10 tipos de temperos para usar na cozinha e deixar sua comida ainda mais saborosa

Descubra 10 tipos de temperos para ter na sua cozinha sempre, para deixar sua comida mais saborosa, não importa qual seja a ocasião

Os temperos são perfeitos para se ter na sua cozinha! Eles dão sabor e cor para a comida, tornando-a ainda mais gostosa. Há uma grande variedade de temperos, o que dificulta a escolha.

A seguir, indicamos 10 tipos de temperos que valem o investimento. Confira quais são e aproveite para comprá-los para tê-los sempre às mãos na hora de preparar alimentos!

1. Alecrim

10 tipos de temperos para usar na cozinha e deixar sua comida ainda mais saborosa

Trata-se de um dos temperos mais utilizados em cozinhas de casa e de restaurantes. Ele se destaca por ter aroma marcante, perfumando pratos.

O alecrim vai muito bem com carnes e frangos, bem como com legumes assados. Dá, ainda, para utilizá-lo para incrementar o sabor de sua batata frita! Dê preferência por usar os galhos frescos do alecrim, pois entregam um sabor melhor para a comida.

2. Cebolinha verde ou ciboulette

cebolinha verde

A cebolinha verde e o ciboulette são da mesma família do alho, da cebola e do alho-poró. Vale lembrar que a cebolinha é a base do cheiro verde, combinando com a salsa.

A ciboulette é uma versão menor do tempero, normalmente usada em sopas, cremes, peixes e omeletes, por ser mais delicada. É importante usar ambos os temperos para finalizar pratos, pois o calor faz com que percam o sabor.

3. Coentro

coentro

Há quem torça o nariz para o coentro, mas esse tempero pode fazer toda a diferença em pratos como a moqueca e o bobó de camarão. Além disso, ele fica delicioso no vinagrete e em pratos de origem mexicana.

A dica para usá-lo, principalmente se não tiver o costume de comê-lo em refeições, é iniciar aos poucos, sem pesar na mão no tempero, para se acostumar com seu gosto.

4. Louro

folhas de louro

O louro é tradicionalmente utilizado com cozidos, carnes assadas, caldos, sopas e para temperar feijão. Dá para usar tanto a versão em folha como a moída, embora haja diferença de sabor entre elas. O louro em folha costuma temperar e perfumar mais a comida.

Se optar por usar a versão em folha, é importante retirá-la da comida antes de servi-la, para garantir um melhor resultado visual, com um prato bonito.

5. Manjericão

manjericão

Trata-se do tempero preferido dos italianos, muito utilizado na preparação de pesto. É um ótimo complemento de molhos de tomate fresco, sopas, salada caprese e pizza marguerita.

Para aproveitar ao máximo todo o sabor do manjericão, recomenda-se o uso da folha fresca. Vale lembrar que se trata de uma das ervas da Provence, então, combinam com alecrim e tomilho.

6. Orégano

orégano

Tempero que dá o gosto característico de pizzas, combinando perfeitamente com queijos.

Dá para usá-lo para temperar omeletes, ovo mexido, carnes, sempre com cuidado, utilizando-o aos poucos para que não roube todo o sabor do prato.

7. Salsa

salsa

A salsa, popularmente conhecida como salsinha, é um dos principais temperos da cozinha brasileira.

Ela é muito versátil, tanto que é utilizada para temperar diversos pratos, como carnes, molhos de tomate, massas, arroz, entre outros. Também pode ser utilizada para decoração de pratos.

8. Tomilho

tomilho

O tomilho combina com terrines, pratos com carnes e aves, grelhados e ensopados. Ele tem gosto um pouco mais acentuado, por isso se recomenda seu uso com cuidado para que seu sabor não se sobressaia.

Ao lado do louro e da salsa, o tomilho compõe o buquê garni.

9. Baunilha

baunilha

A baunilha é muito utilizada na preparação de doces, garantindo um sabor agradável. A fava de baunilha verdadeira vem de uma orquídea, que é colhida verde e curada, garantindo uma cor marrom-escura.

Para usar a fava é só cortá-la ao meio, raspar os grãos que estão dentro dela e colocá-los na receita. É uma alternativa perfeita para complementar doces e cremes à base de leite e sorvetes.

Um detalhe importante: dá para reaproveitar a casca da fava para fazer extrato de baunilha, por isso, não a jogue fora! Coloque-a em um recipiente e cubra com vodka. Então, guarde num local escuro por dois meses. A cada uma semana sacuda o recipiente. Depois desse período já é possível utilizar o extrato.

10. Canela

canela

A canela é uma das especiarias mais conhecidas pelos brasileiros. É muito utilizada em doces, mas também pode ser um complemento de pratos salgados como a moussaka (de origem grega).

Também pode ser utilizada em pratos árabes, dando-lhes mais sabor.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário