Início » Organizando » Descarte de móveis: entenda como funciona e como fazer corretamente seguindo essas orientações

Descarte de móveis: entenda como funciona e como fazer corretamente seguindo essas orientações

Descubra como fazer descarte de móveis de forma correta, garantindo a destinação adequada das peças, sem prejudicar a natureza

Você já deve ter escutado sobre a importância de fazer o descarte de móveis de forma correta. No entanto, não é todo mundo que sabe como realizá-lo.

Este é o seu caso? Então, continue a leitura para entender como funciona e como fazer o descarte de móveis de maneira adequada, protegendo o meio ambiente!

Por que fazer o descarte de móveis de modo correto?

Descarte de móveis: entenda como funciona e como fazer corretamente seguindo essas orientações

Recomenda-se fazer o descarte de móveis de modo correto para evitar impactos negativos no meio ambiente. Se você os descarta em um terreno baldio, por exemplo, somente acumulará lixo no local e pragas.

Não deixe de ler:
Como fazer o descarte CORRETO de pilhas e baterias?

Nessa situação, há o risco de espalhar doenças localmente, comprometendo a saúde de quem mora próximo ao terreno. Portanto, não é uma alternativa segura.

Também não adianta queimar os móveis, como muitos fazem. Na maioria dos casos, eles são fabricados com madeira tratada com diversos produtos químicos.

Durante a queima se produz uma alta quantidade de gás carbônico, contribuindo para a destruição da camada de ozônio, bem como para o agravamento de problemas e mudanças climáticas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Daí a importância do descarte de móveis de forma correta! Ao realizá-lo, é possível evitar problemas no meio ambiente e de saúde.

O que acontece no caso de descarte irregular?

descarte de móveis de forma irregular

O descarte irregular de móveis é considerado um crime ambiental. Portanto, se deixá-los em terrenos baldios, vias públicas ou rios e for flagrado, sofrerá penalidades que variam de acordo com as cidades.

Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê penalidades que vão de pagamento de multa a reclusão. Na capital São Paulo, por exemplo, a multa por descarte irregular de móveis é de quase R$ 1 mil, conforme estabelecido na Lei de Limpeza Urbana.

Como fazer o descarte de móveis corretamente?

coleta de móveis

Quer evitar todos esses problemas do descarte irregular? Neste caso, conheça quais são as principais formas de se desfazer daquele móvel que você já não quer mais:

Doação

Se o móvel estiver em bom estado, existe a possibilidade de doá-lo para alguém conhecido ou para instituições de caridade, como o Exército da Salvação ou Casas André Luiz.

Um dos diferenciais da doação para instituições de caridade é que uma equipe profissional faz a retirada do móvel na sua casa. Basta entrar em contato com a instituição e agendar a melhor data.

As instituições costumam repassar móveis para associações de atendimento social ou vendem as peças em bazar. A renda arrecadada com a venda é destinada a projetos sociais.

Coleta de resíduos feita pela prefeitura

A prefeitura de cada cidade possui um serviço gratuito de coleta de resíduos, como móveis. Na maioria dos casos, deve-se deixar o móvel na calçada no dia da coleta e a equipe da prefeitura faz a remoção.

Você pode consultar a programação da coleta no site da prefeitura da cidade onde reside. Assim, conseguirá aproveitar o serviço gratuito, tendo maior praticidade no descarte adequado da peça.

Ecoponto

Ainda falando em serviços gratuitos de descarte prestados pela prefeitura, destaque para o ecoponto. Trata-se de um local de descarte de resíduos, entre eles os móveis.

Neste caso, é preciso levar o móvel até o ecoponto para fazer o descarte, não há retirada em sua casa. Para facilitar esse processo, você pode desmontar o móvel. Dessa forma, conseguirá transportá-lo com maior facilidade em um carro de passeio.

Para saber onde há ecoponto próximo de sua casa, consulte o site oficial da prefeitura do município em que reside.

Serviços privados de descarte

Uma alternativa interessante para quem possui pressa em se livrar do móvel e não quer ter trabalho é a contratação de serviços privados de descarte.

A empresa prestadora faz a coleta do móvel e a destinação correta da peça, o chamado descarte ecológico. Um detalhe importante: algumas seguradoras oferecem o serviço de descarte gratuitamente.

Se tiver um seguro, como o residencial, verifique se a seguradora presta esse serviço de forma gratuita. Em caso positivo, conseguirá economizar no descarte.

O que acontece após o descarte do móvel?

descarte de móveis

Quando o descarte dos móveis é feito corretamente, eles são totalmente desmontados, separando partes metálicas e madeira. Cada peça é destinada de acordo com seu material.

Na maioria dos casos, as partes dos móveis são encaminhadas para a reciclagem ou reutilização, considerando seu estado e possibilidade de uso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

    Deixe seu comentário