Início » Dicas » Preste atenção na lista de material escolar 2023 para 1ª série do Ensino Fundamental

Preste atenção na lista de material escolar 2023 para 1ª série do Ensino Fundamental

Confira, aqui, a lista de material escolar 2023 para a 1ª série do Ensino Fundamental e saiba o que precisa ser comprado!

Comprar a lista de material escolar 2023 é uma das principais obrigações dos pais logo no começo do ano! Saber o que adquirir é importante, para já ir pesquisando preços e se programar para economizar.

Não sabe o que tem na lista de material escolar 2023 da 1ª série do Ensino Fundamental? Sem problemas! Aqui, listamos os itens principais. Acompanhe e saiba o que comprar!

Lista de material escolar 2023 1ª série do Ensino Fundamental

Preste atenção na lista de material escolar 2023 para 1ª série do Ensino Fundamental

As listas de material escolar costumam variar entre as instituições de ensino, por isso é importante verificar com ela o que deverá ser comprado.

De maneira geral, as escolas liberam essa lista antes do início do ano letivo, o que facilita a vida dos pais, que sabem com antecedência exatamente o que precisam comprar.

A seguir, apresentamos itens básicos da lista de material escolar 2023 para a 1ª série do Ensino Fundamental. Acompanhe e descubra o que garantir:

  • Apontador com reservatório;
  • Borrachas brancas;
  • Caixa de lápis de cor com 24 cores ou mais;
  • Caixas de massa de modelar para aulas de artes;
  • Caneta marca-texto;
  • Estojo grande com divisórias;
  • Estojo com canetas hidrográficas;
  • Giz de cera;
  • Lápis preto;
  • Pasta de plástico fina com elástico;
  • Tesoura de metal sem ponta e com identificação do aluno;
  • Tubos de cola;
  • Régua transparente de 30 centímetros;
  • Bloco de canson A4;
  • Folhas de sulfite A4 coloridas e brancas;
  • Cadernos;
  • Mochila.

Vale lembrar que esses são itens básicos da lista, o ideal é que consulte a escola para obter uma versão detalhada de tudo o que precisa ser comprado.

Em muitos casos, a escola pode solicitar a compra de livros específicos ou de apostilas que são utilizadas como suporte nas aulas, dependendo do sistema de ensino que adota.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Lista de material escolar: o que não pode ser solicitado?

itens de material escolar

Poucos pais sabem de um detalhe fundamental no que se refere à lista de materiais escolares: a instituição de ensino não pode solicitar a compra de materiais considerados de uso coletivo.

Entre os principais, destaque para o papel higiênico e produtos de limpeza. Além disso, a escola não pode cobrar taxas destinadas a despesas com água, energia elétrica e telefone.

Se isso for cobrado em listas de materiais ou como taxas extras na mensalidade, essa prática é considerada abusiva e passível de reclamação, inclusive junto ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).

Outro cuidado que se deve ter é verificar se a escola indica a compra de itens da lista de uma marca específica ou se recomenda a aquisição em uma determinada loja. Lembre-se que os pais têm o direito de escolher a marca e loja que quiserem, sem favorecer a escola.

A instituição de ensino só pode indicar o vendedor em um caso específico: quando ela própria preparou o material didático e ele não está disponível no comércio tradicional para compra.

Caso a escola não cumpra essas normas, vale a pena questioná-la indicando as irregularidades. Se pagar alguma taxa extra que não é obrigatória, é possível solicitar o reembolso. Em situações que não se resolvem de forma amigável, dá para acionar um advogado para fazer valer seus direitos.

Posso reutilizar materiais escolares de outros anos?

pilha de apostilas escolares

Sim, existe a possibilidade, principalmente se ainda estão em bom estado. Inclusive, essa é uma das principais dicas para economizar na compra da lista de materiais escolares.

De modo geral, é possível reaproveitar folhas de sulfite e canson, cadernos com somente algumas folhas preenchidas, conjuntos de lápis de cor, entre outros. Há, também, a possibilidade de reaproveitamento de dicionários.

Lista de material escolar: como economizar na compra?

material escolar em mini carrinho de compras

Além da dica de reaproveitar materiais escolares de outros anos, há mais que você pode aplicar para economizar. Veja, a seguir, uma lista com as principais:

Busque promoções

Lojas físicas e online fazem promoções para atrair clientes, portanto, vale a pena ficar de olho nelas para identificar oportunidades para gastar menos.

Compre online

A compra online é mais prática, possibilitando pesquisar preços com maior facilidade e sem sair de casa. Portanto, não se gasta com transporte ou combustível e estacionamento.

Faça compras coletivas

Junte-se a outros pais para fazer compras coletivas de materiais escolares em atacados. Essa dica também é perfeita para economizar na compra de livros junto às editoras, adquirindo em grandes quantidades para ter desconto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário