Plantas de Casas – Projetos e Etapas para a Construção

Planejar uma residência não é uma tarefa muito fácil e a sua arquitetura pode ser desenhada através das plantas de casas – uma etapa fundamental para o projeto.

Em cada planta de casa, se estipula todos os desejos e necessidades dos moradores. Porém, tal tipo de projeto precisa ser feito por profissionais da área, ok?

Esteja sempre alinhado (a) com as propostas do engenheiro ou arquiteto para que a planta da casa não possua problemas na hora de execução.

planta de casa em 3D

Etapas do planejamento da planta de casa

A planta de casa deve sempre levar em consideração a rotina dos moradores, assim como seu estilo de vida, afinal a quantidade de pessoas, a idade, o sexo e outros fatores pertinentes podem afetar a elaboração da residência.

Para um profissional da área, a planta baixa é uma das primeiras opções realizadas: nela, também se faz o levantamento de informações acerca do terreno, presença de declives, a topografia do local e outros requisitos técnicos conforme as determinações da prefeitura.

Além disso, o projeto deve ser aprovado pela prefeitura local antes de ser posto em prática, ok?

A planta da casa ou o projeto arquitetônico da mesma, é usado para planejar melhor os cômodos, o que será feito no caso de uma reforma, qual a disposição dos locais, o tamanho, além de detalhes como a iluminação, circulação, se existem vigas e muito mais.

Não somente o projeto arquitetônico é interessante, mas também a execução das plantas hidráulica e elétrica – tudo isso fica a cargo do arquiteto ou engenheiro!

Basicamente, as plantas de casas mostram toda a estrutura planejada da residência.

[VEJA TAMBÉM: FACHADAS DE CASAS]
planta de casa de dois andares

A planta de casa definitiva servirá como um guia para a construção, ou seja, é seguindo a imagem desse projeto que a residência será apresentada na prática.

Portanto, as plantas de casas devem ser trabalhadas com sensibilidade e muita atenção aos detalhes, sempre com o objetivo de proporcionar conforto e atender as necessidades de cada morador.

Confira a seguir algumas ideias de plantas de casas com diferentes metragens para que você ter uma perspectiva melhor quanto ao seu futuro projeto!

Projetos de plantas de casas

Cada projeto de residência é único, pois a partir das plantas de casas são estudados pontos que interferem na no seu planejamento.

Um deles é o número de pessoas que irá habitar aquele projeto.

Plantas de casas com até 70 m²

planta de casa de 70m²

Plantas de casas que partem desde os 27 m² até 70 m² são interessantes para quem mora sozinha ou possui uma família pequena.

Mesmo de tamanho reduzido, o projeto não perde o charme, basta o profissional fazer com que cada canto tenha uma utilidade!

[VEJA TAMBÉM: CASAS DE MADEIRA PRÉ-FABRICADAS]

Plantas de casas com 71 m² a 150 m²

São projetos para famílias que procuram mais espaço, mas que não querem uma residência tão exagerada.

planta de casa de 130m²

Há possibilidades aqui da construção de três quartos ou outros ambientes extras, como, por exemplo, de varanda, closet, escritório, etc.

Plantas de casas com 151 m² a 300 m²

Em geral, são projetos de casas com mais de um andar. O foco aqui não é nem na quantidade de moradores, mas sim no projeto arquitetônico que a família deseja.

planta de casa térrea de 185m²

Pelo espaço disponível, a tendência é construir uma piscina, jardim ou outros ambientes sociais.

[VEJA TAMBÉM: 37 MODELOS DE CASAS PEQUENAS]

planta de casa com piscina e jardimAs plantas de casas acima dos 300 m² já são opções para pessoas que buscam não somente integrar ambientes para dar maior modernidade, mas também personalizar a casa com outros espaços, tais como: bibliotecas, terraço, sala de jogos, entre outros.

As plantas de casas são essenciais para a construção do lar de seus sonhos: não as menospreze! Converse junto com seu arquiteto ou engenheiro para otimizar e distribuir os ambientes da melhor forma possível.

Como achar plantas de casas?

Nem sempre conseguir ter uma planta de casa parece algo tão simples, visto que é preciso um grande estudo para conseguir compreender o processo do ambiente que será arrumado e projetado.

Por isso, você pode pedir para a construtora ou a incorporadora do empreendimento do imóvel em questão, ou, solicitar diretamente para a prefeitura do local do imóvel. A prefeitura geralmente guarda o documento em um órgão específico, mas, geralmente estão na Diretoria de Controle Urbano.

Quais os tipos de plantas de casa?

  • Planta baixa: esse modelo mostra um corte a um metro e meio a partir da base da casa. Ela é usada para cada pavimento em questão, onde são indicados os acessos ao imóvel, as portas, janelas e ambientes;
  • Planta de cobertura: chamada de planta de telhado, ela é a parte superior da construção;
  • Planta de corte: complementos da planta baixa, ela tem informações das alturas do que será construído, mostrando a dimensão vertical;
  • Planta de fachada: um desenho do qual contém todas as informações do terreno e da construção como um todo;
  • Planta de situação: desenho esquemático onde você encontra demais informações do terreno e da construção, a visão é de cima do lote;
  • Planta de localização: uma vista superior externa à edificação, que mostra a posição da construção dentro da área.
Gostou das dicas? Então, confira, também, 10 Plantas de casas com 3 quartos, 2 quartos ou duplex!

Deixe seu comentário