Início » Decorando » Tijolinho branco: 8 dicas para incluir esse elemento no décor

Tijolinho branco: 8 dicas para incluir esse elemento no décor

O tijolinho branco é incrivelmente versátil e pode ser incorporado em uma ampla variedade de estilos de decoração, tornando-se uma tendência na decoração de interiores.

Sua flexibilidade e caráter atemporal o tornam uma escolha de revestimento muito interessante, agregando beleza e estilo em diferentes ambientes internos.

Técnica do tijolinho branco

A execução de uma parede de tijolinho branco pode ser feita de duas formas.

Parede descascada

Para um efeito bonito utilizando esta técnica, é necessário que a sua parede tenha sido construída em tijolo maciço, pois este modelo apresenta dimensões menores e faces lisas.

Geralmente, encontraremos este tipo de fechamento em construções mais antigas, pois atualmente o padrão utilizado é o bloco cerâmico, que possui maiores dimensões e ranhuras em suas laterais.

A execução é simples: você precisará “descascar” a parede, retirando todo o reboco existente. Após este processo é só pintar de branco e pronto, temos uma parede de tijolinho branco original!

tijolinho branco quarto

Revestimento de tijolinho

Caso sua parede não apresente um padrão legal de fechamento, é melhor revesti-la com tijolinhos de cimento ou gesso.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

São plaquinhas finas que podem ser assentadas diretamente na parede. Normalmente, não exigem espaçamento entre eles, podendo ser instalado com junta seca.

tijolinho branco sala

Agora que você já sabe como aplicar, vamos ver algumas formas de inserir este elemento na decoração para que seu ambiente fique harmônico.

Parede de destaque

Use tijolinhos brancos para criar uma parede de destaque no seu ambiente, gerando um ponto focal. Utilizar um revestimento como este irá adicionar textura à sua parede, tornando o seu ambiente mais dinâmico e aconchegante.

tijolinho branco sala

Tijolinho com cimento

O tijolinho branco combina muito bem com o cimento, e quando juntos adicionam um toque de rusticidade ao ambiente. Mas isso não significa que sua decoração precise ser rústica, ok? Essa combinação vai muito bem com o estilo contemporâneo e sua casa ficará super moderna.

tijolinho branco e cimento queimado sala

Tijolinho com madeira

Utilizo a madeira em praticamente todos os meus projetos (ela só não entra quando o cliente não gosta mesmo), pois acredito que este elemento tem muita força no aconchego do lar.

Combinando o tijolinho branco com a madeira, você criará um equilíbrio no ambiente, criando uma atmosfera leve e acolhedora.

painel tv em concreto com tijolinho branco e madeira

Combinação de cores

Os tijolos brancos são versáteis e combinam bem com uma variedade de cores. Experimente tons pastel se deseja um ambiente mais leve, ou tons vibrantes se deseja que o espaço transmita mais energia.

Pendurar quadros coloridos na parede de tijolinho branco é uma ótima solução.

quarto cabeceira verde e tijolinho branco

Decoração minimalista

Em ambientes de decoração minimalista, os tijolos brancos podem adicionar textura sem sobrecarregar o espaço. O uso de texturas é muito importante em ambientes minimalistas, pois assim criamos dinamismo e tornamos o ambiente mais aconchegante.

tijolinho branco cozinha minimalista

Iluminação

Destaque a textura dos tijolos brancos com iluminação direcionada, como spots, luminárias de parede ou perfis de LED, pois isso criará sombras e realçará a beleza dos tijolos.

tijolinho cabeceira iluminada

Paginações diferentes

Experimente testar padrões de paginações diferentes do convencional, como espinha ou escama de peixe, horizontal ou vertical.

Aliás, mudar a paginação também muda a percepção sobre aquele revestimento no espaço, podendo criar diferentes sensações.

tijolinho branco cabeceira quarto

Versatilidade no uso

O tijolinho branco pode ser instalado em qualquer ambiente, mas é necessário ter em mente que sua superfície é mais porosa, ou seja, é mais propensa a absorção de sujidades. Por isso, pense bem na frequência de uso e limpeza que terá no local que deseja aplicar este revestimento.

A aplicação na cozinha, por exemplo, pode ser indicada em casos em que os moradores cozinhem muito pouco, e que também não esteja próximo ao fogão, local mais propenso ao respingo de gordura.

tijolinho branco parede cozinha

Enfim, a chave para uma decoração harmônica com tijolinhos brancos está no equilíbrio do material com outros elementos de design, assim será possível criar uma atmosfera bela e aconchegante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário