Início » Pets » 7 formas de fazer seu gato parar de urinar fora da caixa: entenda por que ele faz isso e como lidar

7 formas de fazer seu gato parar de urinar fora da caixa: entenda por que ele faz isso e como lidar

Xixi de gato fora do lugar é uma surpresa desagradável para qualquer tutor, não é mesmo? Os gatos são conhecidos por sua boa higiene, eles se preocupam com sua própria limpeza e gostam de manter a caixa de areia limpa e suas necessidades bem enterradas. Mas pode acontecer do gato urinar fora da caixa. O que devemos fazer nesse caso?

Gatos gostam de realizar suas necessidades em locais específicos, como na caixa de areia. Se o seu gato está urinando em um local diferente do comum, como piso, perto de móveis ou até mesmo na cama ou no sofá, pode ser que ele esteja querendo indicar algo, por isso, fique atento ao seu comportamento.  

Urinar fora da caixa de areia pode se tornar um problema para os tutores dos bichanos, mas não se estresse ou brigue com o gato, pois pode piorar a situação. Por isso, entenda por que seu gato faz isso e aprenda a lidar com a situação. 

7 formas de fazer seu gato parar de urinar fora da caixa

 7 formas de fazer seu gato parar de urinar fora da caixa: entenda por que ele faz isso e como lidar

Conheça os motivos que podem estar levando seu gato a urinar fora da caixa e aprenda formas de fazê-lo parar. 

Aprenda também:
Por que os gatos se lambem e quando isso não é normal!

Mantenha a caixa de areia limpa

Gatos prezam pela higiene e gostam de fazer suas necessidades em lugares limpos. Se a caixa de areia do gatinho estiver suja, ele pode acabar buscando outros lugares para urinar. Limpe a caixa do seu gatinho todo dia, pelo menos duas vezes por dia. 

gato cheirando caixa de areia

Compre uma areia adequada 

Gatos gostam de areias finas e que não machuquem suas patinhas. Dê preferência às que formam torrões e que não tenham cheiro, evite granulados que podem incomodar as patinhas dos gatos. Se perceber que o felino não gostou do tipo de areia, troque por outra. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

gato em caixinha de areia

Tamanho e número de caixas

A caixa de areia ideal deve ser 1,5 vezes o tamanho do gato, ou seja, o tamanho do gato mais metade dele, assim ele terá espaço o suficiente para se mexer na caixa e realizar todos os movimentos que desejar, como faria na natureza. 

Além do tamanho, a quantidade de caixas também deve ser uma preocupação. O ideal é ter o número de gatos +1, ou seja, se você tem três gatos, o ideal é ter quatro caixas. Além disso, evite colocar as caixas muito próximas, já que os gatos não costumam dividir o mesmo espaço. 

gato com caixa de areia

Descubra a fonte de estresse

Estresse também pode ser um dos motivos que levam os gatos a fazer xixi fora da caixinha. O problema pode ser mudança de rotina, mudança de casa, visitas e convivência com outros animais.

Caso esse seja o motivo, a situação deve melhorar em alguns dias ou semanas com o gato se acostumando a nova rotina. Mas ajude seu bichano a se adaptar e desestressar dando bastante atenção, carinho e oferecendo brinquedos para que ele possa se distrair.

gato na caixinha de areia

Use produtos específicos

Existem vários produtos no mercado feitos para reduzir o estresse do seu gato, como sprays, difusores e suplementos. Esses produtos possuem um efeito calmante para os bichanos, tornando-os mais calmos e reduzindo a chance de urinar fora da caixa. 

gato dentro da caixa de areia

Mantenha seu gato ativo

Um gato ativo é um gato saudável. Gatos gostam de rotinas e brincadeiras, o que os ajudam a manter a calma e se distrair.

Se você tem um gato que não gosta de brincar, pode ser que ainda não tenha encontrado a brincadeira ideal para ele, busque brinquedos como penas e que simulem presas, ou outras alternativas, brinquedos educativos e interativos vão manter o felino ocupado nos momentos em que você não puder dar atenção. 

Fique atento a saúde do gato

xixi de gato em tapete

Problemas urinários também podem levar o gato a urinar fora da caixa. Como gatos não costumam demonstrar que estão doentes, é importante ficar de olho no seu comportamento, e fazer xixi fora da caixa pode ser uma indicação de problemas no trato urinário, como problemas na bexiga e infecção urinária. 

Se você já descartou os problemas acima e seu gato continua com esse comportamento, leve-o ao veterinário para verificar se sua saúde está em dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

    Deixe seu comentário