Início » Organizando » Tipos de amaciante: entenda cada um, como escolher o melhor e dicas de cuidados

Tipos de amaciante: entenda cada um, como escolher o melhor e dicas de cuidados

Existem diferentes tipos de amaciante disponíveis no mercado, então, de preferência, não escolha o produto apenas pelo cheiro que mais lhe chama a atenção.

O amaciante perfuma e amacia as fibras dos tecidos de suas roupas, o que as deixam macias e confortáveis.

Assim, entenda como decidir o melhor amaciante pelas vantagens e desvantagens de cada tipo que coincidam com suas preferências e necessidades, além de algumas dicas de cuidados.

Tipos de amaciante

mulher olhando para amaciante

A escolha do amaciante não deve ser feita necessariamente pela fragrância, embora isso seja um diferencial e tanto, não é?

Aproveite para ler:
Como organizar e decorar lavanderia pequena?

Em termos gerais, você pode encontrar três tipos de amaciantes distintos: o diluído, o concentrado e o em pastilhas. Entre eles, o mais usado é o primeiro.

Confira como cada um deles funciona:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Amaciante diluído

Também chamado de amaciante tradicional – pelo motivo óbvio citado acima –, o amaciante diluído é popular por ser muito fácil de usar, afinal, ele vem pronto.

O produto pode ser encontrado em embalagens de um ou dois litros, mas há versões maiores, como de cinco e até dez litros. Seu tamanho, nesse caso, pode não agradar, já que pode ocupar um bom espaço na despensa da lavanderia.

Para usá-lo, basta adicioná-lo no dispenser da máquina de lavar (ou aplicar diretamente na água de um balde ou bacia, se for lavar a roupa à mão).

Além disso, o amaciante diluído é o mais barato entre os três.

tipos de amaciante

Amaciante concentrado

A diferença do amaciante concentrado para o diluído é justamente a concentração de produto, ou seja, eles rendem a mesma coisa, mas o efeito com o concentrado exige bem menos quantidade.

Você pode encontrar embalagens de 500 ml e, como o nome sugere, ele não vem diluído. Seu outro diferencial é a fragrância, que parece durar bem mais e deixar as roupas ainda mais macias.

Para seu uso, dilua em água limpa antes de usar em suas roupas, pois caso contrário isso pode provocar manchas.

Em pastilhas

A opção de amaciante em pastilhas não é antiga, portanto pode ser que você não ache em sua região, está bem?

Mesmo assim, é bom que você saiba que esse produto tem alta concentração e pode, com apenas uma pastilha, amaciar uma máquina de lavar cheinha de roupas!

Logo, é uma solução muito bacana, cujo preço vale o potencial do produto.

Dicas de cuidados com amaciante

pessoa colocando amaciante

Claro, você pode levar em consideração o custo-benefício e o aroma, contudo o tipo de roupa que será lavada também é um fator crucial na hora de definir o melhor tipo de amaciante.

Para sermos sinceros, dependendo do caso, pode ser necessário até ter mais de um tipo em casa, ok? Veja só:

Roupas do cotidiano

Em primeiro lugar, tenha em mente que as roupas que usamos no dia a dia, como para ficar em casa, estudar ou trabalhar, em sua grande maioria, são feitas de tecidos sintéticos e naturais.

Tais tecidos podem se desgastar com mais facilidade, o que acaba exigindo um maior cuidado nas lavagens: amaciantes com maior poder de entrada nas fibras dos tecidos são os ideais.

Em aromas, prefira os suaves e neutros para evitar alergias e não ocorrer mistura com outros cheiros, como é o caso de desodorantes e perfumes.

Roupas de bebês

Obviamente, as roupas de bebês pedem por um cuidado ainda maior na escolha do amaciante. O mais recomendável é comprar um produto que tenha fragrância suave e de fórmula hipoalergênica.

Na hora da lavagem, há cuidados também: cada roupa precisa ser bem enxaguada para que o produto seja eliminado o máximo possível.

Roupas delicadas

Enfim, para roupas delicadas, que são confeccionadas em tecidos finos – e que não podem ir à máquina de lavar –, a dica é lavar à mão e com pouco amaciante, muito bem diluído na água.

Para essas peças de renda, seda, com aplicações e bordados, escolha fórmulas hipoalergênicas que tendem a ser mais suaves e garantem uma melhor preservação do tecido.

Roupas de cama e banho

amaciante para roupas de banho

Para esse tipo de roupa, a sugestão é comprar amaciantes concentrados. Isso porque as peças requerem mais maciez e um perfume prolongado durante seu tempo de uso.

Tente encontrar fórmulas que possuem óleos essenciais, que auxiliam na maciez e também penetram com maior profundidade nas fibras dos tecidos.

Aliás, sempre cheque as etiquetas de todas as suas roupas antes de usar qualquer amaciante. Nunca exagere na quantidade, pois isso pode causar o efeito contrário do que esperava, além de causar um cheiro ruim e textura pesada – fora as manchas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário