Decoração para sala de jantar em 2022 – tendências

Uma das formas mais fáceis de decorar sala de jantar é investir em tendências 2022 para o ambiente. Aqui, você conhece quais são as principais! Confira e escolha sua tendência de decoração de sala de jantar preferida.

decoração sala de jantar tendencia japandi

Japandi

Trata-se de um estilo de decoração que combina as estéticas japonesa e escandinava. É uma alternativa para quem gosta de ambientes rústicos e modernos ao mesmo tempo, garantindo um ambiente incrível.

Nessa tendência, utiliza-se móveis minimalistas, com simplicidade nas linhas e formas, bem como uma cartela de cores claras e neutras. Há uma preferência por materiais naturais rústicos, como a madeira e fibras.

Além disso, segue-se a filosofia Wabi-Sabi, que valoriza a beleza e estética do imperfeito. Logo, a decoração não é milimetricamente pensada, mas sim mais orgânica.

Minimalismo

O minimalismo ganhou força com a pandemia de covid-19, porque preza pelo uso do básico / essencial, garantindo um espaço mais amplo e funcional.

Em uma sala de jantar minimalista, por exemplo, há somente mesa de jantar, cadeiras e um buffet para organizar objetos. Também dá para substituir esse móvel por um armário, balcão ou aparador.

A lista de objetos decorativos também costuma ser curta, com tapete, cortina, luminária e quadro na parede. A ideia é justamente ter um espaço amplo, para dar maior sensação de conforto.

No que se refere à paleta de cores, trabalha-se com tons neutros, principalmente os claros, porque eles ajudam a passar uma maior sensação de amplitude ao ambiente.

Vintage rústico

O estilo vintage rústico é uma das tendências mais fortes para a sala de jantar, com valorização de móveis, acessórios, objetos decorativos e detalhes arquitetônicos vintage, com pegada mais rústica.

Esse rústico aparece na cartela de cores que remetem ao natural, no maior uso de madeiras e cortinas de tecidos naturais, entre outros detalhes. É uma alternativa interessante para quem curte móveis e decorações vintage e quer mesclá-los com itens naturais.

O diferencial é que se garante um ambiente muito mais aconchegante, sendo perfeito para fazer refeições no dia a dia ou para receber visitas.

Cores terrosas, verdes e tons pastel

As cores terrosas, como bege e marrom, estão em alta na decoração da sala de jantar! Elas são interessantes porque são quentes, o que ajuda a passar uma maior sensação de aconchego ao ambiente.

Outras tonalidades em alta são as verdes, desde o tom escuro até o mais claro, garantindo um ambiente sofisticado e elegante na medida certa. É uma opção para quem gosta de uma decoração mais moderna, podendo utilizar essas tonalidades na parede ou acessórios, por exemplo.

Já os tons pastel são para quem gosta de cor mais aparecida, mas não numa intensidade mais forte. O rosa claro é uma opção para a sala de jantar, bem como o amarelo e o lilás. Tais tons podem ser utilizados na parede, em móveis ou em objetos de decoração.

Metálico

Detalhes metálicos estão em alta para a decoração da sala de jantar 2022, aparecendo em móveis e luminárias, por exemplo. Mas, também pode ser utilizado em acessórios, como cortinas e almofadas.

O dourado é uma das principais tonalidades, mas nada impede que você utilize outros metalizados em sua decoração, como o ouro rosé e o prata. Tais tonalidades dão muito mais luxo e requinte para o ambiente, transformando-o rapidamente.

Madeira

A valorização da madeira na decoração da sala de jantar é uma forte tendência para 2022 e tem a ver com a maior busca pelo natural. A madeira pode ser utilizada não somente em móveis e piso, mas também em lugares inusitados como o teto e parede, como revestimento.

Dá, inclusive, para inseri-la em outros elementos, como em vasos de plantas, tigelas de madeira, molduras de quadro e espelhos, entre outros detalhes da decoração. É só usar sua criatividade.

Plantas

As plantas na sala de jantar são tendências marcantes para 2022. Seu uso vai além da estética, ajudando a limpar o ar do ambiente, regulando a umidade. Além disso, as plantas dão toques de cor e alegria para a sala, transformando sua decoração sem muitos esforços.

Ao adotar essa tendência, é importante escolher plantas que sobrevivam a condições do ambiente, como se tem muita ou pouca luminosidade. Assim, dá para aumentar as chances de que vivam muito mais.

Deixe seu comentário