Início » Dicas » Passo a Passo para Lavar Edredons Sem Danificá-los

Passo a Passo para Lavar Edredons Sem Danificá-los

Está cansado de gastar dinheiro na lavanderia para lavar os seus edredons, mas não sabe como fazer isso em casa sem danificar as suas peças? Pois nesse texto nós vamos de dar um passo a passo bem explicadinho de como lavar seus edredons em casa e sem risco de estragar.

Em razão do volume e materiais sensíveis, cada etapa do processo de limpeza do edredom realmente exige um pouco de precaução, mas acredite, com cuidado e paciência você vai perceber que essa lavagem não é nenhum bicho de sete cabeças.

Confira a seguir o passo a passo completo de como lavar edredon na máquina de casa.

Passo a passo para lavar seus edredons sem danificar

1. Verifique a etiqueta de lavagem

lavar edredom em casa

Antes de tudo, seguir a orientação da etiqueta dos edredons é fundamental se você não quer correr riscos de estragá-los ao lavar.

As instruções detalhadas na etiqueta mostram exatamente a forma adequada de lavagem, seja a seco ou com água, se é possível lavá-lo com água quente, a maneira de utilizar alvejantes, além de orientações para secar e passar a peça.

2. Atente-se à capacidade da máquina

Lembre-se de que antes de colocar seu edredom na máquina é essencial lembrar da capacidade em quilos do seu equipamento.

Alguns edredons podem ser bem pesados, e ficam ainda mais depois de molhados, por isso, a depender da gramatura da sua peça, realmente pode ser inviável lavá-lo na máquina doméstica.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Proceda com a lavagem na máquina

Se você tem certeza que a sua máquina tem capacidade para o seu edredom, é hora de colocá-lo dentro dela.

A colocação equilibrada do edredom no tambor da máquina é crucial para uma lavagem uniforme e para prevenir danos. O programa de lavagem deve ser suave ou delicado, evitando assim qualquer dano às fibras ou costuras da peça. Se, no entanto, a sua máquina tiver algum programa específico para a lavagem de edredons e roupas de cama, você deve usar esse que já foi projetado para essa finalidade.

Em situações de acúmulo de muita sujeira, recomenda-se um período de molho prolongado da peça.

4. Escolha do sabão e amaciante

Sabões líquidos ganham preferência na lavagem de edredons, pois evitam manchas ocasionadas pelos resíduos sólidos. Caso se opte por sabão em pó, não se deve esquecer de dissolvê-lo em água antes do uso.

Quanto ao amaciante, para também prevenir marcas ou manchas na peça, adicioná-lo à água da máquina, diretamente, é a melhor conduta, em lugar de usar o compartimento dosador.

5. A secagem do edredom

Com o término do ciclo de lavagem, o ideal é dispor o edredom em um ambiente ventilado para secagem ao ar.

Cor e material definem se será ao sol ou à sombra — se o seu edredom é colorido ele não secar diretamente ao sol. Garantir um tempo de secagem adequado, de dois a três dias, é crucial para assegurar que o recheio do edredom esteja completamente seco, evitando a formação de mofo ou cheiro ruim.

6. Outros Cuidados

O intervalo entre as lavagens dos edredons depende do uso: para itens pesados usados apenas no inverno, duas lavagens anuais podem ser suficientes.

Para a conservação, o ideal é armazená-lo em sacos de TNT ou a vácuo, evitando recipientes plásticos. E para a manutenção cotidiana, você pode usar um aspirador de pó com um acessório apropriado para tecidos ou estofamento para remover poeira, pelos e outras sujeiras, mantendo seu edredom limpo por mais tempo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário