Início » Organizando » 8 passos para lavar a louça rápido: confira como economizar tempo e água com essas dicas infalíveis

8 passos para lavar a louça rápido: confira como economizar tempo e água com essas dicas infalíveis

Confira um passo a passo que vai te ajudar a lavar a louça rápido, poupando tempo, água e detergente líquido

Lavar a louça rápido pode parecer uma tarefa complicada, mas não é. Se seguir algumas dicas especiais dá para realizar esse processo sem sofrimento e gastando pouco tempo, menos água e detergente.

Não sabe como lavar a louça rápido? Então, continue a leitura e confira um passo a passo completo que preparamos para te ajudar, realizando essa tarefa doméstica com agilidade. Acompanhe!

1. Jogue fora restos de comida

8 passos para lavar a louça rápido: confira como economizar tempo e água com essas dicas infalíveis

Não coloque os pratos e potes com restos de comida na pia da cozinha. Seu primeiro passo para lavar a louça rápido é remover qualquer resíduo dos utensílios, jogando-o no lixo.

Veja ainda:
Dicas para organizar armários de cozinha

Esse cuidado agiliza seu trabalho, além de reduzir o risco de entupimento da pia, o que pode gerar custos com encanador. Portanto, é muito mais prático e econômico jogar os resíduos no lixo.

2. Organize a louça na pia

Seu próximo passo é organizar a louça na pia, o que ajudará tornar o processo de lavagem muito mais prático e rápido. Você deve separar os itens por categorias, empilhando cada um deles.

Primeiro, coloque os pratos na cuba. Dentro deles, deixe os talheres. Copos devem ficar em volta da cuba, enquanto potes e panelas devem ser colocados de lado. Lave por categoria, colocando tudo no escorredor, que deve estar próximo de você.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Comece a lavar pelos itens menos sujos

mulher lavando louça

A indicação é que comece a lavar pelos itens menos sujos. O motivo disso é simples: se deixá-los próximos de utensílios engordurados, existe a possibilidade de sujá-los mais. Então, terá mais trabalho e perderá mais tempo na tarefa.

Os itens menos sujos normalmente são os copos, por isso procure começar por eles. Então, siga para os talheres, pratos, potes, panelas e assadeiras. Quanto mais engordurado o item estiver, melhor será deixar para lavá-lo por último.

4. Use água quente

Em itens engordurados ou com restos de comida grudados, o ideal é usar água quente para agilizar o processo. Assim, conseguirá remover resíduos com muito mais facilidade.

5. Escolha o detergente perfeito

pessoa lavando louça

Pode parecer que detergente líquido é tudo a mesma coisa, mas não é. Existem alguns que são mais consistentes e outros mais líquidos. O ideal é o mais consistente, que faz espuma usando uma pouca quantidade de produto.

O detergente consistente é mais eficiente na remoção de gorduras e outras sujeiras. Além disso, dura muito mais, porque basta uma pequena quantidade para lavar a louça. Por isso, é a melhor opção para se ter em sua cozinha.

6. Utilize uma esponja de qualidade

A esponja é uma aliada para lavar a louça rápido, tendo maior praticidade na remoção da sujeira. O ideal é que escolha uma que tenha dois lados: um para lavar materiais delicados e outro com maior poder de abrasão, para tirar sujeiras mais resistentes.

No entanto, é importante saber usar a esponja, para evitar danos os seus utensílios. De maneira geral, itens de vidro, plástico e inox que possuem brilho devem ser lavados com o lado mais delicado da esponja.

Já materiais mais resistentes à abrasão e com mais sujeira grudada devem ser lavados com o lado mais áspero da esponja.

7. Aposte em receitas caseiras para remoção de sujeira

lavar louça

Há casos de panelas e assadeiras com restos de comida que queimaram no fundo. Quando isso acontece, é mais difícil e demorado lavar a louça. No entanto, dá para usar receitas caseiras para acelerar essa tarefa.

Para isso, experimente usar bicarbonato de sódio! O truque consiste em colocar um pouco de água quente na panela ou assadeira e adicionar uma colher de café de bicarbonato. Aguarde alguns minutos e passe uma esponja com detergente para remover os resíduos.

8. Deixe itens mais sujos de molho

Caso a sujeira em alguns utensílios seja muito resistente, como em caso de assadeiras, há um truque que simplifica ainda mais seu trabalho: deixe o item de molho com água quente e detergente líquido.

Se preferir, você pode colocar água no recipiente, um pouco de detergente e levar ao fogo para ferver. Somente fique de olho, pois a água pode subir quando entrar em ebulição e sujar todo o seu fogão.

Esses truques ajudarão a amolecer a sujeira, conseguindo eliminá-la com maior facilidade. Finalize o processo usando uma esponja de lavar louças comum e detergente líquido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário