Início » Decorando » Banheiro Pequeno e Funcional: Cuidado com essas 7 armadilhas que podem prejudicar este ambiente

Banheiro Pequeno e Funcional: Cuidado com essas 7 armadilhas que podem prejudicar este ambiente

Ter um banheiro pequeno em casa não significa que esse ambiente será menos funcional, para isso, no entanto, é preciso sim evitar certas armadilhas.

Este espaço precisa de atenção especial para garantir não só a praticidade mas também a estética e neste texto, vamos te contar quais são as 7 principais armadilhas que podem comprometer a funcionalidade de um banheiro pequeno e como evitá-las. Vamos lá!

Iluminação Inadequada

A iluminação pode transformar completamente a percepção de um espaço e em banheiros pequenos, a escolha errada pode tornar o ambiente realmente desagradável.

O ideal é combinar iluminação ambiente com iluminação direcional para criar profundidade e amplitude. Para isso, aposte em lâmpadas de LED, que oferecem uma variedade de tonalidades para criar o ambiente desejado, além de serem econômicas.

Cores Escuras ou Saturadas

 

As cores podem influenciar significativamente a percepção de espaço. Tons escuros ou saturados podem fazer o banheiro parecer menor e mais fechado.

Portanto, prefira cores claras e neutras nas paredes, teto e até no piso. Elas refletem mais luz, ampliando visualmente o espaço.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para não afundar seu banheiro na neutralidade, no entanto, utilize acessórios coloridos para adicionar personalidade, mas sem comprometer a sensação de amplitude.

Uso Inadequado de Espelhos

Espelhos são essenciais em qualquer banheiro, mas quando mal posicionados ou de tamanho inadequado, podem não contribuir para a ampliação do espaço.

Para deixar um banheiro pequeno mais funcional, instale um espelho grande que ocupe a maior parte da parede, preferencialmente oposta à porta. Isso duplica visualmente o espaço.

Também considere ter espelhos com um armário embutido, unindo funcionalidade e estilo.

Escolha Errada de Revestimentos

 

O tipo e o tamanho do revestimento podem influenciar na percepção de espaço de um banheiro pequeno.

Azulejos pequenos ou com padrões geométricos podem ajudar a criar uma sensação de continuidade, fazendo o espaço parecer maior. Por isso, evite revestimentos com muitas emendas ou cortes, que podem “cortar” visualmente o ambiente e fazer parecê-lo menor.

Excesso de Itens sem Organização

banheiro funcional pequeno (3)

 

A desorganização é uma das principais armadilhas em banheiros pequenos. Com espaço limitado, cada item fora do lugar pode fazer o ambiente parecer ainda menor e menos funcional.

Para evitar esse problema, invista em soluções de armazenamento inteligentes, como prateleiras de canto, ganchos adesivos para toalhas e cestos organizadores sob a pia.

Também considere móveis multiuso, como armários que servem como espelho e vice-versa, aproveitando cada centímetro disponível.

Sanitários e Acessórios Desproporcionais

Peças muito grandes ou muito pequenas podem afetar negativamente a funcionalidade e a estética do banheiro.

Escolha sanitários, pias e acessórios proporcionais ao tamanho do banheiro. Pias de canto e sanitários suspensos são excelentes para economizar espaço. Também avalie cuidadosamente as dimensões dos produtos antes da compra, garantindo que se encaixem bem no espaço disponível.

Falta de Ventilação Adequada

Um banheiro mal ventilado pode acumular umidade, levando a problemas como mofo e bolor, deixando o ambiente desagradável.

Nesse quesito para tornar seu banheiro pequeno ainda mais funciona, instale um exaustor potente para renovar o ar e remover a umidade, especialmente se não houver janelas. Outra dica é manter a porta aberta sempre que possível para facilitar a circulação de ar.

CONFIRA Também: 5 Soluções para uma decoração que “oculte” o Shaft do Banheiro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

    Deixe seu comentário