Início » Dicas » Como fazer um porta-facas e INOVAR no décor da cozinha; 8 ideias DIY

Como fazer um porta-facas e INOVAR no décor da cozinha; 8 ideias DIY

Você sabia que é possível fazer um porta-facas com materiais simples e criativos e dar um toque de personalidade ao décor da cozinha? Além de organizar as suas facas e evitar que elas fiquem soltas nas gavetas, esse elemento também pode proteger o fio das lâminas, evitar acidentes e facilitar o acesso na hora de cozinhar.

Separamos 8 ideias DIY para você conhecer, que vão te surpreender e inspirar seu próprio projeto!

Porta-facas magnético

porta-facas magnético

Uma das ideias mais práticas e modernas para fazer um porta-facas é usar um ímã. 

Você pode fixar uma barra magnética na parede, no armário ou na bancada da sua cozinha, e colocar as suas facas ali, sem ocupar muito espaço. 

Essa ideia é fácil de fazer e de limpar, e ainda deixa as suas facas sempre à vista e à mão. Você pode usar uma barra magnética pronta, ou fazer a sua própria, usando um pedaço de madeira e ímãs de neodímio.

Porta-facas de madeira

porta-facas de madeira

Outra ideia clássica e elegante para fazer um porta-facas é usar a madeira. 

Você pode aproveitar um pedaço de madeira que tenha em casa, ou comprar um já cortado no tamanho que você deseja. É possível utilizar a madeira crua, ou pintá-la da cor que preferir, para combinar com o seu estilo de decoração. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para fazer o porta-facas de madeira, você vai precisar de uma furadeira, uma broca do tamanho da espessura das suas facas, e um lápis para marcar os pontos onde você vai furar. Em seguida, é só encaixar as suas facas nos furos, e pronto!

Porta-facas de bambu

porta-facas de bambu

Já um porta-facas de bambu se torna uma versão natural, sustentável e resistente, bem como uma ideia diferente e charmosa para sua cozinha. 

Aposte num pedaço de bambu inteiro, ou corte-o ao meio, para fazer um porta-facas de parede ou de bancada. 

Você vai precisar de uma serra, uma furadeira, uma broca do tamanho da espessura das suas facas, e um lápis para marcar os pontos onde você vai furar. 

Ademais, você também pode lixar e envernizar o bambu, para dar um acabamento mais bonito.

Porta-facas de pallet

porta-facas de pallet

Igualmente, o pallet é um material versátil e sustentável, perfeito para um porta-facas.

A dica é usar um pallet inteiro, ou apenas uma parte dele, para fazer um porta-facas de parede ou de bancada. 

Você vai precisar de uma serra, uma lixa, uma tinta ou verniz, e ganchos ou ímãs para fixar as suas facas. Pinte o pallet da cor que quiser, ou deixe-o com a sua cor natural, para um estilo mais rústico. 

Porta-facas de rolha

porta-facas de rolha

Se você gosta de vinho, que tal aproveitar as rolhas para fazer um porta-facas? As rolhas são feitas de cortiça, um material macio e flexível, que pode acomodar as suas facas sem danificar o fio das lâminas. 

Você pode optar por uma caixa de madeira, um vaso de cerâmica, ou qualquer outro recipiente que tenha em casa, e preenchê-lo com as rolhas. Depois, é só espetar as suas facas nas rolhas! Você tem um porta-facas de rolha, que além de funcional, é também uma peça de decoração divertida e original.

Porta-facas de livro

porta-facas de livro

Se você é um amante da leitura, um livro também pode ser útil para se transformar num porta-facas? 

Você pode escolher um livro que você não queira mais, ou que esteja danificado, e transformá-lo em um elemento criativo e distinto. Você vai precisar de um estilete, uma régua, e uma cola. 

Corte um retângulo no meio das páginas do livro, deixando uma borda de cerca de 2 cm. Depois, cole as páginas entre si, e também na capa, para formar um bloco sólido. Por fim, encaixe as suas facas no retângulo que você cortou.

Porta-facas de tecido

porta-facas de tecido

O tecido é um material que pode ser usado para fazer um porta-facas simples e prático, que pode ser levado para qualquer lugar. Você pode usar um tecido que tenha em casa, ou comprar um novo, com a estampa e a cor que você gostar. 

Você vai precisar de uma tesoura, uma máquina de costura, e um cordão ou fita. 

Comece cortando o tecido em um retângulo, e dobre-o ao meio, pelo avesso. Depois, costure as laterais, deixando uma abertura na parte superior. Vire o tecido para o lado direito, e faça bolsos para as suas facas, costurando linhas verticais no tecido. 

Por último, passe o cordão ou a fita pela abertura superior, e amarre-o, para fechar o seu porta-facas de tecido.

Porta-facas de feltro

porta-facas de feltro

Por fim, o feltro é um material macio, colorido e fácil de trabalhar, que deixa o trabalho charmoso! 

Você pode utilizar um feltro que tenha em casa, ou comprar um novo, com a cor que você quiser. Aliás, você vai precisar de uma tesoura, uma cola quente, e um botão ou velcro. 

Comece cortando o feltro em um retângulo, e dobre-o ao meio, pelo avesso. Depois, cole as bordas do feltro, deixando uma abertura na parte superior. Enfim, vire o feltro para o lado direito, e faça bolsos para as suas facas, colando linhas verticais no feltro. A seguir, cole um botão ou um velcro na abertura superior, para fechar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário