Início » Decorando » Roupeiro preto para um quarto moderno: como harmonizar este móvel com o restante do ambiente  

Roupeiro preto para um quarto moderno: como harmonizar este móvel com o restante do ambiente  

Todos sabem que o roupeiro branco é o mais utilizado, pois sua cor neutra facilita a harmonia com os demais elementos do ambiente. Além do branco, utiliza-se muito o amadeirado para a confecção deste móvel tão importante para a organização das roupas e consequentemente da funcionalidade do nosso dia a dia. 

É claro, podemos criar um roupeiro da cor que quisermos, mas é mais fácil encontrarmos modelos prontos nessas duas opções.

O roupeiro preto também vem ganhando espaço dentro do mercado de móveis prontos, e muitas pessoas estão aderindo à ideia, mas será que estão sabendo harmonizar com o restante do ambiente? É isso que iremos esclarecer agora. 

Preto não combina com tudo

Ao contrário do que muitos pensam, preto não combina com tudo. O preto é ausência total de luz, e por isso não é nem mesmo considerada uma cor neutra.

Por ser uma cor profunda, acaba trazendo peso para os ambientes, e por isso é muito importante saber encontrar equilíbrio no uso desta cor.  

roupeiro preto

Todos os móveis devem ser pretos? 

Não. Mas é importante existir harmonia entre eles e a repetição da paleta utilizada em mais de um elemento. Defina qual será sua paleta e aplique os mesmos tons por todo o ambiente.

Veja um exemplo na imagem abaixo, a paleta é preto, branco, cinza e amadeirado. O amadeirado fica por conta do piso, que não demanda repetição por ser um elemento que compõe o quarto todo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Já o branco está presente na parede, roupa de capa e tapete. O cinza está presente na cama e roupa de cama, e o preto é a cor que predomina no ambiente, estando presente nos metais, parede, mesa de cabeceira e roupeiro. 

roupeiro preto e cama cinza

Como combinar com o preto? 

Pode ser um desafio encontrar harmonia com o preto em meio a tantas cores existentes. Por ser um tom intenso e profundo, não harmoniza tão bem com cores suaves, claras ou muito vibrantes. 

Os tons neutros de verdade como cinza, bege, branco e off white combinam muito bem com o preto, gerando equilíbrio entre leveza e intensidade. Quando se tratar de tons mais coloridos, prefira as cores mais fechadas, como o verde-militar, azul-marinho e rosa envelhecido, e evite as cores suaves, como as candy colors. 

quarto preto e rose

Utilizar estampas que possuem o tom preto em sua composição também é uma boa escolha. 

roupeiro preto e roupa de cama xadrez

Adicione um toque de madeira 

A madeira tem o poder de aquecer qualquer ambiente. A diferença entre um ambiente todo preto, e uma ambiente preto com madeira é exatamente essa, no primeiro, este ambiente será mais sóbrio e pode até causar sensação de frieza. Já no segundo, dependendo do tom de madeira, pode continuar sendo um ambiente sóbrio, porém mais aconchegante. 

roupeiro preto com amadeirado

Adicione texturas 

As texturas também entram como uma forma de tornar o ambiente mais aconchegante. Criar diferentes texturas trará mais dinamismo para o seu espaço, tornando-o mais interessante e evitando que ele fique cansativo. 

roupeiro preto com porta muxarabi

porta muxarabi preto

Misture diferentes materiais 

Assim como a inserção de texturas, a mistura de diferentes materiais quebra a monotonia do ambiente, evitando que ele fique cansativo. 

quarto preto com texturas e armario ripado

Vidro fumê 

O roupeiro preto também pode ser confeccionado com vidro fumê, o que acaba tornando-o mais leve por conta da transparência e reflexão. Este tipo de roupeiro tornará seu ambiente ainda mais elegante. 

roupeiro com vidro fume

Se você gosta da cor preta e deseja um quarto sóbrio e elegante, o roupeiro preto é para você. Se atente aos detalhes para que seu ambiente seja harmônico e confortável, criando uma atmosfera aconchegante para o seu descanso. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário