Início » Para sua Casa » Tipos de piso porcelanato: ENTENDA TUDO sobre cada uma das opções existentes

Tipos de piso porcelanato: ENTENDA TUDO sobre cada uma das opções existentes

Você sabia que existem vários tipos de piso porcelanato? Aqui, você conhece quais são e descobre quando usá-los!

O piso porcelanato é um dos revestimentos queridinhos quando se fala em acabamentos para casa. Não é para menos, afinal, ele dá um toque sofisticado para o ambiente.

O que poucos sabem é que existe mais de um tipo de piso porcelanato. A seguir, apresentamos quais são eles e damos detalhes sobre cada um, ajudando-lhe na escolha do perfeito. Acompanhe!

Conheça os tipos de piso porcelanato

Tipos de piso porcelanato: ENTENDA TUDO sobre cada uma das opções existentes

Os tipos de piso porcelanato se dividem de acordo com o acabamento que possuem. Abaixo, você conhece quais são e principais características desses revestimentos:

Você precisa ler:
Como escolher o piso de porcelanato?

Porcelanato técnico ou natural

Trata-se da alternativa que não recebe camada de esmalte em sua superfície durante a produção. Devido a essa característica, também são chamados de “toda massa”.

O porcelanato técnico ou natural se caracteriza por ter resistência mecânica alta, por isso é mais indicado para áreas com tráfego de pessoas mais intenso. É o caso de áreas de lazer e comuns, bem como de garagens.

porcelanato técnico ou natural

Ele possui baixa capacidade de absorção de água, por isso não se indica seu uso em jardins. O revestimento tem bordas retificadas, portanto, retas, o que reduz a aparência do rejunte. Logo, é uma alternativa para dar sensação de amplitude ao ambiente, com impressão de continuidade entre peças.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Porcelanato esmaltado

Como o próprio nome indica, trata-se de um tipo de porcelanato que recebeu uma camada de esmalte durante sua produção, por cima da massa. Mesmo com a aplicação do produto, ele possui diversos tipos de acabamento.

O porcelanato esmaltado pode ser liso, brilhante, áspero ou fosco. Estas duas últimas opções são mais indicadas para áreas úmidas, como banheiros e espaços externos. Já as duas primeiras são perfeitas para áreas internas.

porcelanato esmaltado

A escolha do porcelanato esmaltado deve ser feita de acordo com o PEI, que é um índice que estabelece a resistência do piso, variando de 1 a 5. Quanto maior o PEI, mais resistente será o porcelanato. Confira, a seguir, como funciona a classificação:

  • PEI 1: porcelanato indicado para uso interno e em paredes;
  • PEI 2 e 3: porcelanato deve ser usado somente em áreas internas;
  • PEI 4: alternativa indicada para locais com maior movimentação de pessoas;
  • PEI 5: opção que pode ser usada em qualquer área, inclusive na externa.

Porcelanato polido

Tipo de porcelanato que tem superfície mais lisa, resultado obtido após a finalização da massa, por meio do polimento e aplicação de um impermeabilizante.

porcelanato polido

Trata-se de uma alternativa indicada para uso em áreas secas, como na sala e quarto. Não utilize em áreas como o banheiro, cozinha e lavanderia, pois em contato com a água o piso se torna muito escorregadio.

Porcelanato acetinado

Trata-se de uma das alternativas mais buscadas por sua versatilidade e facilidade de manutenção. É uma opção de porcelanato que tem menos brilho e uma textura levemente fosca.

porcelanato acetinado

Ele se caracteriza por ser menos escorregadio, por isso pode ser instalado em qualquer ambiente da casa. Além disso, é mais resistente a danos, sobretudo a riscos. Essa característica possibilita seu uso em áreas externas e com alto fluxo de pessoas.

Porcelanato EXT

É uma alternativa que se caracteriza por ter superfície abrasiva, com efeito antiderrapante. Por isso, reduz expressivamente o risco de queda e de acidentes.

porcelanato EXT

Trata-se da versão mais resistente do revestimento, inclusive com maior durabilidade. É o porcelanato perfeito para áreas externas, varandas e piscinas. Também se destaca por ser impermeável, o que faz com que não manche facilmente.

O que considerar ao escolher o porcelanato para seu lar?

Agora que você já conhece os principais tipos do revestimento, é importante saber o que considerar para escolher a melhor alternativa. Confira a seguir:

  • Segurança: ela deve estar sempre em primeiro lugar. Porcelanatos lisos devem ser instalados somente em áreas secas. Em áreas molhadas, use versões mais rústicas;
  • Manutenção e limpeza: o porcelanato polido, esmaltado e acetinado exigem mais cuidados para que não ganhem manchas. Já os demais tipos são difíceis de manchar e é possível espaçar mais a limpeza;
  • Estilo decorativo do ambiente: procure harmonizar o piso com o estilo de decoração. Quanto mais rústico ele for, melhor serão alternativas com acabamento fosco e sem esmalte;
  • Tamanho da área de instalação: a peça deve ser proporcional à área de instalação. Portanto, use peças pequenas em áreas reduzidas e grandes em espaços com tamanho maior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário