Início » Decorando » Como usar plantas artificiais na decoração; essa alternativa é BARATA e traz estilo aos ambientes

Como usar plantas artificiais na decoração; essa alternativa é BARATA e traz estilo aos ambientes

As plantas artificiais unem beleza e praticidade, afinal você não precisa se preocupar com cuidados e manutenção que os cultivos naturais exigem.

Ao contrário do que muita gente pensa, as plantas artificiais não deixam o ambiente com um aspecto falso. Elas podem ser um incrível item decorativo!

Porém, você precisa aprender a usá-las corretamente nos ambientes. Assim, vamos lhe dar as dicas certas para decorar seu lar com essa maneira acessível.

Procure por réplicas de qualidade

plantas artificiais na decoração

Você irá encontrar muitas variedades de plantas artificiais, no entanto nem todas serão réplicas idênticas às espécies reais, o que não lhe dará satisfação na hora de decorar seu lar.

Por isso, sempre analise as características e detalhes das folhagens e flores desejadas.

Dessa forma, quanto melhor a semelhança – tanto em cores, texturas e tamanhos –, maior a chance de ter uma decoração com uma aparência natural.

Aliás, preste atenção em não comprar nada que tenha cortes irregulares, pedaços soltos ou ainda com resquícios de cola. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Sempre avalie o material da planta artificial

Ao mesmo tempo, o material utilizado na fabricação das plantas artificiais também deve ser analisado por você, afinal é ele que determina a qualidade dos arranjos.

Em geral, você encontrará plantas artificiais de plástico, EVA, silicone e tecido. 

As plantas artificiais de silicone são as que mais têm aparência realista, além de mais facilidade na limpeza.

Caso opte pelo veludo como material, tome cuidado, pois o desbotamento é mais rápido. 

Outro detalhe é que ao comprar plantas com caule, escolha os com caule de arame, pois assim você pode dobrar e personalizar em tamanhos diferentes.

Leve em consideração o estilo decorativo do ambiente

Pela enorme quantidade de plantas artificiais, a decoração do seu ambiente merece cuidados, principalmente se tem intenção de combinar modelos.

É muito importante que você escolha plantas artificiais que fiquem equilibradas com o estilo do cômodo, assim ele ficará visualmente agradável.  

Salas

Tanto para sala de estar quanto para sala de jantar, distintos arranjos podem ser usados. Dependendo do tamanho do espaço, plantas artificiais de grande porte irão ser o destaque do ambiente, ainda mais quando postas em vasos no chão.

Considere colocá-los ao lado do sofá, perto do hall de entrada ou ainda no canto das paredes.

Agora, se sua sala é pequena, arranjos com folhagens menores são melhores, então que tal utilizar ganchos na parede ou criar estruturas pendentes? Isso dará um ar moderno ao ambiente.

Se quiser, aquele vasinho com plantas artificiais no centro das mesas também é bem-vindo.

Para valorizar mais o verde, existem painéis com folhas artificiais, como os ripados de madeira ou biombo vazado. Basta incluir as réplicas de suas plantas favoritas e colocar em um ponto de sua sala.

Quartos

Nos quartos, seja de adultos, seja de crianças, as plantas artificiais são excelentes para quem quer esse elemento decorativo, mas não quer lidar com manutenção e sujeira.

Portanto, uma boa ideia é montar buquês e usá-los sobre algum móvel, como penteadeira, nichos, prateleiras ou mesas de cabeceira.

No quarto infantil, pequenos terrários são uma alternativa incrível – são modelos feitos de potes de vidro, tigelas ou aquários redondos que dão um charme a mais na decoração e ainda podem ser montados pelas crianças com orientação dos pais.

Banheiros

O ideal para lavabos e banheiros são plantas artificiais que imitam folhagens bem verdes, pois elas trazem aquela sensação familiar de frescor.

Para dar um destaque no ambiente, prefira flores coloridas, podendo colocar o arranjo sobre uma bandeja e ainda decorar com produtos de higiene (com embalagens bonitas), velas aromáticas ou essências.

Em banheiros com gabinetes ou bancadas suspensas, você pode criar um canteiro artificial, com vasos pequenos decorativos.

Cozinhas

Para aproveitar as plantas artificiais na cozinha, que tal usar aquelas que imitam ervas e temperos? Os modelos de suculentas também são bem populares para esse ambiente.

As plantinhas podem ser colocadas dentro de potinhos, xícaras ou vasinhos e deixá-las sobre a mesa, bancada ou ainda na janela.

Caso queira algo maior, as floreiras são bem indicadas.

Home office

No home office, as plantas artificiais são um ponto importante na decoração, pois deixam o espaço mais leve e dão aquele toque de personalidade.

Em termos de cores, o amarelo é recomendável para estimular o raciocínio e melhorar a concentração, ainda mais quando você precisa de foco no trabalho ou nos estudos.

Além de todas essas dicas, procure caprichar nos detalhes dos arranjos, combinando-as com elementos, como galhos, folhas secas, raízes e musgos – eles são facilmente vistos na natureza e vão deixar a aparência mais “natural”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário