Início » Decorando » Closet de gesso: vantagens, desvantagens e dicas

Closet de gesso: vantagens, desvantagens e dicas

Um closet sob medida requer um planejamento detalhado e um investimento mais substancial em comparação com a compra de um roupeiro pronto. No entanto, se você busca uma alternativa mais econômica, pode considerar a opção do closet de gesso, que geralmente apresenta um custo menor do que os closets de madeira, MDF e MDP.

Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante conhecer as vantagens e desvantagens desse material para a construção do seu closet, e estou aqui para te ajudar nessa missão!

Vantagens

Então, vamos começar com os pontos positivos:

Personalização

Um closet de gesso pode ser personalizado de acordo com suas necessidades, estilo e dimensão disponível. Geralmente encontramos imagens de referência do closet de gesso branco, mas você pode pintar da cor que desejar!

closet gesso personalizado

Flexibilidade de construção

O gesso é um material versátil que pode criar um visual diferenciado para o seu closet, pois possui mais flexibilidade em relação às formas, podendo criar formatos curvos com maior facilidade.

closet gesso nichos redondos

Custo

O closet de gesso tem custo inferior em relação aos móveis planejados, pois o material tem custo inferior. Assim é possível ter em torno de 30% de economia e ainda assim ter um roupeiro planejado.

Desvantagens

Por outro lado, há alguns pontos negativos:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Manutenção

O gesso pode ser mais suscetível a danos, como arranhões e amassados, em comparação com materiais mais resistentes, como a madeira.

Tempo de construção e resíduos

A construção de um closet de gesso pode levar mais tempo do que a montagem de unidades pré-fabricadas, o que aumenta o tempo de obra. Além disso, gera mais resíduos, tendo assim uma obra mais suja.

Limitação de peso

Gesso não é tão resistente quanto materiais como a madeira, então é importante considerar o peso que o closet terá que suportar.

Falta de flexibilidade após construído

No closet de gesso todas as divisões são fixas, o que torna mais complexa a mudança no futuro, caso deseje fazer alguma alteração para otimizar o uso do seu closet.

closet branco gesso iluminado

Dicas

Antes de iniciar a construção do closet de gesso, é fundamental fazer um planejamento detalhado. Considere suas necessidades de armazenamento, a disposição das prateleiras, gavetas e cabides, pois após pronto não poderá mudar as divisões.

Iluminação adequada

A iluminação é crucial em um closet. Considere a instalação de luzes embutidas ou trilhos de iluminação para garantir que você possa ver claramente suas roupas e acessórios.

closet iluminado gesso

Mesclar pode ser uma boa opção

Você pode fazer toda a estrutura do seu closet em gesso e mesclar com gavetas e prateleiras de madeira. Assim economiza com a estrutura e adiciona mais flexibilidade de organização, além de adicionar o toque da madeira, trazendo mais personalidade e aconchego para o seu espaço.

closet gesso e madeira

O uso de um closet de gesso oferece uma alternativa atraente para quem busca soluções de armazenamento personalizadas a um custo mais acessível, pois sua principal vantagem reside na economia, tornando-o uma opção viável para muitos.

No entanto, é importante destacar que a falta de flexibilidade pode ser uma limitação, uma vez que o gesso pode não ser tão resistente quanto outras opções de materiais e pode não se adaptar facilmente a mudanças futuras no layout do espaço.

Portanto, ao optar por um closet de gesso, é fundamental ponderar cuidadosamente os prós e contras, garantindo que ele atenda às suas necessidades específicas de armazenamento e orçamento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário