Início » Dicas » 7 dicas para você organizar a sala do seu apartamento; soluções ÚTEIS e FUNCIONAIS

7 dicas para você organizar a sala do seu apartamento; soluções ÚTEIS e FUNCIONAIS

Confira sete dicas úteis, simples e acessíveis para organizar a sala de seu apartamento, mantendo o ambiente mais funcional

A sala é um dos principais cômodos do apartamento. É nela que passamos parte do nosso momento de descanso e que recebemos visitas. Por isso, nada melhor que manter esse espaço organizado.

Mas afinal, como organizar a sala do apartamento de maneira simples e prática? A seguir, damos dicas úteis e funcionais que lhe ajudarão nessa tarefa. Continue a leitura e descubra quais são!

1. Livre-se de excessos

7 dicas para você organizar a sala do seu apartamento; soluções ÚTEIS e FUNCIONAIS
7 dicas para você organizar a sala do seu apartamento; soluções ÚTEIS e FUNCIONAIS

Pare para analisar: sua sala tem muitos objetos de decoração ou móveis sem uso? Então, saiba que eles contribuem para um ambiente desorganizado.

Ele ficará muito mais bonito e funcional se se livrar de excessos, mantendo no espaço somente o que gosta mais e que realmente é utilizado.

O que estiver em bom estado pode ser doado ou vendido. Já o que estiver em mau estado deve ser inutilizado, ou seja, vai para o lixo.

2. Invista em móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são segredos para quem deseja manter a sala organizada e ainda otimizar o espaço. Inclusive, é uma ótima dica de decoração para sala pequena.

Essas peças exercem mais de uma função, contribuindo positivamente com a organização não apenas na sala, mas também no restante do apartamento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Um ótimo exemplo disso é o banco ou o pufe com baú na parte inferior. Além de ser um móvel no qual é possível se acomodar, ele também oferece um espaço para armazenar e guardar objetos, ajudando a deixar a área impecável.

3. Use caixas, bandejas e potes organizadores

As caixas, bandejas e potes organizadores são aliados para livrar o ambiente de bagunças. Eles permitem manter itens pequenos em um só espaço, sendo fácil encontrá-los sempre que precisar.

A dica ao utilizar esses organizadores é apostar em alternativas que têm algum diferencial. É o caso de caixas de madeira com design e acabamento especial, bem como de versões estampadas ou com textura.

No que se refere às bandejas, elas podem servir de apoio para velas perfumadas ou difusores, bem como vasos pequenos com arranjos. Nelas, dá para colocar chaves, mantendo-as acessíveis.

Sobre os potes organizadores, há alternativas com formas geométricas, confeccionados com cerâmica ou cimento, todas com preços acessíveis. Armazene itens pequenos neles e os posicione em cima de móveis como mesas, estantes, prateleiras, aparadores, entre outros.

4. Instale prateleiras e nichos

Nicho prateleira para sala
Nicho prateleira para sala

As prateleiras e os nichos são móveis acessórios que possibilitam aproveitar o espaço vertical da sala, além de complementar a decoração em grande estilo.

É possível utilizá-la para apoiar objetos de decoração e livros, por exemplo, evitando que fiquem dispersos pela sala e o ambiente se torne desorganizado.

Existe uma grande variedade de prateleira e nicho, portanto, é fácil encontrar modelos que combinem com sua decoração. Caso queira fugir do básico e do clássico, aposte em prateleiras coloridas ou industriais. Se quiser usar nichos, os coloridos e com formato de colmeia são excelentes investimentos.

5. Aposte em mesas acessórias

Mesa de centro clássica
Mesa de centro clássica

As mesas acessórias são as laterais e as de centro. E por que elas são importantes? Simples: dá para manter nelas itens que utiliza com frequência na sala, como o controle remoto. Assim, conseguirá encontrá-los com facilidade.

Para escolher as mesas é simples, basta considerar o espaço disponível na sala para comprá-las no tamanho adequado. Além disso, considere o tipo de material dos móveis e cor, escolhendo uma alternativa que combine com o restante da área.

6. Adote hábitos de organização

É importante que adote hábitos de organização no dia a dia. Se tirar algo do lugar, após o uso deve retorná-lo a esse local. É um gesto simples que pode parecer pequeno, mas que faz toda a diferença para manter a sala em ordem, evitando grandes arrumações e faxinas.

7. Tenha ganchos na parede

Não sabe onde manter chaves, bolsas, casacos e guarda-chuva quando chega em casa? Uma dica simples e econômica para resolver essa situação é instalar ganchos na parede.

Dá para colocar esses itens nos ganchos, deixando-os sempre às mãos ao sair de casa. Essas peças ajudam a manter a sala de apartamento organizada e ainda complementam a decoração.

O ideal é que escolha ganchos com design diferenciado. Também considere escolher alternativas coloridas para dar um toque especial à decoração da sala.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário