PATRÍCIA FISCHER | 30•05•2022

Painel ripado Como fazer? Quanto custa? Qual é a melhor madeira?

O painel ripado é uma das principais tendências em decoração! Trata-se de um revestimento de parede feito com ripas de madeira, que cria um efeito 3D elegante na decoração, sendo mais indicado para salas, quartos e escritórios.

Off-White Arrow

Além de decorar, o painel ripado também ajuda a esconder pequenas imperfeições da parede, tornando o ambiente muito mais bonito. Entenda mais sobre esse assunto, como fazer painel ripado, seu custo e a melhor madeira para isso!

Off-White Arrow

Sim, existe essa possibilidade, mas é preciso ter cuidado para garantir um bom resultado.  O custo, de maneira geral, costuma ser mais em conta do que comprar o revestimento já pronto.

É possível fazer painel ripado em casa?

Não há um valor fixo, pois o custo final depende de uma série de fatores, como tamanho da parede a ser revestida, material utilizado, etc. O que é possível afirmar é que o tipo de madeira utilizada pode influenciar no custo final do projeto.

Quanto custa fazer painel ripado em casa?

Depende de seu orçamento!  A madeira natural tem preço elevado, mas é uma boa opção. Dá para usar, por exemplo, imbuia ou freijó. Quer economizar? Então, use o MDF, que é um material com preço acessível, semelhante à madeira natural e resistente a danos.

Qual madeira usar no painel ripado?

Separe os seguintes itens: – Painel de madeira ou MDF com espessura de no mínimo 15mm; – Ripas de madeira ou MDF com mesma (ou maior) espessura do que a do painel; – Cola instantânea; – Caneta ou lápis para marcação; – Furadeira e parafusadeira; – Parafusos.

Como fazer painel ripado?

Siga os passos: Passo 1: Em uma superfície plana, coloque o painel, posicione as ripas sobre ele, mantendo-as com uma distância padrão. Você pode escolher a distância que achar melhor, mas é importante replicá-la em todo o painel para ter um melhor resultado.

Montando seu painel ripado

Passo 2: Cole as ripas no painel, pegue um pedaço de MDF e use como gabarito, apoiando-o na frente do painel e marcando ripa por ripa já colada.  Depois, faça furos nas marcações do gabarito.

Passo 3: Vire o painel com as ripas para baixo e, usando o gabarito, fure detrás para frente. Depois, fixe o painel nas ripas com parafusos. Esse processo tem como finalidade reforçar a estrutura. Se somente colar as ripas, pelas podem se soltar com o passar do tempo.

Passo 4: Fure e parafuse o painel já montado na parede. O ideal é que faça isso nos cantos da estrutura.  Caso algum parafuso fique visível, utilize um acabamento da mesma cor da madeira, para garantir um melhor resultado.

Outros Conteúdos

1

..................................................

..................................................

2

Data

..................................................

..................................................

Texto

..................................................

Imagem