Início » Decoração » Dicas de decoração para banheiro social: como deixar o ambiente confortável e funcional

Dicas de decoração para banheiro social: como deixar o ambiente confortável e funcional

O termo “banheiro social” tem origens relacionadas à organização espacial e à evolução das práticas sociais nas residências. A expressão reflete uma preocupação com a hospitalidade e a comodidade para os convidados em ambientes domésticos. Este é o banheiro que fica externos aos quartos, o que significa que será compartilhado tanto entre os residentes, quanto com os visitantes.

Por se tratar de um ambiente que não será apenas para a família, é importante pensar em formas de manter os itens pessoais bem guardados, mantendo a privacidade, organização e conforto do espaço.

Como este banheiro será utilizado?

banheiro cinza com madeira e aereo com espelho

Antes de definir a configuração do banheiro social, é importante entender quem utilizará e quais as necessidades destas pessoas.

Será utilizado apenas por crianças ou adultos também? Que tipo de itens serão armazenados neste banheiro? Quantas pessoas irão utilizar? Como estas pessoas gostam de armazenar seus itens?

Estas perguntas irão nos guiar nas escolhas dos móveis e itens de acabamentos, facilitando a funcionalidade do espaço.

Armazenamento eficiente

Agora que já entendeu como o banheiro será utilizado, podemos pensar em como tornar o armazenamento mais eficiente conforme o uso.

Quando o banheiro for utilizado tanto pela família, quanto pelos visitantes, podemos utilizar o armário aéreo para otimizar o armazenamento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Itens mais utilizados no banheiro como escovas, pasta de dente e cosméticos podem ser facilmente armazenados em um armário aéreo, o que torna este espaço mais funcional e organizado.

banheiro azul e madeira

Em casos em que o banheiro social será destinado apenas aos visitantes, podemos dispensar o uso do armário aéreo, utilizando apenas espelho e prateleiras.

espelho organico

O armário baixo é importante para podermos armazenar itens de higiene que serão utilizados também pelos visitantes, como papel higiênico e toalhas, por exemplo.

banheiro com armario baixo e espelho

Algo que ajuda muito na organização do banheiro é a gaveta de roupas sujas, assim fica escondido aos olhos do visitante, diminuindo a sensação de intimidade do ambiente.

cesto roupas removivel

Decoração

O banheiro social é geralmente decorado em sintonia com a estética geral da área social da casa. Isso significa que a escolha de cores e acabamentos será delineada a partir do estilo da residência.

Pode ser mais clean, com tons neutros e acessórios leves.

banheiro branco

Mais moderno e colorido, alinhado com a estética do ambiente social.

banheiro verde e terracota

Ou até mesmo mais clássico.

banheiro branco estilo classico

O importante é que toda a família sinta-se bem neste ambiente, além de trazer personalidade e autenticidade para este espaço que também será visto pelos visitantes.

Conforto

Atente-se as medidas corretas de ergonomia para que o banheiro seja confortável. A bancada precisa estar na altura recomendada – a média é de 90cm, mas pode variar de acordo com a estatura do usuário.

O espaço ideal disponível para a bacia sanitária é de 90cm, mas pode ser reduzida para até 65cm caso os usuários tenham estatura média.

Além da ergonomia adequada, é importante que o espaço seja agradável. A inserção da madeira e plantas ajudam na sensação de bem-estar, tornando o banheiro mais acolhedor para os usuários.

banheiro com madeira e plantas

O segredo está em entender as necessidades do usuário e equilibrar isso ao conforto, funcionalidade e estilo.

Personalize o espaço de acordo com suas preferências e estilo da residência, e certifique-se de que o banheiro atenda às suas necessidades práticas enquanto reflete sua estética pessoal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar. "Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário