Início » Decorando » Por que o nariz do cachorro é gelado? Entenda aqui!

Por que o nariz do cachorro é gelado? Entenda aqui!

Já reparou que o nariz do cachorro é gelado não importa qual seja a estação?

Essa é uma característica de todos os cães, não importa a sua raça ou porte. Mas, fique tranquilo, pois o seu focinho gelado é sinal de “boa saúde”.

O nariz gelado é o mecanismo que os animais possuem para regular a sua temperatura corporal, ou seja, o grau de perda de calor do seu corpo através da respiração.

Faz sentido, pois os humanos costumam suar para isso, mas os cães, não possuem esse mecanismo.

Por que o focinho do cachorro é úmido?

Por que o nariz do cachorro é gelado? Entenda aqui!

A umidade do nariz do cachorro também indica que tudo está certo com sua saúde, ela é comum porque os cães possuem poucas glândulas sudoríparas que ajudam a eliminar o calor, sendo assim, eles precisam transpirar pela boca e o focinho para conseguir equilibrar a temperatura interna do corpo.

Portanto, é perfeitamente normal que o nariz do cachorro seja gelado e úmido.

Através do seu nariz, os cães conseguem identificar pessoas, seguir cheiros e mapear lugares. Por isso, eles são muito requisitados para acompanhar pessoas deficientes e trabalhar junto com a polícia para seguir pistas e encontrar entorpecentes.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Veja aqui como levar seu cachorro no Uber!

Isso ocorre porque o interior do focinho deles tem vários receptores proteicos, ou seja, células extremamente sensíveis as cheiros, elas ficam na mucosa nasal e assim que recebem os odores, conseguem identificá-los rapidamente.

Embora essas células também estejam no nariz dos humanos e outros animais, os cachorros possuem maior quantidade delas. Isso explica o porquê os cães são treinados como “farejadores”.

Pode-se dizer que o nariz gelado e úmido dos cães pode fazer uma grande diferença em algumas funções em prol da sociedade.

Focinho de cachorro quente

Esse é um alerta, pois o seu cão pode estar em estado febril. Pode ser por decorrência de alguma doença ou até mesmo ser indício de uma gripe ou infecção causada por bactérias.

Geralmente, quando o cachorro está com gripe, associado ao focinho quente, há uma secreção.

Como não é muito fácil perceber se o cachorro está com febre, é importante ficar atento ao aspecto do focinho, se ele estiver muito quente e tiver outros sintomas associados como: mudança de comportamento, quieto demais, prostrado, sentindo dores e sem apetite. Essa é hora de procurar ajuda de um veterinário.

Leve ao especialista e não ofereça nada até o diagnóstico correto.

Focinho de cachorro ressecado, o que fazer?

Por que o nariz do cachorro é gelado? Entenda aqui!

Focinho ressecado e descamando pode ser um sinal de doenças respiratórias. Mas, tenha calma, pode não ser nada grave.

O tutor precisa compreender que os sintomas das doenças dificilmente vem sozinhos. Portanto, observe se junto do focinho ressecado e descamando, há outros sinais que possam mostrar se ele está enfermo.

Por exemplo: Os problemas respiratórios podem ser originados devido a uma picada de inseto, por isso, o cachorro apresenta dificuldades de respirar e com isso, o seu nariz fica ressecado e descamando.

Todavia, avalie se existem outros sintomas como: marcas de picadas ou cara inchada.

Alergias respiratórias por algum motivo como: pó, ácaros , perfume e outros produtos também podem causar esse sintoma.

Seu cachorro late demais? Veja aqui o que fazer para evitar esse hábito!

Algumas raças de cachorros tem focinhos mais achatados, nesse caso, os problemas respiratórios e roncos são mais presentes e devido a isso, eles precisam de alguns cuidados extras.

Durante o banho do seu cão em casa, use somente sabonetes hipoalergênicos e não deixe que o produto entre em contato com focinho, isso evita que ele aspire o produto.

Ao perceber que seu cão está com o focinho ressecado e descamando associado a outros sinais fora do comum, leve ele ao veterinário. Evite tentar medidas caseiras que nem sempre ajudam e ainda permitem que você corra o risco de que algo ruim aconteça com seu melhor amigo.

Como visto acima, o focinho do cachorro pode ser um indicativo das condições da sua saúde, por isso, fique atento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário