Início » Plantando » Cultivar Calathea nunca foi tão fácil: siga essas dicas e tenha uma planta deslumbrante

Cultivar Calathea nunca foi tão fácil: siga essas dicas e tenha uma planta deslumbrante

Você provavelmente já se encantou pela beleza da calathea por aí e ficou com vontade de ter sua própria espécie em casa.

E a gente entende: essa planta é extremamente bonita graças à sua folhagem em cores ricas. O que mais se destaca são os lados superiores, que parecem ter ganhado pinceladas incríveis em vários tons de verde.

Como é muito queridinha, é importante saber que essas plantas herbáceas podem crescer até 40 centímetros e exigem alguns cuidados. Acompanhe para saber mais!

Como plantar calathea?

calatheas em vasos

Você pode encontrar mais de 150 espécies de calatheas, sabia? Essa planta é perene e pode ser um adendo perfeito para a decoração de sua casa.

Veja também:
Como cultivar chifre-de-veado?

O plantio dessa deslumbrante espécie deve ser feito em uma mistura 2:1 de composto à base de solo e perlita, isto é, são 2 partes de substrato e 1 parte de perlita.

A dica é que você faça o replantio na primavera, a cada dois anos, para que a planta vá para um vaso um pouco maior.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Cultivo da calathea

calatheas

Entre os principais cuidados relacionados ao cultivo da calathea, precisamos alertar sobre as condições de luminosidade, umidade e nutrientes.

Iluminação

A calathea é uma planta que precisa de constante iluminação, mas sempre luz indireta, ok?

Por isso, a sugestão é colocá-la em espaços ensolarados e úmidos, como é o caso da cozinha ou banheiro. Lembre-se de não deixar perto de janelas para não receber sol direto, então uma mesa ou prateleira são boas opções.

O sol pode queimar e secar as folhas, causando a descoloração delas.

Falando em iluminação, a temperatura também é um ponto importante no cultivo da calathea. Elas preferem constância (evite flutuações regulares), de preferência sempre em uma temperatura acima de 16ºC, o ano todo.

Vale lembrar ainda que essas plantas precisam ser mantidas longe de correntes de ar, por exemplo.

Umidade

Como dito, a calathea adora lugares úmidos – justamente por causa disso que o banheiro é um excelente local para essa planta.

A umidade precisa estar em equilíbrio, logo não a regue demais, pois pode fazer a planta apodrecer. O equilíbrio é alcançado entendendo como regar suas plantas corretamente e sempre usando vasos que possuem orifícios de drenagem na base.

Uma recomendação de ouro é usar água da chuva ou filtrada para as regas.

Na primavera ao outono, mantenha o solo úmido, fornecendo um pouco de umidade borrifando as folhas da calathea diariamente. Já no inverno, reduza a frequência e regue somente quando a terra estiver seca.

mulher cuidando de calathea

Nutrientes

A calathea tem uma necessidade baixa a moderada de nutrientes.

É interessante adicionar um fertilizante diluído pela metade de quinze em quinze dias, entre as estações da primavera ao outono.

Durante o inverno, não há necessidade de colocar adubo – se preferir, pode aplicá-lo uma vez por mês.

Cultivo da calathea em ambiente externo

calathea plantada no solo

Se você tem dúvidas sobre o cultivo da calathea no jardim, saiba que esse é um detalhe de análise, pois dependerá de onde você mora.

A planta precisa de temperaturas constantes e se o seu clima local oferece isso, em especial acima de 16ºC de dia e de noite, é possível deixá-la no lado de fora.

Por outro lado, nas regiões do sul do país e até em áreas com maior altitude, as noites são mais frias e isso é péssimo para a calathea.

Portanto, como a calathea é uma planta tropical, ela precisa de calor consistente.

Problemas na calathea

calathea perto de janela

Sua calathea pode apresentar alguns sinais que exigem atenção.

Por exemplo, se notar que as folhas estão enroladas para dentro, saiba que isso significa que a planta precisa de rega! Após resolver isso, a calathea irá se recuperar, porém evite qualquer excesso de água depois.

Em casos de folhas amareladas ou murchas, isso sinaliza que você está regando sua planta até demais! E isso pode causar apodrecimento das raízes e matar sua calathea.

Evite regar novamente até o substrato secar. Sempre deixe o excesso de água escorrer.

Manchas marrons nas folhas são causadas por queimaduras do sol, o que sugere que você precisa trocar o lugar do vaso, está bem? Da mesma maneira, folhas desbotadas indicam que ela está recebendo muita luz – coloque-a em um lugar com mais sombra.

Se as manchas marrons estiverem cercadas por um halo amarelo, esse é um indicativo de manchas foliares, que podem ser causadas se a água espirra nas folhas.

A dica é que você remova as folhas afetadas para que o problema não se espalhe pelas folhas saudáveis.

Por último, o ar seco pode provocar bordas marrons nas folhas (ou pontas marrons). A solução é você aumentar a umidade ao redor da planta e regando-a. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário