Início » Dicas » Como lavar toalha de mesa? Saiba os cuidados e jeito certo de fazer

Como lavar toalha de mesa? Saiba os cuidados e jeito certo de fazer

Quer saber como lavar toalha de mesa? Neste guia, explicamos os cuidados para cada tipo de tecido e como evitar estragos. Confira!

Embora lavar toalha de mesa pareça algo muito fácil de ser feito, é necessário ter alguns cuidados e conhecimentos sobre cada tecido, senão você pode acabar cometendo vários erros que podem danificar a toalha. Foi por isso que criamos esse tutorial que lhe ensinará como lavar a sua toalha de mesa da forma correta.

Cuidados necessários para lavar a toalha de mesa

pessoa colocando toalha de mesa em máquina de lavar

Antes de lavar a toalha, você precisa tomar alguns cuidados se deseja preservar bem a peça, a sua cor e os seus detalhes. Veja a seguir os cuidados básicos que todos que possuem toalhas de mesa precisam conhecer para lavar as suas peças.

Conheça o tecido da sua toalha

Antes de tudo, é crucial identificar o tipo de tecido da sua toalha de mesa, porque cada material requer um método de limpeza específico. Toalhas sintéticas, de linho ou de algodão, por exemplo, podem ser lavadas na máquina, já que são mais resistentes.

Já as toalhas mais delicadas, como as de seda ou organza, devem ser lavadas à mão ou em uma máquina com opção para peças sensíveis, senão você arriscará danificar a peça.

toalha de mesa de linho quadriculada

Separe a toalha de outras peças

Outro cuidado essencial é nunca misturar a toalha de mesa com outras peças de roupa na lavagem, pois quando peças de roupa entram em contato umas com as outras na máquina de lavar, elas ficam suscetíveis a alguns perigos.

Portanto, procure sempre separar as toalhas de mesa das outras peças, pois isso evitará que a toalha fique suscetível a possíveis manchas de roupas coloridas e ajuda a preservar detalhes como bordados.

Os diferentes tipos de tecidos de toalha de mesa

mesa de jantar com toalha de mesa branca

As toalhas de mesa são feitas de diferentes tecidos, com cada uma sendo mais prática e útil para uma tarefa diferente. Saber distinguir cada tipo de tecido também ajuda no processo de lavagem.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Além disso, não é difícil saber o tipo de tecido que compõem a sua toalha, pois ele está geralmente escrito na etiqueta dela, ou então você pode identificar pela textura do tecido.

Toalhas de algodão

As toalhas de algodão são práticas para o dia a dia e são as mais fáceis de lavar. Elas podem ser lavadas diretamente na máquina, pois são mais resistentes e são menos suscetíveis a danos e deterioração.

Toalhas de poliéster

As toalhas de poliéster têm uma textura sedosa e são ideais para eventos mais formais. Essas toalhas são mais delicadas, mas, caso a sua máquina tenha opção para lavar peças sensíveis, pode lavá-la dessa forma.

Toalhas de seda ou organza

As toalhas de seda ou organza são mais chiques e delicadas, logo, se você possui algumas que são desse tecido, evite lavá-las em uma máquina. Elas devem ser lavadas à mão ou por profissionais para evitar danos ao tecido.

Veja também:
Como escolher a toalha de banho certa?

Como lavar a toalha de mesa de forma correta

lavar toalha de mesa

Depois que você identificou o tipo de tecido, é importante fazer a separação da toalha de outras peças. Em seguida, é importante tratar as manchas antes da lavagem, utilizando produtos específicos para a remoção de manchas. Para isso, leia atentamente a etiqueta da toalha para saber quais produtos podem ser aplicados na peça.

Na lavagem, a temperatura ideal é de 40°C, podendo chegar a até 60°C para tecidos que suportem essa temperatura. Por fim, adicione amaciante para realinhar as fibras do tecido, o que facilita na hora de passar a toalha.

Como fazer a secagem da toalha de mesa corretamente?

pessoa sacudindo toalha de mesa

Após a lavagem, a toalha de mesa deve ser seca em um local sem incidência direta de sol. Para evitar marcas, use prendedores de madeira.

Na hora de passar a toalha, tenha cuidado com a temperatura do ferro para não danificar o tecido. Uma dica é colocar um pano entre a toalha e o ferro para proteger tecidos mais sensíveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redator do Grupo WebGo para o site HomeIt. Aqui, escrevo sobre assuntos que variam desde plantas e jardinagem até decoração de casas. Nesse trabalho, procuro ajudar todas as pessoas que buscam por um estilo de vida melhor e que querem dar um up na sua casa.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.