Início » Dicas » 4 vantagens e 3 desvantagens do ar-condicionado portátil; preste atenção antes de comprar

4 vantagens e 3 desvantagens do ar-condicionado portátil; preste atenção antes de comprar

Comprar um ar-condicionado portátil pode ser uma boa alternativa para quem busca refrescar a casa, afinal, quando o verão chega com tudo, ter um ambiente fresco e confortável é essencial. Esses modelos são fáceis de utilizar e evitam mudanças na estrutura da casa, além de serem úteis durante viagens.

Para entender as vantagens e desvantagens e descobrir se esse é o aparelho ideal para você, confira nossas dicas abaixo!

Vantagens de ter um ar-condicionado portátil

4 vantagens e 3 desvantagens do ar-condicionado portátil; preste atenção antes de comprar

Mobilidade

A portabilidade do ar-condicionado portátil é uma grande vantagem. Muitos aparelhos possuem rodinhas, o que permite mudá-lo de local com facilidade, assim, podem ser carregados para outros cômodos da casa, como na sala e no quarto, e até mesmo em viagens.

Instalação fácil

Diferente dos aparelhos tradicionais que podem ter uma instalação mais complicada, o ar-condicionado portátil ganha pontos em sua fácil instalação, afinal, ele só precisa ser ligado na tomada. Sendo útil para aqueles que não podem fazer a instalação do aparelho

em paredes. Como o aparelho possui um tubo para descartar o ar quente, ele precisa ser colocado próximo de uma janela. Apesar de pequenas regras, é só seguir o manual que a instalação é feita de forma fácil. 

Desempenho

Os aparelhos são modernos e inteligentes, tendo funções de desligamento automático, modo ventilação e controle de temperatura. Além disso, é útil para dias frios e secos, funcionando como umidificador.

O desligamento do aparelho é automático no momento em que o reservatório chega na capacidade máxima.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Economia

O ar-condicionado portátil pode trazer economia se tratando de instalação. Como não tem necessidade de pagar o custo de instalação e nem de fazer obras no local onde o aparelho será colocado, o gasto com o aparelho pode ser menor. Mas é importante dizer que dependendo da potência, pode consumir mais energia do que o modelo tradicional.

Desvantagens

Barulho

Ar condicionado portátil faz barulho?
Ar condicionado portátil faz barulho?

O ar-condicionado portátil não é tão silencioso como o split ou de janela. Para quem se incomoda com aparelhos barulhentos, ou possuem sono leve, esta talvez não seja uma boa opção. Além do barulho, é preciso retirar água de dentro do aparelho regularmente.

Local de instalação

Apesar de ter uma instalação fácil, não adianta comprar um ar-condicionado portátil se não tiver o local certo para instalar. Como ele faz a troca do ar quente pelo frio, ele precisa ficar voltado para uma área externa enquanto estiver sendo utilizado (como uma janela, porta ou varanda) para funcionar. Então veja se sua casa possui o espaço adequado. 

Local de instalação
Local de instalação

Espaço

Os aparelhos podem ocupar um espaço considerável no cômodo da casa, o que é uma desvantagem para aqueles que moram em espaços pequenos e não tem onde colocar o ar-condicionado. Além disso, ambientes muito grandes não são devidamente climatizados pelo aparelho. 

Espaço ideal
Espaço ideal

É importante destacar que pode ser um aparelho pesado, podendo chegar a até 30kg, o que pode complicar para quem não pode carregar peso. Por isso, opte pelos aparelhos com rodinhas.

O ar-condicionado portátil não substitui um ar-condicionado tradicional ou split, e nem é sua função, pois ele apenas pretende suprir a necessidade de climatização em ambientes que não podem, por algum motivo, ter outros tipos de ar-condicionado. 

A flexibilidade e facilidade de instalação são vantagens que pesam na decisão de compra dos aparelhos de ar condicionado portáteis. Porém, é importante considerar os pontos positivos e negativos para determinar se a compra vale a pena, avaliando suas necessidades pessoais. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário