Início » Organizando » Dicas para o Dia a Dia » Truque da Dona de Casa para tirar o cheiro de mofo de roupas para usar no próximo inverno

Truque da Dona de Casa para tirar o cheiro de mofo de roupas para usar no próximo inverno

O inverno está se aproximando, e infelizmente, várias regiões do Brasil sofrem com a umidade em excesso, o que acaba deixando aquele cheiro de mofo nada agradável nas roupas guardadas.

Não há nada pior do que um dia de frio chegar de repente e você ser obrigado a pegar aquele casaco limpinho, mas com cheiro super forte para vestir.

Ninguém gosta do cheiro de mofo, e por isso que esse truque precioso  de dona de casa, vai te ajudar na empreitada de eliminar o mofo das roupas guardadas.

Truque para eliminar o cheiro de mofo das roupas

truque para tirar cheiro de mofo das roupas (1)

No caso do mofo, é essencial adotar uma abordagem que não só elimine o cheiro, mas também previna seu reaparecimento. Aqui está um passo a passo eficaz que você pode seguir:

Materiais Necessários

  • Água morna
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente suave
  • Óleo essencial (opcional, como lavanda ou eucalipto)

Passo a Passo

  1. Encha uma bacia com água morna e adicione 1 xícara de vinagre branco. O vinagre é um desodorizante natural e também ajuda a matar os esporos de mofo. Você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial para deixar a mistura perfumada.
  2. Coloque as roupas mofadas na mistura de vinagre e as deixe de molho entre 30 minutos e 1 hora. Isso vai ajudar a soltar o mofo e eliminar os odores.
  3. Após o molho, lave as roupas como de costume na máquina de lavar, mas  adicione 2 colheres de bicarbonato de sódio junto com o sabão que você vai usar. O bicarbonato ajuda a neutralizar odores adicionais e a limpar as roupas mais profundamente.
  4. Após a lavagem, se possível, seque as roupas ao ar livre sob o sol. A luz solar ajuda tanto a secar completamente as roupas, como é uma excelente desinfetante natural.
  5. Após a secagem, cheire as roupas para garantir que todo o cheiro de mofo foi eliminado.
  6. Quando as roupas estiverem completamente secas e frescas, guarde-as em um local seco e bem ventilado para evitar o reaparecimento do mofo.

Dicas Adicionais para evitar que o cheiro de mofo volte para as roupas

A umidade é algo com o que muitos de nós precisamos lidar e é realmente difícil manter nossas roupas ilesas do mofo nos armários. Porém, alguns cuidados adicionais podem sim ajudar a evitar precisar lavar roupas com mais frequência por esse motivo:

Ambiente onde as roupas são guardadas sempre ventilado e com baixa umidade

Deixe as portas e gavetas do seu guarda-roupas ou cômoda abertas quando o dia estiver quente e com baixa umidade se você sofre com o mofo. Isso ajuda a circular o ar nos armários, diminuindo a umidade que pode acumular nesse ambiente.

Aposte em desumidificadores de ar

Mas se mesmo com o truque anterior é difícil se livrar da umidade, você pode investir em um desumidificador de ar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

No mercado, existem modelos tradicionais, que são potes desumidificadores com uma mistura que “puxa” toda a umidade de dentro dos armários.

Para casos mais drásticos de umidade, no entanto, o ideal é investir em um desumidificador elétrico, que armazena uma quantidade maior de líquido e realmente livra armários, e até cômodos completos, da umidade excessiva.

Use sachês perfumados

Coloque sachês de lavanda, cedro ou outro material aromático em suas gavetas e armário para manter as roupas cheirosas enquanto estiverem guardadas.

CONFIRA Também: Receita de Creme de Mandioca que tem um truque simples que muda tudo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário