Início » Organizando » Saiba como corrigir erros de pintura: dicas para quem gosta de um DIY

Saiba como corrigir erros de pintura: dicas para quem gosta de um DIY

Não importa o quão experiente você seja como pintor DIY: alguns erros de pintura são inevitáveis. Lidar com uma pintura mal feita nunca é divertido, mas pensando pelo lado positivo, os erros que você comete são corrigíveis!

Afinal, todos nós cometemos erros (somos apenas humanos) e você não precisa enxergar isso como um problema maior do que é. 

Acompanhe o post para descobrir quais são os erros de pintura que você pode cometer e como corrigir cada um deles.

Erro 1: Marcas de rolo ou de pincel

mulher pintando parede

Esse é um dos erros de pintura mais comuns, em especial se você for um pintor super inexperiente. Em geral, essas marcas acontecem quando você pressiona o rolo ou o pincel com muita força, ou ainda passa uma nova camada sobre a tinta que não está seca.

Também, pode acontecer se o seu pincel ou rolo não mantiver uma borda molhada.

Como corrigir: lixe levemente a parede antes de limpar o local. Em seguida, aplique um primer e pinte de novo usando pressão moderada.

Erro 2: Respingos de tinta

tinta derramando em parede

Esse erro costuma acontecer quando você está apressando o trabalho ou está usando as ferramentas erradas, ou seja, quando o pincel é grande demais para a tarefa, por exemplo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Inclusive, pode ocorrer quando você se empolga demais e sobrecarrega o pincel com tinta.

Como corrigir: primeiro, tenha pulso firme. Use um pincel menor, se puder.

Caso acabe com gotas secas de tinta, é crucial que você lixe a área e pinte novamente, tomando cuidado na hora de retocar a pintura para misturar bem as seções recém-pintadas com o restante da parede.

Erro 3: Bolhas de tinta

pessoa pintando teto

Entre os erros de pintura considerados clássicos está o surgimento de bolhas, que ocorre como resultado de um problema de umidade ou temperatura da casa.

Pode não ser sua culpa, no entanto, as bolhas também podem acontecer quando uma parede não foi preparada do jeito apropriado.

Seja como for, é fundamental descobrir a causa antes de dar qualquer passo. Vale lembrar que as bolhas podem desaparecer quando a tinta secar, então não faça nada drástico até que seja necessário.

Como corrigir: raspe a tinta nas seções afetadas e lixe com suavidade. Aplique o primer e pinte a parede de novo.

Erro 4: Marcas de tinta nas guarnições e rodapés

limpando guarnição suja de tinta

Não há necessidade de surtar, afinal, marcas de tinta em guarnições e rodapés acontecem muito e é justamente por isso que tais partes são pintadas por último, não é?

Como se sabe, é sempre importante começar a pintura no topo (teto) e ir descendo. Assim, se pingar tinta no rodapé, não tem problema. 

Como corrigir: se você não pretendia pintá-lo, basta limpar a tinta com um pano (isso se a tinta ainda estiver molhada). Por outro lado, se ela estiver seca, lixe levemente e limpe a poeira. Depois, é só retocar com a tonalidade atual.

Veja também:
Tipos de rodapé

Erro 5: Manchas de tinta no tapete

carpete sujo de tinta

Não adianta chorar pela tinta derramada. Brincadeiras à parte, relaxe. Esse também é um dos erros de pintura mais comuns e também é muito fácil de consertar, ainda mais se a tinta ainda estiver molhada.

Como corrigir: logo, agir rapidamente é a chave. Seque com um pano úmido, tomando o cuidado para não esfregar e borrife uma solução de limpeza própria para tapete/carpete, deixando agir por um minuto. Após isso, enxágue com uma esponja molhada e deixe secar.

Agora, se a tinta já está seca, o processo é diferente: procure raspar o máximo de tinta possível. Se tiver sorte, a tinta sairá com um pouco de água e sabão. Se não der certo, experimente um pouco de vinagre branco, aplicando sobre a mancha.

Erro 6: Bordas irregulares

pintura perto de janela

Normalmente, esse tipo de falha ocorre quando você não faz uso de fitas que ajudam em uma pintura reta ou ainda quando você pinta muito perto da borda de uma superfície.

Como corrigir: evite essas linhas confusas usando uma boa fita para obter um acabamento bonito e uniforme. 

Se o dano já estiver feito, seja mais preciso com o pincel e repita para ter o resultado desejado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.