Início » Decorando » Como a laca pode elevar sua decoração? Veja ideias para incorporar esse acabamento

Como a laca pode elevar sua decoração? Veja ideias para incorporar esse acabamento

A laca é um acabamento versátil e sofisticado que pode transformar completamente o visual de móveis e objetos, elevando o nível da decoração de qualquer ambiente.

Pode ser utilizada em móveis planejados, peças de decoração ou até mesmo em detalhes arquitetônicos, trazendo um acabamento liso e toque aveludado, em uma infinidade de cores disponíveis.

Neste artigo, entenderemos melhor sobre esse tipo de acabamento e exploraremos como ele pode ser utilizado na decoração da sua casa.

aparador em laca verde

O que é laca?

A laca é uma técnica de pintura que emergiu na década de 1970 e alcançou notável destaque nas décadas seguintes. Desde então, tem sido continuamente empregada na ornamentação de móveis e em outros trabalhos de marcenaria, conferindo um toque especial aos ambientes.

Além de sua alta durabilidade, resistência a variações de temperatura e desgaste natural ao longo do tempo, este material proporciona uma vasta gama de cores, permitindo uma expressão criativa ilimitada nos projetos de decoração.

porta terracota

Como a laca é feita?

A matéria-prima base comumente utilizada para receber o acabamento em laca é o MDF, mas pode ser utilizada em outros materiais também, como madeira maciça ou compensado.

Antes da pintura, o material base recebe um rígido preparo, começando pelo fechamento das imperfeições com massa acrílica e lixamento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Posteriormente, uma camada de primer é aplicada para que a peça seja selada e o acabamento fique mais uniforme, disfarçando imperfeições e fechando os poros da madeira.

Depois deste preparo a peça é lixada novamente, e caso ainda existam imperfeições, a massa acrílica é usada novamente. Após este preparo a peça receberá as camadas de tinta.

Por que preferir laca à pintura comum?

A laca oferece um acabamento superior ao material, garantindo a selagem para que esta pintura tenha alta durabilidade e resistência, além de oferecer um acabamento liso e uniforme.

Quando utilizamos a pintura comum diretamente sobre o material base, será possível visualizar imperfeições e até mesmo elementos da superfície, como os veios de uma madeira, por exemplo.

armario rosa
Armário com pintura comum
hall de entrada com pintura laca azul
Armário com pintura laqueada

Laca ou melamina?

A melamina é o material que adiciona textura e cor aos MDFs que encontramos disponíveis no mercado.

Originalmente, o MDF tem cor cru, e as marcas que produzem este material criam diferentes padrões de melamina para revesti-lo e comercializá-lo já com um padrão de acabamento a ser escolhido pelo cliente.

Este tipo de acabamento é industrializado, o que torna o processo mais rápido e consequentemente, mais barato. Por conta disso, é o material mais utilizado atualmente em marcenaria sob medida.

Porém, isso significa que teremos restrições de cores, pois precisaremos escolher entre as opções disponibilizadas pelos fabricantes.

Já o acabamento em laca nos permite escolher qualquer cor disponível nos catálogos de tintas indicadas para este fim. Isso nos dá maior versatilidade e personalização do ambiente, sem contar na maior durabilidade do acabamento e no seu toque aveludado.

cozinha laca terracota

Como você já pôde notar, o processo para a execução da laca é bastante trabalhoso, e por isso este tipo de acabamento tem maior valor agregado, podendo chegar ao dobro ou triplo do valor do MDF melamínico, dependendo do modelo de projeto.

Aplicações

  • Móveis planejados

Os móveis planejados são os elementos que possuem maior demanda do acabamento em laca. Se você busca exclusividade, maior durabilidade e excelência de acabamento, a laca é para você.

Uma grande variedade de cores proporcionará a possibilidade de ter um móvel único em sua casa.

cozinha rosa e azul

Pode ser aplicada em qualquer tipo de móvel, mas existem alguns casos em que a laca é uma alternativa mais prática de ser utilizada, como em acabamentos ripados, por exemplo.

porta ripada laca branca

Em casos em que buscamos mimetizar portas de passagem na mesma cor da parede:

revestimento em laca verde com portas ocultas

Ou até mesmo criar uma pintura em seu roupeiro que acompanhe a pintura da parede lateral:

roupeiro em duas cores
  • Detalhes arquitetônicos

A laca não se limita apenas aos móveis. Detalhes arquitetônicos, como molduras de portas e janelas, rodapés e até mesmo revestimentos de parede podem receber esse acabamento para criar um visual sofisticado e coeso em toda a casa.

lambri meia parede rose
  • Peças de decoração

Pequenos objetos e acessórios também podem ser beneficiados com a laca. Vasos, bandejas, caixas decorativas e até mesmo molduras de quadros podem receber esse acabamento para adicionar um toque de cor à decoração.

decoraçao mesa cabeceira

Personalização

Uma das maiores vantagens da laca é a sua capacidade de ser personalizada de acordo com as preferências individuais.

Com uma ampla variedade de cores disponíveis, é possível criar uma paleta que se adapte perfeitamente ao seu estilo e à estética de sua casa.

Além disso, a laca pode ser aplicada em diferentes acabamentos, como fosco, brilhante ou acetinado, permitindo uma maior personalização.

cozinha azul

A laca oferece inúmeras possibilidades de acabamentos e garante maior durabilidade e excelência em acabamento ao seu móvel, detalhes de arquitetura ou itens de decoração. Porém, existe um valor agregado para este tipo de acabamento que deve ser levado em consideração no momento da escolha.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário