Início » Plantando » Como fazer um sistema hidropônico caseiro; os passos corretos para cultivar as suas verduras

Como fazer um sistema hidropônico caseiro; os passos corretos para cultivar as suas verduras

Descubra como fazer um sistema hidropônico caseiro do zero, bem como quais plantas cultivar em hidroponia.

O sistema hidropônico é perfeito para cultivar verduras em casa, inclusive se não tiver quintal com terra. Além de verduras, também possibilita plantar frutas como o morango.

Quer apostar nessa ideia, mas não sabe como fazer um sistema hidropônico caseiro? Sem problemas! Aqui, você confere os passos corretos para montá-lo perfeitamente!

O que é um sistema hidropônico caseiro?

Como fazer um sistema hidropônico caseiro; os passos corretos para cultivar as suas verduras

Trata-se de um sistema em que plantas são cultivadas sem solo ou qualquer tipo de substrato. Na realidade, utiliza-se a água como base para uma solução que tem todos os nutrientes que a planta precisa para crescer saudável. Por isso, ela também é chamada de solução nutritiva.

alface hidroponico
alface hidroponico

Componentes do sistema hidropônico

Construir um sistema hidropônico caseiro é mais simples do que muitos pensam. Para fazê-lo, é importante ter os seguintes componentes:

Canal de cultivo

É onde as raízes da planta irão se desenvolver. Também é onde fica a solução nutritiva. O canal de cultivo pode ser confeccionado com tubos de PVC de 75mm.

Reservatório

Trata-se do local em que ficará parte da solução nutritiva. Diversos tipos de recipientes podem ser utilizados como reservatório, por exemplo, galões de água e baldes.

Bomba

É a peça responsável por levar a solução nutritiva do reservatório para o canal de cultivo. De maneira geral, recomenda-se o uso de uma bomba com vazão de 100 litros por hora para um sistema hidropônico caseiro.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Tubulação de transporte

tubulacao e irrigacao caseira
tubulação e irrigação caseiro

Parte do sistema que é utilizada para transporte da solução nutritiva. Ela conecta o reservatório ao canal de cultivo e permanece ligada à bomba.

Temporizador

Também chamado de timer, serve para controlar o funcionamento da bomba. O temporizador liga e desliga a bomba em intervalos específicos, geralmente a cada 15 minutos.

Bancada

bancada hidroponica
Bancada Hidropônica

É utilizada para sustentar o canal de cultivo. As bancadas mais comuns são as de madeira e tubos de PVC. Se não quiser utilizá-las, uma alternativa é fixar os canais de cultivo na parede.

Como fazer um sistema hidropônico caseiro?

Depois de garantir todos os componentes para montar o sistema hidropônico em seu jardim ou quintal, basta seguir este passo a passo:

  1. Monte uma estrutura em ziguezague usando os canos de PVC. Eles precisam ficar levemente inclinados para transporte da água e solução nutritiva. Faça furos nesses canos para acomodar a planta. Os furos precisam ser do tamanho suficiente para abrigar um pé de alface adulto, caso vá plantá-lo;
  2. Coloque o canal de cultivo na bancada ou prenda na parede ou numa estrutura de ferro ou madeira. Use abraçadeiras para prender os canos à estrutura ou parede;
  3. Monte o reservatório, bomba e tubulação de transporte, que deve ser anexada à parte mais alta do canal de cultivo. Assim, a solução nutritiva escorre por todo o sistema, garantindo que todas as plantas recebam substâncias essenciais para seu desenvolvimento. Instale o temporizador para controlar o funcionamento da bomba.

Solução nutritiva para sistema hidropônico caseiro

A solução nutritiva é fundamental para o cultivo, pois é por meio dela que a planta recebe os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.

Recomenda-se que use produtos de qualidade e sempre mantenha a temperatura, nível de oxigênio, pH e condutividade elétrica ajustados.

É possível tanto comprar a solução nutritiva pronta, o que é mais prático, como fazer uma caseira, utilizando receitas específicas para cada tipo de planta que deseja cultivar.

Como funciona a manutenção do sistema hidropônico caseiro?

sistema com tubulação e tanque

A manutenção consiste em garantir que o equipamento está funcionando corretamente, para assegurar que as plantas recebam a solução nutritiva.

O ideal é que faça um monitoramento diário por algumas horas, verificando se a cada 15 minutos a bomba encaminha solução nutritiva para a estrutura.

Além disso, recomenda-se avaliar a cada três dias o estado da solução e se há necessidade de repô-la. Em caso positivo, faça a reposição. Para ter maior praticidade, indica-se que prepare um pouco da solução com antecedência.

Quais espécies cultivar por sistema hidropônico?

Existem vários tipos de planta que podem ser cultivados por sistema hidropônico. Entre os principais, destaque para:

  • Alface: é uma planta com sistema radicular, o que facilita o cultivo por meio da hidroponia;
  • Tomate: também tem sistema radicular, só que maior do que o da alface;
  • Morango: tem cultivo simular ao da alface. Como o morango possui sistema radicular pequeno, pode ser cultivado em elevada densidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário