Início » Organizando » 6 itens de uso diário que são mais sujos do que o vaso sanitário; você vai se SURPREENDER

6 itens de uso diário que são mais sujos do que o vaso sanitário; você vai se SURPREENDER

O banheiro sempre é o alvo de limpezas profundas, ainda mais por causa do vaso sanitário, não é mesmo? Isso porque a maioria considera esse o cômodo mais sujo da casa.

No entanto, não é só nesse local que a sujeira se concentra e, por incrível que pareça (ou não), existem alguns objetos do cotidiano que são mais sujos do que o vaso sanitário.

Por isso, é fundamental conhecer quais são eles e como limpá-los adequadamente.

Esponja

esponja de cozinha

Tanto a de banho quanto a de cozinha, as esponjas limpam e estão em contato direto com a pele e a louça suja.  Nesses casos, elas podem facilmente atrair vários germes e bactérias.

No caso da esponja de cozinha, ela é considerada como o item de maior contaminação de bactérias, inclusive podendo ter até 10 mil vezes mais do que um tampo de privada.

A durabilidade dessas esponjas é de apenas uma semana, então faça o descarte e use uma nova de sete a sete dias.

Para higienização, a recomendação é molhar a esponja, enrolá-la em papel toalha e colocar no micro-ondas por 2 minutos. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Outras técnicas são possíveis, como deixar a esponja em água fervente por uns 3 a 5 minutos ou ainda deixar o item em solução de 2 colheres de sopa de água sanitária por litro de água.

Escova de dente

Em primeiro lugar, nunca guarde a escova de dente molhada e fechada, pois esse é o ambiente perfeito para bactérias.

No entanto, outro problema é quando você armazena esse item próximo do vaso sanitário, pois há um grande risco de contaminação, em especial se a tampa estiver aberta (que por sinal pode afetar boa parte do seu banheiro).

Lembre-se que o prazo de validade de cada escova é de 2 meses, por isso faça a troca sempre nesse período.

A higienização da escova de dente é simples: lave em água corrente para retirar o resto de creme dental e resíduos dos alimentos. Após isso, borrife um pouquinho de antisséptico bucal nas cerdas.

Se preferir, pode também colocar a escova no micro-ondas por uns sete minutos.

Controle remoto

O controle remoto (da TV, do ar-condicionado, etc.) é uma fonte de bactérias. E esse aparelho vai acumulando conforme o tempo, afinal são micro-organismos que trazemos da rua, de um espirro – e não lavamos a mão – e outras situações do dia a dia.

Portanto, mesmo longe do banheiro, esse é um item do uso diário que é mais sujo do que o vaso sanitário, ainda mais quando não é limpo com frequência. 

Dessa forma, uma vez por semana, pegue um papel toalha umedecido com álcool isopropílico e passe sobre a superfície do controle. 

E, uma vez por mês, abra o aparelho e limpe as peças individualmente usando uma escova de dentes antiga e um pouco de vinagre.

Celular

Uma sola de sapato pode ser mais limpa do que o seu celular! 

Esse dispositivo móvel está sempre conosco, para cima e para baixo, e o manipulamos com as mãos sujas, podendo deixá-lo cair no chão, enfim.

São inúmeras formas de contaminação. Aliás, não leve-o ao banheiro e fique acessando- o enquanto está por lá, pois existe uma chance de contaminá-lo com bactérias fecais.

Para limpar o celular – e isso diariamente –, use um papel toalha com álcool isopropílico e passe levemente nele. 

Tábua de corte

Esse é outro que é considerado um dos itens mais sujos da casa, podendo ter até 500 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário.

As de madeira são as piores, pois são nos arranhões feitos pelas facas que residem milhares de bactérias provenientes dos alimentos. 

E de modo infeliz, não é possível limpá-las de maneira adequada.

Preferencialmente, escolha os modelos de plástico, usando uma para cada tipo de alimento. Na higienização, lave bem com água e detergente, mas finalize com vinagre, sem necessidade de enxágue.

Teclado de computador

Da mesma forma que o celular, o teclado de computador é uma fonte de bactérias, afinal há intensa manipulação diária desse objeto com seus dedos que passaram por inúmeros locais antes.

Seja para trabalhar, seja para jogar, o teclado também pode acabar recebendo farelinhos de comida se você for comer perto. O resultado é justamente um acúmulo de mais e mais bactérias.

Mantenha uma rotina de limpeza do teclado usando panos de microfibra.

Outra dica é que, a cada 15 dias, você vire o teclado ao contrário e dê batidinhas para a sujeira cair.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário