Início » Para sua Casa » 6 passos para escolher a toalha de banho certa e evitar problemas de absorção e durabilidade

6 passos para escolher a toalha de banho certa e evitar problemas de absorção e durabilidade

Confira dicas que vão te ajudar a escolher a toalha de banho perfeita, garantindo uma peça durável e com boa absorção

A toalha de banho é um item essencial que toda casa precisa ter! Com ela dá para se secar, evitando que todo o banheiro ou outros cômodos da casa fiquem molhados após sair do banho.

Está em busca da toalha de banho perfeita, mas não sabe como escolher a melhor alternativa? Sem problemas! Aqui, você confere como garantir a peça ideal em seis passos. Vamos nessa?

1. Considere as características do imóvel para secagem da peça

6 passos para escolher a toalha de banho certa e evitar problemas de absorção e durabilidade

Você provavelmente já deve ter notado que existem toalhas de banho com diferentes gramaturas. E o que é uma gramatura, afinal? Trata-se de uma medida de peso que representa a densidade do material por metro quadrado.

Você pode gostar desse post:
Dicas para organizar a lavanderia

Quanto maior a gramatura, mais densa a toalha será. Consequentemente, ela demora mais tempo para secar. Se deixar a peça na lavanderia e ela não for arejada, há uma grande possibilidade de a toalha não secar totalmente com rapidez.

Em situações assim, a peça pode ficar com mau cheiro. Portanto, tenha em mente que toalhas com gramatura maior precisam secar em um espaço ventilado.

Se não tiver uma área com essa característica, o melhor é escolher uma toalha com gramatura menor. Ela é um pouco menos macia, mas seca mais rápido, reduzindo a possibilidade de que fique com odor desagradável.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Escolha uma toalha de banho macia ao toque

Outro cuidado que se deve ter é escolher uma peça que seja macia ao toque, para garantir maior sensação de conforto durante o uso. Assim, terá uma toalha mais agradável, que não agride sua pele.

De maneira geral, quanto maior a altura da felpa, mais macia e suave a toalha será. Portanto, confira esse detalhe para acertar na aquisição, garantindo uma peça perfeita para uso no dia a dia!

3. Verifique a composição do tecido da toalha

toalhas de banho

Verificar qual a composição do tecido é um detalhe essencial! O recomendado é que escolha uma toalha que tenha uma maior concentração de fibras naturais, como o algodão.

A razão disso é que as fibras naturais proporcionam maior conforto ao toque. Além disso, possuem melhor capacidade de absorção, secando seu corpo de forma adequada.

Sempre que possível, escolha toalhas que são 100% algodão. Elas costumam ter preços sutilmente elevados, mas valem mais a pena o investimento.

Caso seu orçamento esteja apertado, nossa dica é que compre toalhas com tecido misto, ou seja, de algodão com algum material sintético. Tais alternativas geralmente possuem preços mais acessíveis, porém toque menos suave e uma menor capacidade de absorção.

4. Confira o tipo de fio da toalha de banho

Um detalhe que muitos se esquecem de conferir é o tipo de fio da toalha. Curiosamente, ele influencia na durabilidade e resistência da peça, por isso merece uma atenção especial.

O mais comum em toalhas de banho é o fio singelo, que também recebe o nome de fio simples e se caracteriza por ter toque suave. Também há o fio penteado, que tem fibras longas, o que dificulta a formação de bolinhas.

Por último, mas não menos importante, está o fio retorcido, que também é chamado de fio duplo. Neste caso, os fios são entrelaçados, resultando em uma peça super-resistente e com maior vida útil.

5. Acerte no tamanho da peça

tamanho da toalha de banho

Há quem se esqueça de conferir o tamanho da peça e compre toalhas erradas. Evite isso verificando a medida exata do item. Para adultos, o ideal é que a toalha tenha entre 60 e 70 centímetros de largura e entre 130 e 140 de altura.

Se a pessoa for mais alta, aposte num modelo ainda maior, como a toalha banhão, que tem 90 centímetros de largura e 160 de altura. Para crianças, o ideal é usar toalhas de 60 a 70 centímetros de largura por 120 centímetros de comprimento.

6. Tenha ao menos três toalhas de banho

É importante que tenha ao menos três toalhas de banho. Desse modo, evita-se que fique desfalcado caso uma demore muito para secar ou esteja aguardando a lavagem.

As peças podem ser armazenadas no banheiro, desde que protegidas da umidade. Senão, coloque-as em um armário em outro cômodo, para mantê-las sem mofo e em perfeito estado por mais tempo.

Troque a toalha de banho uma vez por semana, no mínimo. Evite usá-la para secar as mãos no dia a dia. Para isso, tenha toalhas de lavabo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário