Início » Jardinagem » Como cultivar e cuidar da pleomele: saiba tudo para ter uma planta cheia de elegância sempre

Como cultivar e cuidar da pleomele: saiba tudo para ter uma planta cheia de elegância sempre

Descubra, aqui, como cultivar a cuidar da pleomele e tenha uma planta incrível no jardim de sua casa ou decoração interna

A pleomele é amplamente utilizada em jardins e decoração de espaços internos. Trata-se de uma planta arbustiva, que se destaca por sua beleza e pela facilidade de cultivo e cuidados.

Ela é uma planta originária de Madagascar, por isso tende a se adaptar bem ao clima do Brasil. Quer cultivá-la em seu jardim ou áreas internas? Então, confira e adote nossas dicas!

Qual o clima ideal para plantar e manter a pleomele?

Como cultivar e cuidar da pleomele: saiba tudo para ter uma planta cheia de elegância sempre

Recomenda-se que plante a pleomele em áreas de clima ameno ou quente, porém úmido. Em regiões frias ou muito secas, seu crescimento e desenvolvimento é comprometido.

Aproveite para ler:
Como cultivar lavanda?

Além disso, o ideal é que o espaço não tenha uma variação muito grande de temperatura, para não prejudicar o desenvolvimento da planta.

Iluminação ideal para cultivo da pleomele

pleomele

Indica-se que mantenha a planta em ambientes iluminados. Se cultivar a pleomele em seu jardim, ela pode ficar em sol pleno ou a meia sombra.

Caso opte pelo cultivo da pleomele com folhas com bordas na cor creme, recomenda-se que o cultivo seja a meia sombra. Assim, é possível proteger as folhas contra danos como queimaduras.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como plantar pleomele?

pleomele em vaso

O plantio da pleomele deve ser feito com muda, tendo o cuidado de usar um substrato que seja bem aerado ou que prepare a terra de seu jardim corretamente. A seguir, apresentamos um passo a passo te ajudar nesse processo:

  1. Escolha o local de plantio, se no solo do jardim ou em vaso. No solo, é importante prepará-lo com matéria orgânica, como húmus de minhoca ou esterco de boi curtido. No vaso, use um substrato aerado. É importante que o recipiente tenha furos na parte inferior, para escoamento da água da rega;
  2. Faça um buraco na terra ou substrato e coloque a muda. Finalize cobrindo eventuais espaços com terra ou substrato;
  3. Realize a rega inicial, evitando o excesso de água.

É importante citar que a pleomele pode chegar a um metro de altura, se cultivada em vaso. Portanto, é interessante usar um recipiente maior, para que as raízes tenham espaço para crescer. Já em áreas externas, a planta pode atingir 3,5 metros de altura.

Como regar pleomele?

pleomele em vaso dentro de casa

A rega de deve ser feita moderadamente, apenas para manter a terra ou substrato úmido. O ideal é que espere que a camada superior fique seca e só então faça o procedimento.

Se estiver em dúvida se faz ou não a rega, afunde seu dedo em um centímetro de terra. Tire e verifique se está sujo de terra ou limpo. Se estiver sujo, é sinal de que a terra ou substrato ainda está úmido e não há necessidade de fazer a rega no momento.

Durante a rega, evite o excesso de água, pois ele pode apodrecer as raízes da planta e favorecer o surgimento de doenças e pragas. Pulverize a água nas folhas, para evitar que fique com pontas queimadas.

No cultivo dentro de casa, pode ser que as folhas da planta acumulem uma quantidade maior de pó. Neste caso, recomenda-se que limpe sua superfície com um pano seco e borrife água nelas, para facilitar a respiração da pleomele.

Devo adubar a pleomele?

pleomele em jardim

Sim, recomenda-se que faça a adubação para que a planta receba nutrientes para crescer com saúde. Se não fizer esse processo, pode ocorrer a queda das folhas da planta, além de ela se tornar mais suscetível a doenças.

No entanto, tenha um cuidado essencial: evite o adubo em excesso, pois ele pode provocar deformidades e outros problemas de desenvolvimento da planta.

Para adubar a pleomele, você pode usar um fertilizante líquido equilibrado, como o NPK 10-10-10. Siga as orientações do fabricante para utilizar o produto corretamente.

Caso prefira adubos orgânicos, considere usar alternativas como o húmus de minhoca, o esterco de boi curtido ou a torta de mamona, que dão nutrientes à planta e mantém o solo leve.

Como combater pragas na pleomele?

planta pleomele

As pragas mais comuns na pleomele são os pulgões e as cochonilhas. É possível combatê-las com receitas caseiras, desde que seja uma infestação pequena.

Você pode, por exemplo, misturar uma colher de sopa de detergente líquido, 30 ml de óleo mineral e 1 litro de água. Então, borrife essa mistura na planta logo pela manhã, quando o clima está mais fresco.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário