Início » Organizando » Como lavar tapete felpudo? Siga esses passos para não estragar a peça e mantê-la como nova

Como lavar tapete felpudo? Siga esses passos para não estragar a peça e mantê-la como nova

O tapete felpudo é um item lindo e bastante aconchegante para a decoração de qualquer ambiente da casa.

No entanto, embora ele traga esse toque quente e cheio de estilo, esse tipo de tapete exige mais cuidado na manutenção, afinal os materiais de sua composição (lã, algodão, etc.) podem acumular bastante umidade e poeira.

Não é tão difícil quanto parece lavar um tapete felpudo. Por isso, siga as dicas e passos abaixo para higienizá-lo corretamente e mantê-lo sempre com aparência de novo.

Frequência de limpeza de um tapete felpudo

limpeza de tapete felpudo

Idealmente, se o tapete felpudo recebe circulação regular sobre ele, é interessante que ocorra uma limpeza diária, onde você deve passar o aspirador de pó para remover poeira e detritos, ainda mais se tiver animais de estimação em casa.

Como estamos falando de limpeza, não deixe de ler esse post:
Como limpar piso encardido?

Claro, sabemos bem que tirar um tempo para isso todos os dias pode ser impossível.

Então, a recomendação é que aspire o tapete algumas vezes por semana para mantê-lo limpo. Já uma limpeza mais profunda é recomendada pelo menos uma vez por mês ou conforme achar necessário.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como lavar o tapete felpudo?

aspirador de pó em tapete felpudo

Conheça os passos para fazer uma limpeza de rotina em seu tapete felpudo:

Sacuda a poeira

Em primeiro lugar, se você puder levantar o tapete com facilidade, leve-o para fora de casa e dê uma boa sacudida nele.

Outra sugestão é pendurar o tapete em uma grade ou varal resistente para bater nele com uma vassoura, por exemplo. Você consegue eliminar bastante poeira e sujeira presas nas fibras.

Passe o aspirador de pó

Caso você não consiga mover o tapete felpudo para limpá-lo, use o aspirador de pó.

Faça isso com uma sucção mais suave para evitar que os pelos sejam puxados com muita força. Se for necessário, use o acessório de escova de pó ou a ferramenta de estofamento para aspirar o tapete sem estragar as fibras.

Não esqueça de aspirar a parte de baixo do tapete também, ok? Se ele for muito grande, dobre uma parte de cada vez para conseguir aspirar por completo.

Verifique e trate as manchas

Confira se há manchas no tapete felpudo e trate as áreas manchadas de acordo com as instruções do fabricante e, claro, conforme o tipo de mancha.

Na realidade, a maioria das manchas pode sair com uma mistura de algumas gotas de detergente líquido em um copo de água morna. Use uma escova de cerdas macias ou um pano de microfibra para esfregar suavemente a mancha.

Depois, use um pano limpo com água para enxaguar a área. Enxugue o tapete com um pano seco.

Se possível, pendure o tapete para secar ou deixe a parte molhada elevada para que o ar circule por ela.

Desodorize com bicarbonato de sódio

Se o tapete felpudo estiver livre de manchas, mas está com um ar opaco e até um cheiro de velho, use bicarbonato de sódio para desodorizar e trazer brilho de volta ao item.

Polvilhando o produto no tapete, o bicarbonato reterá a poeira e irá neutralizar os odores.

Procure deixá-lo agir por pelo menos quatro horas (a sugestão é deixar durante a noite). Após isso, basta sacudir o tapete e aspirar o pó.

Cuidados com o tapete felpudo

aplicação de bicarbonato de sódio em tapete felpudo

O tapete felpudo precisa de cuidados, mas não é algo tão preocupante. Alguns truques podem garantir que você sempre possa ter um tapete com aspecto de novo.

Por exemplo, saiba que tais tapetes são muito sensíveis. Os materiais de sua composição consideram o sol como o grande vilão. 

Nesse caso, não deixe o tapete em contato direto com a iluminação solar – feche a janela ou as cortinas da sala ou do ambiente onde ele está colocado.

Para lavar o tapete, garanta que sempre estará usando produtos de qualidade e que podem ser aplicados no item. Leia os rótulos para se certificar de que nenhuma substância irá danificar o tapete.

Em dias em que você precisa guardar o tapete, veja de colocá-lo em cima de um lençol limpo antes de enrolá-lo (um tapete felpudo não pode ser dobrado). Para prevenir o acúmulo de poeira e outros resíduos, coloque-o em uma sacola e feche-a bem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário