Como fazer a grama se espalhar mais rápido no quintal – Dicas!

Se você possui um jardim externo, com certeza já parou para pensar o que poderia ser feito para ter um jardim super bonito! Nesses momentos, a grama é como o papel de parede, é ela que traz harmonia com as flores, arbustos e elementos que você quer colocar. Mas erra quem pensa que colocar grama é uma tarefa fácil, já que sempre podem surgir dúvidas de como fazer a grama se espalhar mais rápido pelo quintal ou até mesmo como mantê-la bonita!

São diversos estilos de grama disponíveis para plantio e cultivo, e a escolha para o seu local dependerá de vários fatores como a incidência do sol, sua finalidade, como é em relação a chuvas no local e o tipo do solo.

grama-se-espalhar-mais-rapido

Caso deseje fazer o plantio de grama e tenha dúvidas de como fazer a grama se espalhar mais rápido pelo quintal da sua casa, acompanhe para ter mais dicas sobre o assunto!

Como fazer a grama se espalhar mais rápido

Apesar de parecer uma tarefa complicada – não é! Em geral, a grama costuma se espalhar rapidamente. 

Em média são 30 dias para a grama começar a enraizar definitivamente, mas é sugerido começar a andar por ela ou praticar esportes após 60 dias. Isso garante que ela terá raízes suficientes e não fará com que as placas escorreguem e a terra afunde.

Uma dica essencial é realizar o plantio da grama no outono ou no verão. O inicio do outono é o mais indicado, pois a luz do sol e o solo ficam quentes, porém não tão quentes a ponto de ressecar as sementes da grama!

Quais os tipos de grama disponíveis para plantio

Assim como outras plantas, cada tipo de grama apresenta um ponto diferente e possuem lugares onde se adaptam melhor. Sabendo como cada uma se comporta, fica mais fácil a escolha da grama que irá se espalhar mais rápido no quintal da sua casa! Vamos conhecer cada um?

Grama Esmeralda

É o tipo de grama mais utilizado em campos esportivos e playgrounds – tudo pois se adapta melhor em lugares mais ensolarados! A grama esmeralda – Zoysia japonica, possui folhas estreitas, pontiagudas e pequenas. Sua coloração é verde intenso.

Grama Santo Agostinho ou grama inglesa

Perfeita para ambientes que não possuem muito a luz do sol e tem a temperatura mais alta, a Grama Santo Agostinho ou grama inglesa – Stenotaphrum Secundatum, é caracterizada pelas suas folhas de comprimento médio a longo, lisas e sem pelos. Sua coloração é verde escura e é muito utilizada em jardins de casas de praia, já que não necessita de sol e não suporta temperaturas muito frias.

Grama São Carlos ou Curitibana

Para os jardins, ela é a grama mais escolhida! Isso porque a Grama São Carlos ou Curitibana – Axonopus compressus, se adapta a locais de sol e sombra. Sua aparência é de folhas largas, lisas e sem pelos, e sua cor é verde vibrante. Ela possui grande resistência a temperaturas frias e pragas, e costuma ser muito utilizada no paisagismo residencial!

Antes de escolher o tipo de grama para o seu quintal, verifique o clima, a temperatura e a incidência do sol no local que você deseja montar o seu jardim!

Como manter a sua grama verdinha e saudável

Após o plantio da grama, é necessário tomar cuidados com ela para que ela se espalhe pelo quintal e mantenha o jardim bonito! As principais dicas para mantê-la saudável, são:

  • Cuide da irrigação: toda planta para crescer saudável necessita de água, faça a irrigação da grama quando o solo estiver com pouca umidade ou quando você ver que as folhas estão mudando de coloração.
  • Pode regularmente: as podas da grama são recomendadas a ser realizadas quando a grama estiver com mais que 5 cm de altura.
  • Adube a área: esse cuidado é essencial quando a grama já estiver estabilizada – ou seja, quando ela já estiver espalhada e enraizada.
  • Controle de pragas e ervas daninhas: se você perceber a presença de insetos e outras plantas, chame um profissional para a retirada dos mesmos de maneira correta.
  • Evite pisar na grama: isso fará com que ela cresça de maneira uniforme e fique sempre bonita!

A grama é uma planta que exige cuidados e atenção, siga as dicas e mantenha-a sempre bonita e saudável!

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário