Início » Decoração » Xadrez na decoração: dicas de designers para incluir essa estampa SEM ERROS

Xadrez na decoração: dicas de designers para incluir essa estampa SEM ERROS

O xadrez na decoração pode transformar sua casa em um verdadeiro cenário de estilo e bom gosto.

Afinal, sabemos bem o quanto essa estampa é versátil e atemporal, capaz de adicionar charme e personalidade aos ambientes de maneira fácil.

Para não cometer erros ao incluir o xadrez na decoração e nem mesmo exagerar na dose, confira as dicas abaixo e divirta-se!

Misture e combine

sala de estar com decoração xadrez

Seja ousado, mas, ao mesmo tempo, procure encontrar o equilíbrio certo na hora de usar o xadrez na decoração. Isso é fundamental!

Se a sua vontade é misturar diversos padrões de xadrez e criar uma atmosfera rica em detalhes, saiba que a melhor sugestão é combinar diferentes tamanhos dessa estampa.

Por exemplo, experimente um sofá de padrão grande em contraste com almofadas de xadrez em menor proporção. Essa mistura audaciosa cria um visual cativante e divertido.

Outra ideia é adicionar uma poltrona de xadrez vistoso e cortinas com um padrão mais discreto (as cortinas com tal estampa adicionam sofisticação a qualquer ambiente, além de proporcionar privacidade e controle de luz). 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Essa mistura favorece o ambiente, quebra a monotonia e deixa o espaço muito mais interessante.

Ponto focal na parede

parede com estampa xadrez

Uma parede de destaque, em contrapartida, pode ser a melhor ideia se você quer adicionar um toque de xadrez na decoração sem exageros.

Nesse sentido, escolha um papel de parede xadrez em cores que complementam a paleta do ambiente e instale-o na parede que você deseja destacar.

Essa abordagem é ideal para criar um ponto focal e adicionar personalidade ao espaço sem sobrecarregar visualmente.

Xadrez na mesa

toalha xadrez em mesa de jantar

Caso você goste de decorar sua mesa de jantar, saiba que o xadrez pode aparecer de inúmeras maneiras e trazer ainda mais elegância ao móvel.

É possível apostar no xadrez na decoração usando itens com essa estampa, como a toalha de mesa, guardanapos ou jogos americanos.

Ademais, você pode criar um contraste interessante usando louças e talheres mais modernos para equilibrar o visual clássico da estampa. Se preferir, as louças (como pratos e xícaras) também podem ser decoradas com xadrez.

Tapetes com estampa xadrez

tapete xadrez em sala de jantar

Os tapetes são elementos-chave na decoração com o poder de transformar o ambiente com rapidez.

Optar por um tapete xadrez pode trazer uma sensação acolhedora e nostálgica ao espaço, especialmente em ambientes como a sala de estar ou o escritório em casa.

Na sala de estar, um tapete xadrez de cores quentes, como marrom e bege, pode criar um clima aconchegante e convidativo. Além disso, é uma ótima forma de delimitar visualmente o espaço da sala de estar em conceito aberto, por exemplo.

Almofadas e mantas

almofadas xadrez em sofá

Uma maneira fácil de incorporar o xadrez na decoração é investir em almofadas e mantas com essa estampa.

Esses itens são versáteis e podem ser facilmente trocados conforme as estações ou ocasiões especiais.

Por isso, se você tem um sofá neutro, ele pode ganhar vida adicionando almofadas xadrez em tons de azul e branco. A estação mudou? Se está no inverno, coloque uma manta xadrez sobre o encosto do sofá!

Xadrez em quadros

quadro xadrez na parede

Além do xadrez na parede de destaque como falamos acima, você também pode usar a estampa de outras maneiras: quadros ou pôsteres podem ser ideais para criar uma galeria de arte única em seu espaço.

Num home office, por exemplo, uma composição de quadros com padrões xadrez emoldurados em preto adicionam um toque criativo e original ao décor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.