Início » Decorando » 5 formas CRIATIVAS de usar o boiserie na decoração; saiba como apostar nessa tendência para 2023

5 formas CRIATIVAS de usar o boiserie na decoração; saiba como apostar nessa tendência para 2023

Você já ouviu falar em boiserie? Pode ser que não conheça o nome, mas provavelmente já viu a técnica francesa por aí. O boiserie (lê-se boaserrí) é um procedimento que consiste em revestir a parede em com molduras, originalmente feitas em madeira. Em outras palavras, é uma moldura com relevo desenhada nas paredes. A técnica ganhou um nome abrasileirado, chamado de “apainelamento”.

O boiserie teve muitas modificações desde seu surgimento para se adaptar ao estilo e necessidades atuais. Hoje em dia pode ser feito com gesso, cimento e até mesmo isopor, para quem deseja baratear o custo. Independente do material, o resultado é o mesmo.

Confira algumas formas criativas de utilizar o boiserie na decoração e aposte nessa linda tendência para 2023, deixando sua casa ainda mais charmosa. 

5 formas de usar o boiserie na decoração

5 formas CRIATIVAS de usar o boiserie na decoração; saiba como apostar nessa tendência para 2023

Boiserie na parede principal

O ambiente ganha um toque moderno com a aplicação de boiserie na parede principal. O seu uso pode dar uma cara nova ao ambiente e deixá-lo ainda mais bonito.

Aproveite para ler:
Decoração com balanço na sala de estar

boiserie na parede principal da sala

A parede de boiserie pode ser pintada com uma cor bem bonita, como tons fechados, para dar ainda mais destaque. É possível combinar as cores com a mobília e deixar a decoração suave e harmônica. 

Sensação de continuidade

O boiserie pode ser aplicado ao lado de uma parede com armários para dar sensação de continuidade.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

boiserie na parede

Se você tiver um móvel aberto com nichos e prateleiras, aplique boiserie na parede lateral, simulando os mesmos formatos encontrados no móvel. 

Destacando a parede de cabeceira

A técnica francesa também pode dar um destaque diferenciado à cabeceira da sua cama. Cabeceiras em tons neutros podem se destacar com uma parede de boiserie, pois a técnica chama a atenção em qualquer ambiente.

boiserie na parede da cabeceira da cama

Além disso, o boiserie pode funcionar como a própria cabeceira da cama, nesse caso, a técnica pode ser aplicada na altura em que seria uma cabeceira, mas colocada em toda a parede. Pinte a parede com uma cor bonita para realçar a decoração.

A moldura também pode ser utilizada em outras paredes do quarto, mas é preciso planejamento e organização para que outros móveis como o guarda-roupa não esconda a parede. 

Destacando itens

O intuito do boiserie é dar destaque ao cômodo ou a algum item, e uma dessas formas é utilizar sua própria moldura para destacar quadros.

quarto de bebê com boiserie

Podem ser utilizados vários tipos de quadros em diferentes formas e tamanhos, o visual com certeza ficará ainda mais interessante. 

Utilize nas portas

Ao invés de utilizar o boiserie nas paredes, é possível utilizar a criatividade e aplicar nas portas.

portas com boiserie

Dessa forma, você não precisa mexer nas paredes e deixa o destaque para as portas do ambiente, que costumam ter menos decorações. 

Boiserie na decoração: como utilizar

boiserie

O procedimento funciona em diferentes tipos de ambientes, mas é sempre bom se atentar ao estilo da sua casa antes de aplicar a técnica em todos os lugares. Veja se vai combinar com o cômodo escolhido, pense nas cores que serão utilizadas, e caso realmente goste, é só aplicar e transformar sua casa e decoração.

Na hora de pintar o boiserie, a tinta acrílica é a melhor opção, principalmente caso o material utilizado seja isopor ou gesso, pois deixa a moldura mais resistente, e por consequência, mais bonita.

Aposte em cores claras e neutras se o seu desejo é investir em algo clássico, cores ousadas e vibrantes combinam com projetos mais modernos, já os ambientes rústicos podem se dar bem com a boiserie em madeira. 

Ambientes úmidos devem ter um cuidado maior, evitando o uso de materiais em gesso e madeira, nesse caso, dê preferência ao uso de poliuretano, que é de plástico, ou EVA.

Apesar dessa técnica ser mais encontrada em salas e quartos, é possível utilizar em qualquer ambiente, até mesmo em cozinhas e banheiros. O importante é escolher os materiais corretos para evitar problemas e optar por uma moldura que combine com a decoração do espaço. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário