Início » Pets » Por que o seu gato está destruindo tudo? Essas 6 dicas podem te ajudar a resolver isso

Por que o seu gato está destruindo tudo? Essas 6 dicas podem te ajudar a resolver isso

Gatos, assim como qualquer outro animal de estimação, precisam de atenção e cuidados para uma boa qualidade de vida. Esses bichanos fofos podem aprontar de vez em quando e acabar destruindo algumas coisas da casa, como a cama e o sofá. 

Esse comportamento indesejado pode ser causado por estarem entediados, estressados e ansiosos, e por isso, acabam liberando suas emoções nos móveis mais próximos. Esse comportamento felino pode ser controlado com algumas dicas simples, precisando apenas adaptar a casa a algumas necessidades do gato.

Confira nesse texto 6 dicas que podem te ajudar.

Gato destruindo tudo: descubra os motivos

Por que o seu gato está destruindo tudo? Essas 6 dicas podem te ajudar a resolver isso

Descubra porque seu gato pode estar destruindo sua casa.

Tédio

Um dos motivos mais comuns que podem levar seu gato a destruir as coisas é o tédio. Pois é, a falta de atividades em casa podem estar levando seu gato a ter esse comportamento indesejado.

Gatos que ficam desocupados, sem atividades e pontos de distração tendem a direcionar seu interesse aos objetos disponíveis. Para resolver esse problema é importante ter distrações corretas e atividades disponíveis diariamente para os bichanos.

Brinquedos para gatos e brincadeiras com a participação do tutor é uma ótima forma de distrair e gastar a energia do gato. O ideal é que o gato brinque pelo menos 20 minutos por dia para gastar sua energia, mas esse tempo pode ser dividido durante o dia. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

gato mordendo fio

Estresse

Um gato estressado pode demonstrar seu comportamento destruindo coisas e até urinando em locais inadequados. Se o gato possui brinquedos disponíveis mas ainda continua destruindo seus objetos, é necessário verificar o motivo do estresse.

Os gatos podem se estressar por mudanças no ambiente, convivência com outros animais e introdução inadequada, barulhos e outros motivos. 

Existem alguns produtos que podem ser utilizados para acalmar os gatos, pois possuem propriedades e feromônios que emitem sensação de calma, bem-estar e serenidade

Síndromes 

Felinos costumam roer e arranhar objetos, mas alguns podem possuir alguma síndrome que os fazem comer objetos fora do comum, como linhas, tecidos, cadarços de sapatos e em alguns casos até mesmo areia sanitária da caixinha.

Se você notar que seu gato está engolindo alguns desses objetos, ele pode estar sofrendo de um problema conhecido como Síndrome de Pica, onde o animal sente compulsão por coisas que não são comestíveis. 

Esse comportamento não possui uma causa específica, mas pode envolver problemas como má alimentação, algumas doenças ou desequilíbrio emocional. É importante ficar atento a isso e não deixar objetos que podem ser comidos de fácil acesso.

Caso perceba essa atitude no animal ou veja que ele engoliu algo estranho, leve ao veterinário imediatamente, pois é uma prática que pode colocar a vida do bichano em risco. 

Gatos destruindo tudo: dicas para resolver 

gato destruindo papel higiênico

Citamos alguns motivos que podem levar o gato a destruir as coisas, mas como fazer com que o bichano melhore o comportamento? Confira 6 dicas que podem te ajudar. 

Tenha um arranhador para gatos

Um arranhador é um dos itens mais importante para se ter em casa. Arranhar é um comportamento natural dos felinos, e se não possuírem um local adequado, fazem no que estiver disponível, como nas camas e sofás.

Existem diversas formas, tamanhos e materiais de arranhadores e você pode ter mais de um espalhado pela casa, como no quarto e na sala, assim diminui a chance de seu gatinho arranhar onde não deve. 

Forneça atividades e estimulação

Brincar com o gato é uma forma dele se exercitar e gastar a energia acumulada. Brincar com o gato durante o dia e próximo ao horário de dormir permite que seu gato não só evite destruir os objetos da casa, como também irá fazer com que ele durma durante a noite, evitando até mesmo que acorde o tutor para conseguir atenção. 

Um ambiente rico em atividades deixará o bichano satisfeito e irá impedir que ele destrua seus móveis. 

gato dentro de cesto de roupa

Dê atenção ao gato

Comportamentos negativos podem ser uma forma do gato pedir atenção do tutor. Pode ser que você passe muito tempo fora de casa ou não dê atenção quando está por perto, por isso, brinque e dê carinho ao seu gatinho para que ele se sinta amado. Apenas passar mais tempo com ele pode torná-lo menos destrutivo

Tenha a quantidade adequada de caixa de areia

Até mesmo a quantidade de caixas de areia dos bichanos possui uma quantidade ideal. Gatos são territorialistas e não gostam de dividir alguns espaços, por isso, tenha pelo menos uma caixa de areia por gato.

Assim você evita alguns acidentes e que façam as necessidades fora do local indicado.

Tenha nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são um playground para gatos, por isso, eles se tornam uma das melhores formas de fazer seu gato se distrair. Esse espaço é um enriquecimento ambiental para os bichanos, pois podem subir e descansar à vontade em um local apropriado. 

Existem kits com nichos, prateleiras, pontes e arranhadores embutidos que permitem criar um bom espaço, garantindo a saúde física e mental do seu gatinho. Caso tenha mais de um gato, o ideal é que tenha mais de um nicho para evitar disputa de território. 

gato em arranhador

Reeduque seu comportamento

Os comportamentos negativos dos gatos podem ser reeducados com atenção e paciência.

Não grite e muito menos bata no gato quando perceber que ele está atacando um local inadequado, ao invés disso, redirecione sua atenção para o local correto e ofereça petiscos como forma de reforço positivo para que ele entenda o comportamento. Brigar e punir apenas faz com que ele mantenha o comportamento, mas evite o tutor. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

    Deixe seu comentário