha uma drenagem adequada. Use adubo durante a primavera, para intensificar a floração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário