Móveis para jardim e varanda – O que escolher? Dicas para decorar!

O ambiente externo de uma casa e as varandas de apartamentos merecem um cuidado na decoração, afinal são locais de reunião ou descanso para toda a família.

Para isso, os móveis para jardim e varanda são peças fundamentais para projetar espaços que prezem pelas necessidades dos moradores, sem perder a funcionalidade do ambiente.

Dicas para escolher móveis para jardim e varandamóveis para jardim

O jardim e a varanda são espaços importantes para ter um pouco de paz, tranquilidade e até contato com a natureza (principalmente no jardim).

A escolha dos móveis para jardim e varanda é um assunto bastante importante para ter certeza de que a sua decoração irá garantir conforto e relaxamento ao mesmo tempo que favorecerá o estilo do local. Certos elementos são importantes na hora da escolha dos móveis para jardim e varanda, principalmente associados ao tipo de material, estilo decorativo e combinações.

[VEJA TAMBÉM: COMO DECORAR COM COBOGÓ?]

varanda com móveis brancos

Alguns pontos que você deve ter em mente em relação aos materiais dos móveis que serão escolhidos para o seu jardim e varanda são:

  • Resistência a variações de temperatura;
  • Resistência ou impermeabilidade a água;
  • Tratamento contra oxidação;
  • Tratamento contra ferrugem.

Tais detalhes irão manter seu jardim ou varanda sempre atuais.

As duas principais recomendações por especialistas na hora de escolher os móveis para jardim e varanda são:

  • Móveis de madeira para jardim: clássicos pela questão do acabamento e complementa a ideia da natureza e do espaço verde que você tem;
  • Móveis de metal para varanda: escolha moderna e de grande tendência pela variedade de modelos e tamanhos, tanto em aço escovado, rústico ou até em alumínio.

varanda decorada

Lembre-se dos cuidados em adquirir peças tratadas para evitar desgastes e apodrecimento dos móveis. É possível ainda misturar acabamentos similares ou peças de um único metal, por exemplo, proporcionando elegância ao visual.

Além desses dois tipos clássicos de móveis para jardim e varanda, uma grande tendência são os móveis de fibras naturais – essa opção, no entanto, não é aconselhável para áreas externas.

varanda com móveis naturais

Se sua varanda for totalmente fechada com vidro, por exemplo, você pode pensar nesse material.

Quais os móveis essenciais para jardim e varanda?

Com essas dicas acima, você já percebeu que os móveis para jardim e varanda devem ser confortáveis e bonitos ao mesmo tempo.

mesas e cadeiras em jardim

Embora tenhamos comentado das versões tradicionais – em madeira e metal – nada lhe impede de criar uma decoração de jardim ou varanda de acordo com o seu gosto. Certos móveis não podem faltar em um bom projeto.

Veja algumas ideias para lhe ajudar nas decisões:

  • Mesa e cadeiras de jardim para refeições ou reuniões em família;
  • Bancos e banquetas de jardim para acomodar mais pessoas. Preferencialmente, combine esses bancos e banquetas com as mesas e cadeiras para harmonizar ainda mais o ambiente;
  • Poltronas e espreguiçadeiras para jardim para aquelas horas de descanso.

Se você possui uma piscina, opte por ombrelones perto da área para proteger as pessoas do sol.

móveis em área externa

Preste atenção no tamanho do seu jardim para não instalar móveis em excesso. A intenção é equilibrar a quantidade conforme o tamanho da família e de possíveis pessoas que podem fazer parte do convívio.

Já no caso de varandas, o espaço é um pouco mais limitado: por conta disso, os móveis para esses ambientes são mais compactos, mas sem perder a elegância.

Você pode organizar o ambiente para que ele seja otimizado com tais móveis:

  • Mesa de jardim – ela também pode ser colocada em varandas, dando preferência a modelos quadrados ou redondos para não ocupar muito espaço.

varanda decorada

  • Sofá, poltronas ou puffs para investir no conforto.

Estruturas de madeira, pallets e ferros são as favoritas: a decoração fica com o estofado (estampado para decorações mais modernas ou neutro para decorações clássicas).

  • Redes: existem tantos modelos diferenciados no mercado atualmente que você encontra até peças largas e até aquelas que simulam cadeiras.

varanda com rede

Gostou das dicas e ideias? As fotos também podem ajudar você a definir o que você quer nos móveis para jardim e varanda. Comente conosco sua opinião ou outras recomendações para a decoração desses ambientes.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply