Início » Decorando » Arquitetas modernizam apê dos anos 70 e o resultado está incrível; veja fotos e inspire-se!

Arquitetas modernizam apê dos anos 70 e o resultado está incrível; veja fotos e inspire-se!

Transformar espaços considerados ultrapassados em residências cheias de estilo e modernidade é uma característica fascinante na arquitetura contemporânea. Neste contexto, um projeto colaborativo entre três arquitetas conseguiu fazer a reforma de um apê datado da década de 70, o transformando em um charmoso lar modernizado para uma grande família.

Localizado aos pés da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o apartamento ganhou uma cara nova, porém, mantendo algumas de suas características originais, o que manteve o imóvel com uma personalidade única.

A seguir você confere um pouco mais sobre essa reforma, além de dicas de como algumas das ideias aplicadas nesse apartamento, podem servir de inspiração para a sua própria casa.

A reforma do apê dos anos 70 que se tornou um lar para 6 pessoas

reforma apartamento anos 70

O desafio do projeto era remodelar o apartamento para se tornar um lar confortável para uma família de seis pessoas, composta por um casal e quatro filhos.

As arquitetas Marcela Fazio, Natacha Alves e Beatriz Slaibi encararam a missão, criando no total cinco suítes a partir de um layout original que possuía apenas duas suítes e dois dormitórios comuns.

O trabalho resultou em uma expansão significativa do espaço do apê.

Com o cuidado de manter viva a essência do imóvel, as profissionais mantiveram algumas características originais, como o belo piso de madeira em peroba do campo, que foi completamente restaurado.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para fazer um contraponto, elas decidiram acrescentar elementos contemporâneos ao apartamento, com revestimento em porcelanato e ladrilhos hidráulicos, que passaram a ser um ponto de foco na cozinha do apartamento.

O toque vintage, e fresco, se manteve com a opção de portas e móveis em madeira clara, painéis e outros elementos de decoração no mesmo material.

Apesar da dificuldade em ampliar o espaço, segundo as arquitetas o mais difícil foi remodelar os banheiros antigos, já que alguns deles possuíam antigos canos e tubulações de gás. O resultado, no entanto, ficou impecável, com os cômodos recebendo revestimentos luxuosos em branco, e elementos modernos, como os espelhos em formatos curvos.

A opção de integração de todos os ambientes centrais do imóvel, com as salas de TV, estar e jantar sem divisórias, ampliou ainda mais a visão do espaço de entrada do apartamento, e permitiu que a imensa janela com vista para a Lagoa, banhasse de luz natural todos esses ambientes.

Confira mais fotos dos outros ambientes reformados:

reforma apê anos 70

Ideias da reforma do apê que você pode aplicar na sua casa

Através da reforma deste apartamento, podemos extrair cinco conceitos que você pode aplicar em qualquer projeto de reforma pretenda misturar o antigo e o novo:

Preservação de elementos originais

A restauração de componentes originais, como o pisos de madeira, mantém a alma do espaço, além de representar uma economia significativa com a troca desse revestimento.

Isso também pode servir para janelas, revestimentos vintage de banheiros (se foram do seu gosto), e tudo o mais que você sentir que vale a pena ser preservado da arquitetura original.

Utilização de materiais exclusivos

Ladrilhos hidráulicos e porcelanatos com designs únicos podem dar uma identidade exclusiva ao ambiente, e são opção fáceis de harmonizar com elementos originais.

Integração estratégica de madeira

O uso de painéis de madeira e móveis neste material na cor natural, dão um ar de sofisticação e acolhimento a qualquer ambiente, além de ser um material muito fácil de ser combinado com outros estilos de decoração.

Integração de ambientes

A integração de cômodos com espaços abertos, além de promover um ambiente familiar e aconchegante, potencializa a iluminação natural e a ventilação, além de dar a impressão que o espaço é muito maior.

CONFIRA Também: Cor Off-White aplicada na decoração dos mais variados ambientes da sua casa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

    Deixe seu comentário