Início » Plantando » Técnica para fazer seu cacto florir rápido!

Técnica para fazer seu cacto florir rápido!

Tem cacto em casa e mal pode esperar para ver esta planta florir? Pois bem, saiba que é totalmente possível você ajudar esta plantinha desértica a dar flores com mais facilidade.

Embora o cacto seja lembrado como uma planta que tem espinhos, essa não é a única qualidade que ele possui. E as pessoas gostam de ver quando ele apresenta flores coloridas, porque dá a impressão de que ali tem muita vida.

Nas próximas linhas, você vai conhecer uma técnica que vai ajudar o seu cacto a florir mais rápido.

1) Cuide da iluminação

Técnica para fazer seu cacto florir rápido!
(Imagem: Rachel Claire/Pexels)

Quem tem cacto no jardim de casa pode se preocupar em manter esta planta, que é bem conhecida por ser uma planta resistente e forte, sempre bonita. Se possível, um jeito para isso é ver o cacto com flores, já que a tendência é que a cor das flores tragam mais vida para esta planta e a deixem ainda mais deslumbrante.

Veja também:
TODO mãe e pai de plantas precisa saber dessas 6 técnicas salvadoras!

Para ver o cacto florescer mais rapidamente, o que você pode fazer é garantir que ele receba uma boa quantidade de luz.

Isso porque os cactos são plantas que precisam de muita luz solar direta para florescer. No geral, o cacto precisa receber pelo menos 6 horas de luz solar, todos os dias sem falta.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2) Controle a temperatura

cacto com várias flores

Muitas pessoas entendem que o cacto é uma planta que se adapta a condições bem adversas, e é isso que faz dele uma planta resistente. Mas o que você tem que saber é que o cacto é uma planta que precisa de temperaturas mais elevadas para conseguir ter um bom desenvolvimento.

Afinal de contas, essa é a planta perfeita para ambientes áridos e semiáridos. O cacto gosta muito de climas quentes e secos, então não é estranha essa necessidade de altas temperaturas para conseguir florescer com mais tranquilidade.

Para o cacto, essas temperaturas mais quentes são bem positivas porque a tendência é que elas venham a acelerar a taxa metabólica das plantas. Com isso, tem um aumento da eficiência do processo de fotossíntese e aí a planta acaba produzindo mais energia.

3) Faça uma rega moderada

cacto com flor laranja

Diferente de outras plantas, o cacto não precisa que você fique regando todos os dias. Na realidade, é até melhor se você evitar regar mais do que uma vez na semana.

Mas é claro que a quantidade de vezes que você vai fazer a rega vai depender do ambiente em que a planta se encontra e também do clima. Em lugares mais quentes ou em época de verão, fazer a rega uma vez por semana é de bom tamanho. Enquanto isso, em lugares mais frios ou durante o inverno, é bom fazer uma vez a cada duas ou três semanas.

A planta espinhosa não precisa receber tanta água, porque ela naturalmente tem a capacidade de armazenar água em seus tecidos. É por isso que o cacto pode sobreviver em condições de escassez de água. Se você regar demais, vai estar colocando a saúde das raízes da planta em risco e as chances de ela florescer vão ficar bem baixas.

4) Utilize fertilizantes

cactos com flores

Já que a ideia é ajudar o cacto a florir mais rápido, outra coisa que também dá para você fazer é utilizar fertilizantes. O fertilizante para cactos acaba oferecendo os nutrientes que a planta florescer para florescer.

Você só precisa se preocupar em usar os fertilizantes (aqueles desenvolvidos especialmente para cactos) a cada duas semanas durante o período de crescimento ativo. Ou seja, nada de aplicar os fertilizantes em época em que a planta está em estado de dormência, que no caso acontece no inverno.

5) Deixe o cacto repousar

pessoa segurando cacto em vaso com flores

Quem cuida bastante de plantas já percebeu que não dá nem um pouco certo ficar em cima delas o tempo todo. Os cuidados exagerados podem acabar sendo negativos.

Por isso, para ajudar a sua planta a florir, dê um tempo para ela, porque ela precisa descansar. Nesse sentido, procure reduzir a quantidade de água. Também, aloque o seu cacto em um local mais fresco e escuro, deixando lá por mais ou menos um mês.

Passado esse tempo, você vai poder retornar o cacto para seu local original com luz solar direta e rega moderada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Deixe seu comentário