Início » Tendências » Usando luminárias na decoração

Usando luminárias na decoração

As luminárias podem ser artigos de decoração bastante importantes para quartos e salas. No quarto, sua função é a de iluminar o ambiente quando a pessoa já estiver pronta na cama para dormir, mas ainda pretende ler algum livro ou revista antes. A luminária facilita a leitura por ser de fácil alcance, fazendo com que a pessoa não tenha que se levantar novamente para apagar a luz. Ela também direciona a luz da lâmpada, fazendo com que a pessoa não force a vista com a fraca luz do teto. Numa sala pode ter as mesmas funções e também direcionar a luz para criar um clima mais intimista.

luminária

As luminárias em estilo de abajur dão uma descontraída e deixam o ambiente mais aconchegante. Elas também podem variar de acordo com o estilo da decoração ou com seus próprios estilos. Pode ser uma luminária de teto, como um lustre; pode ser no estilo pendente, que consiste na peça presa pelo cabo, e não diretamente do teto; pode ser como um abajur; pode ser uma luminária de chão ou uma luminária de mesa; e, por fim, pode ser uma arandela – luminária que é instalada em banheiros.

Os ambientes modernos podem ser compostos por abajures e luminárias bem arrojados, geralmente com cores neutras como o branco e o preto. Eles podem ser confeccionados de metal, e a grande novidade são as cúpulas de poliéster que podem ser acesas apenas com um simples toque.

Para deixar o ambiente com um clima mais romântico, a claridade na dose certa é fundamental. Ele pode ficar no canto do sofá, com um estilo mais rústico (podendo até ser feito de madeira). As lâmpadas amarelas também são importantíssimas para a composição do ambiente romântico, não se esqueça delas!

luminária

Se você não quer um ambiente moderno nem romântico, você pode optar pelo estilo clássico. As luminárias e os abajures que compõem ambientes clássicos geralmente são compostos por cúpula de tecido ou fibra de nylon.

As luminárias já são tendência na decoração de ambientes interiores, bastante estudadas por especialistas. As formas conceituais e abstratas são as que começam a dominar o mercado, dando preferência para as confeccionadas em materiais como madeira, papel e vidro.

Não deixe de investir nas luminárias ao compor os seus ambientes da casa, elas dão um toque especial e a personalidade que o seu espaço precisa. Escolha a que ficar melhor com o resto da decoração e abuse da criatividade!

Comente