Início » Plantando » 8 espécies de plantas carnívoras para ter em sua casa; a última me surpreendeu muito

8 espécies de plantas carnívoras para ter em sua casa; a última me surpreendeu muito

As plantas carnívoras podem não ser muito comuns em projetos de decoração e paisagismo, mas acredite: elas valem a pena – e muito!

Seu visual é exótico e único, então é possível incluir esse tipo de planta em jardins, terraços, varandas ou mesmo em alguns locais dentro da casa, como cozinha, sala de jantar e sala de estar, no escritório, entre outros.

Por isso, conheça hoje algumas espécies incríveis de plantas carnívoras para ter em sua casa. Aproveite que elas são bem fáceis de cuidar, embora exijam um pouco de atenção.

Dionaea

dionaea

Entre as espécies de plantas carnívoras, a Dionaea é provavelmente a mais famosa, ainda mais por sua aparência.

A planta tem como característica ter suas folhas parecidas com “bocas” que ficam abertas o tempo todo e só são fechadas quando um pequeno inseto, como uma mosca, pousa em sua superfície, e assim capturando a presa.

A Dionaea mede 5 a 15 centímetros e pode ser cultivada em terrários e espaços comuns da casa. Algumas ideias são colocá-la na mesa de centro da sala, em cima do aparador, sobre o painel para TV ou mesmo no centro da mesa de jantar.

Drosera

A espécie de planta carnívora tem como principal aspecto seus ‘tentáculos”, que são cobertos por pequenos filamentos (“pelinhos”) e uma substância pegajosa.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Por causa disso, é comum afirmar que a Drosera não tem uma “boca” bem demarcada, como é o caso da Dionaea, mas utiliza seus tentáculos para atrair suas presas.

Então, a substância pegajosa prende as presas e a haste do tentáculo começa a se enrolar, levando-as para o centro da planta, onde elas são digeridas.

Sarracenia

A Sarracenia é outra planta carnívora muito interessante para você ter em casa, especialmente por ser bem adaptável a climas extremos.

A planta é semelhante a um jarro ou tubo com uma “tampa”. Sua armadilha vem do seu cheiro agradável, que atrai pequenos insetos polinizadores.

Como ela é robusta e resistente, você pode plantá-la em seu jardim, o que dará um visual singular. As flores aparecem na primavera.

Utricularia

Ao vê-la, você provavelmente não acreditará que ela é uma planta carnívora. Pois é, você pode confundi-la com flores, em especial com orquídeas.

A Utricularia é uma planta carnívora aquática, sendo pequena e com formato garrafal. Essa espécie tem vários mecanismos de armadilhas e sua alimentação são os pequenos seres vivos que vivem na água, usando a sucção para capturar as presas.

Por curiosidade, a Utricularia é apontada como a espécie mais rápida na captura de insetos.

Darlingtonia

É também chamada de planta cobra, pois as presas entram em um buraco na ponta dessa espécie e são envoltas por uma secreção viscosa. 

A partir disso, elas são imobilizadas e posteriormente digeridas pelas enzimas e microrganismos que compõem essa secreção.

O cultivo dessa planta carnívora é um pouco mais difícil, pois a raiz dela precisa estar sempre fria. No verão, pode ser necessário colocar cubos de gelo.

Heliamphora

A Heliamphora é uma espécie de planta carnívora muito bonita e seu formato lembra a Sarracenia.

A diferença entre as duas, porém, é que esse tipo não possui uma “tampa”, mas conta com uma estrutura conhecida como “colher de néctar”. A armadilha é feita através de suas cores vibrantes e do aroma, que atrairão os insetos para dentro da planta.

Inclusive, para o seu cultivo, a Heliamphora gosta de umidade.

Drosophyllum lusitanicum

Essa é a última da lista de plantas carnívoras, porém não perde em encanto e curiosidade.

A Drosophyllum lusitanicum conta com caules grossos e curtos. Suas folhas são cobertas por glândulas com uma substância pegajosa, que é a responsável em capturar e digerir as presas.

As folhas têm seu desenrolar de fora para dentro (ao contrário da Drosera) por meio de uma roseta central estreita.

Nepenthes

Algumas plantas carnívoras são trepadeiras, como é o caso da Nepenthes, e esta gosta de clima úmido. Ela é parecida com a Sarracenia na questão do formato: parece uma jarra com uma “tampinha”.

Sua armadilha está dentro: há “pelos” que prendem qualquer presa que cai dentro dela, impedindo o inseto de subir, deixando-o sem saída.

Aliás, como elas têm tamanhos variáveis, suas armadilhas podem acabar sendo grandes e acumular um bom número de presas no interior. Esse acúmulo pode gerar um cheirinho desagradável.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário