Início » Dicas » Ar-Condicionado de Chão é a Solução Mais Prática para o Verão Intenso

Ar-Condicionado de Chão é a Solução Mais Prática para o Verão Intenso

Neste guia rápido sobre ar-condicionado de chão você vai entender se ele é a opção certa para este verão de 2024.

A chegada do verão traz consigo temperaturas elevadas e a busca por soluções de climatização eficazes torna-se cada vez mais importante em casas e ambientes de trabalho. Neste cenário, o ar-condicionado de chão (portátil) aparece como uma alternativa prática para combater o calorão.

Com a flexibilidade de não requerer instalações permanentes, os aparelhos portáteis de climatização proporcionam conforto sob demanda, adaptando-se às necessidades de diversas situações.

ar condicionado de chão - vale a pena

Prós e Contras: Avaliando o Ar-Condicionado Portátil

A escolha por um aparelho de ar-condicionado de chão acarreta uma série de vantagens, sobretudo relacionadas à sua facilidade de instalação e à possibilidade de ser levado (e utilizado) em diversos ambientes.

Entretanto, é crucial que o posicionamento do aparelho favoreça o livre fluxo de ar e a manutenção. A má colocação pode afetar tanto a eficiência do aparelho quanto a segurança do usuário.

Um outro ponto de atenção é o barulho que ele pode provocar no ambiente. Além disso, o custo para mantê-lo pode ficar elevado. E você sabe quanto custaria um ar-condicionado deste modelo por mês?

Custo (aproximado) mensal de um Ar-Condicionado de Chão

O primeiro ponto é saber como calcular o custo de um ar-condicionado de chão. Vamos entender primeiro a relação entre btus x watts:

  • 7.500 btus = 1000 watts
  • 10.000 = 1350 watts
  • 120.000 = 1450 watts
  • 150.000 = 2000 watts
  • 180.000 = 2100 watts

Agora, vamos calcular: um aparelho de 1000 watts, quando usado por 8 horas / dia durante 30 dias, teria um consumo de 1000 x 8 x 30 / 1000 = 240 kWh/mês. Agora, você deve multiplicar o valor obtido pela tarifa cobrada pela companhia de energia da sua região. Vamos usar como base o valor de R$0,50 e o custo mensal do ar-condicionado na sua conta seria de R$ 120,00.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Instalação Simplificada: Dicas para o Ar-Condicionado de Chão

A instalação do ar-condicionado portátil exige atenção quanto ao espaço de circulação do ar e à facilidade de acesso para eventuais manutenções. Fique atento, apenas, a questão do tubo exaustor que necessita de uma saída externa.

Há a opção de passar o tubo exaustor por uma janela, contudo, o indicado é fazer um furo na parede para que não entre ar externo e não exija mais do aparelho para refrigerar o ar. Além disso, fique atento a questão de tomada próxima do aparelho – pode parecer óbvio, contudo muita gente esquece.

vantagens do ar condicionado de chão

Comparativo Eficiente: Ar-Condicionado de Chão vs. Outros Modelos

A decisão por um ar-condicionado de chão versus outras modalidades de sistemas de resfriamento deve contemplar a relação custo-benefício. Além disso, a simplicidade de instalação, as condições climáticas da região e a performance geral são pontos importantes.

Enquanto ar-condicionados são mais adequados para locais fechados e úmidos, climatizadores destacam-se em ambientes com baixa umidade, pela função adicional de umidificar o ar. O clima da região e as exigências específicas do usuário pesam nessa escolha.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário