Início » Dicas » Como estender roupas no varal; o jeito DEFINITIVO e CERTEIRO para não danificar suas peças

Como estender roupas no varal; o jeito DEFINITIVO e CERTEIRO para não danificar suas peças

Descubra, aqui, como estender roupas no varal de forma correta, evitando danos irreversíveis às suas peças!

Saber estender roupas no varal de maneira correta é essencial para não danificar suas peças, mantendo-as em perfeito estado por muito mais tempo.

No entanto, não é todo mundo que sabe como estender roupas no varal. Este é o seu caso? Então, continue a leitura para conferir o jeito certo de pendurá-las!

Por que é importante saber estender roupa no varal?

Como estender roupas no varal; o jeito DEFINITIVO e CERTEIRO para não danificar suas peças

Quando se estende a roupa no varal corretamente, reduz-se o risco de danos às peças. Os mais comuns são vincos, esticamento irreversível do tecido e furos provocados por prendedores.

Além disso, pendurar roupas de maneira certa possibilita que as peças sequem rapidamente e fiquem menos amassadas. Portanto, terá menos trabalho na hora de passá-las.

Dicas para estender roupas no varal

Existem dicas que lhe ajudam a estender roupa no varal da melhor maneira possível, garantindo a proteção da peça. Veja, a seguir, quais são as principais e mais eficazes:

Verifique se o varal está limpo

Verifique se o varal está limpo
Verifique se o varal está limpo

Seu primeiro passo é verificar se o varal está limpo, principalmente se ele ficar em uma área externa como o quintal. Para isso, basta passar a mão sobre o fio.

Caso saia suja, é melhor passar um pano umedecido em água e detergente líquido para remover a poeira e demais sujeiras do varal. Este é um cuidado fundamental para evitar que suje peças recém-lavadas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Sacuda as peças antes de estendê-las

Antes de estender as roupas no varal, sacuda as peças. Isso fará com que fiquem com menos amassadas, garantindo uma melhor circulação de ar por todo o tecido, de modo a secá-lo rapidamente.

Posicione as peças de forma correta

Posicione as peças de forma correta
Posicione as peças de forma correta

Saber posicionar as peças de forma correta faz toda a diferença. O ideal é que roupas com tecido grosso fiquem nos varais das extremidades, para que recebam uma maior quantidade de ar e sol.

Já as roupas com tecido fino devem ser postas nos varais do meio, pois não precisam de mais ar e sol para secar rapidamente. Se morar em apartamento, tenha o cuidado de deixar peças grossas próximas da janela da lavanderia.

Outro cuidado essencial que você deve ter é não grudar uma peça na outra utilizando o mesmo prendedor. Embora isso ajude a otimizar o espaço no varal, aumenta-se o tempo total de secagem das peças.

Acerte no uso do prendedor

Acerte no uso do prendedor
Acerte no uso do prendedor

Peças como calças, bermudas, shorts e saias devem ser penduradas sempre pela cintura, usando o prendedor na parte mais grossa das roupas. Assim, ficam mais esticadas, com maior circulação de ar em todo o tecido.

Já as camisetas, blusas e peças de cima confeccionadas em malha devem ser penduradas pelo meio, sem uso de prendedor para não ficar com marcas.

Se for uma peça de tecido liso, que não para no varal facilmente, coloque-a em um cabide emborrachado e pendure no varal. Outra dica muito importante é não pendurar blusas, camisetas e camisas de cabeça para baixo, para não as deformar.

No caso específico de camisetas com tecido mais grosso, indica-se secá-las em cabides, apenas. Dessa forma, economiza-se mais espaço no varal, além de garantir que a peça fique menos amarrotada.

Se não tiver cabide suficiente para pendurar suas camisas, há uma dica infalível, a de usar um prendedor na dobra da gola. Desse modo, qualquer marca de pregador ficará escondida.

Dê uma atenção especial a peças pequenas

Dê uma atenção especial a peças pequenas
Dê uma atenção especial a peças pequenas

A indicação geral é que pendure meias pelo meio e não pelo elástico, pois há o risco de marcá-las ou de deformá-las. No caso das calcinhas e cuecas, recomenda-se que as pendure em uma de suas laterais, usando um prendedor.

Essa mesma dica é válida para os sutiãs, basta usar um prendedor na lateral da peça, deixando-a aberta para reduzir o tempo de secagem.

Prenda toalhas e roupas de cama corretamente

O ideal é pendurar toalhas de banho, rosto e lavabo pelo meio. Como se trata de um tecido mais pesado, há um maior risco de deformações e essa dica evita esses problemas.

No que se refere aos lençóis e fronhas, também pendure as peças pelo meio, colocando somente um pregador em cada ponta. Não dobre as peças em várias camadas! Isso pode até aumentar o espaço disponível no varal, mas faz com que as roupas de cama demorem muito mais para secar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário