Ter cimento queimado na decoração vai transformar o seu ambiente; descubra ideias

Confira, aqui, como usar cimento queimado na decoração e aproveite para conhecer mais sobre esse material!

O uso do cimento queimado na decoração ganhou força e fãs quando o estilo decorativo industrial se tornou tendência. Ele dá mais modernidade para o ambiente, garantindo um resultado incrível.

Curiosamente, trata-se de um revestimento versátil, tanto que pode ser usado na sala, quarto, cozinha, banheiro, varanda e lavanderia. Além disso, é extremamente durável, sem precisar renová-lo em curto prazo.

Quer transformar a decoração do seu imóvel usando o cimento queimado? Então, confira aqui dicas de uso desse material e monte uma decoração incrível seu em lar, não importa qual seja o cômodo!

O que é cimento queimado?

Ter cimento queimado na decoração vai transformar o seu ambiente; descubra ideias

Inicialmente, é importante saber o que é cimento queimado. Trata-se de um revestimento feito a partir da mistura de cimento, areia e água. Sua preparação pode levar aditivos, dependendo do uso do material, de modo a garantir maior aderência e evitar trincas e rachaduras.

Depois da aplicação da mistura, ela passa por um processo de queima, no qual se joga cimento em pó ainda sobre a massa fresca. Então, a superfície é alisada com uma desempenadeira. Após esse processo, a superfície é selada e impermeabilizada.

Existem marcas de materiais de construção e produtos para acabamento que já vendem essa mistura pronta, sem necessidade de prepará-la previamente para aplicação.

Tipos de cimento queimado

O cimento queimado mais conhecido é o cinza, mas existem outros tipos que podem ser considerados em sua decoração. Entre eles, destaque para o cimento queimado branco e para o colorido.

No caso do cimento branco, obtém-se a cor clara por meio do uso de pó de mármore ou granito. Já o cimento queimado colorido é resultado do uso de pigmentos. Trata-se de alternativas para quem deseja fugir um pouco do estilo industrial de decoração tradicional.

cimento queimado branco

Como usar o cimento queimado na decoração?

Existem diferentes dicas de uso do cimento queimado na decoração e todas garantem um resultado encantador, valendo a pena o investimento. Veja, a seguir, algumas das principais:

Combine o material com o estilo decorativo do cômodo

O cimento queimado combina melhor com estilos decorativos específicos, garantindo um resultado harmônico. Para evitar erros, use esse revestimento em cômodos com estilo de decoração industrial, por exemplo.

Além disso, o cimento queimado é um aliado em decorações rústicas, que trabalha com materiais inacabados. O revestimento também é perfeito para estilos decorativos minimalista e contemporâneo.

parede de cimento queimado

Use como revestimento de superfícies

A forma mais tradicional de uso do cimento queimado é como revestimento de superfícies, como pisos, paredes e teto. Não importa qual seja a superfície, sempre tenha o cuidado de dar o acabamento perfeito com impermeabilização.

Esse é um detalhe que faz a diferença, pois o cimento queimado absorve muita água. Se não realizar a impermeabilização, pode ser que o revestimento apresente problemas de mofo e manchas ao longo do tempo.

sala de estar com parede de cimento queimado

Aposte no cimento queimado em bancadas e móveis

Outra forma de inserir o cimento queimado na decoração de seu lar é com o uso em bancadas e móveis. Um ótimo exemplo é na bancada do banheiro ou na cozinha, tornando o ambiente moderno e bonito ao mesmo tempo.

Há alternativas de mesas com acabamento de cimento queimado, reforçando uma decoração com itens mais rústicos e com acabamento não tão perfeito. Se apostar nessa ideia, finalize a decoração com luminárias industriais, ajudando a criar um ambiente moderno.

cimento queimado em bancada de cozinha

Invista em objetos de decoração

Há uma grande variedade de objetos de decoração confeccionados com cimento queimado. Trata-se de uma alternativa interessante para quem gosta do efeito do material na decoração, mas não quer fazer grandes investimentos em reformas para troca ou instalação de revestimentos.

Entre os principais objetos de decoração de cimento queimado, destaque para os vasos, que são perfeitos para quem gosta de ter plantas em casa, possui horta ou jardim. Há vasos de pequeno, médio e grande porte, atendendo diferentes necessidades.

cimento queimado em vasos

Outros objetos de decoração que valem a pena o investimento são caixas organizadoras e decorativas, relógios de cimento queimado, copos, potes, apoios para copos e luminárias de mesa.

cimento queimado na decoração

A dica é colocar tais objetos em móveis como prateleiras, mesas de apoio, centro, lateral e cabeceira, bem como em aparadores, estantes e nichos. Utilize essas peças como complementos decorativos, reduzindo a chance de erro!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário