As vantagens dos guarda roupas com porta de correr nos quartos pequenos

Esse móvel é uma ótima opção para otimizar os espaços de ambientes pequenos. Veja dicas e acerte na escolha do guarda roupa com portas de correr. Acesse!

Atualmente, o que mais há é casa com quarto pequeno e moradores que se deparam com um problema: como decorar a área sem torná-la ainda mais reduzida? Afinal, aqueles móveis enormes e que possuem pouca funcionalidade são deixados de lado, pois não combinam com espaços pequenos.

Foi aí que os móveis menores e que garantiam praticidade começaram a ser desenvolvidos e ficando populares para os mais diversos ambientes que buscavam melhor circulação, adaptação e otimização do local.

Uma proposta interessante e prática é investir em um guarda roupa com portas de correr. Este tipo de guarda roupa se tornou muito requisitado, tanto para quartos do casal, como para os próprios filhos e pessoas solteiras.

Esse tipo de móvel é tendência no mundo da decoração, tudo por conta de seu design moderno e diferenciado, bem como por sua beleza, praticidade e versatilidade, tornando o ambiente bem decorado e mais funcional.

Guarda roupa com portas de correr
Guarda roupas com 3 portas de correr

A principal vantagem do guarda roupa com portas de correr é a otimização da área, já que ao abrir e fechar o móvel as portas não ocupam mais espaço. O resultado? A locomoção pelo quarto não é prejudicada em momento algum por conta do guarda roupa.

A diferença entre o guarda roupa de portas de correr com aqueles com portas articuladas é, portanto, visível! As portas não necessitarão de espaço para serem abertas (há economia de vários centímetros!), pois as de correr funcionam por meio de um mecanismo de roldanas com rolamentos – que possuem amortecedores nos trilhos para suavizar o impacto -, sendo que você só precisa empurrá-las de um lado para o outro para ter acesso a seus itens.

Quarto pequeno
Guarda Roupa com portas de Correr para Quarto Pequeno

Pela falta de necessidade de espaço extra para a abertura das portas, o guarda roupa com portas de correr pode ser instalado ao lado de cômodas ou da própria cama, deixando o ambiente ainda livre para outros objetos ou móveis.

Além de otimizar o espaço do quarto, o guarda roupa com portas de correr pode ajudar a ampliar visualmente a área. Para conquistar esse resultado, basta escolher um modelo que tenha espelho na porta. Ele ajuda a refletir a luz e passa a sensação visual de que a área é maior do que aparenta ser, dando, inclusive, um toque moderno e atual para a decoração.

A grande maioria desses modelos de guarda roupa já possuem espelho na porta, pois muitas pessoas buscam criar a ilusão de ambientes maiores. Uma boa dica é optar pelo posicionamento do guarda roupa a pelo menos um metro e meio de distância da cama para que essa sensação de amplitude ocorra.

O guarda roupa com portas de correr ainda traz outros diferenciais. A alta durabilidade é um deles. Como esse tipo de móvel tem portas fixas na parte inferior e superior, elas se tornam mais resistentes e o movimento de abrir e fechar não estraga o móvel com facilidade, como ocorre com um guarda roupa convencional.

Comprova-se ainda a alta durabilidade pela sustentação de espelhos grandes. Se fosse no caso de guarda roupas com portas articuladas, o negócio seria diferente – a estrutura seria danificada pelo peso.

O espelho no guarda roupa promove sensação de amplitude
Guarda roupa com espelho

Graças a popularidade desta peça, você poderá encontrar variados modelos que se encaixam perfeitamente com seu gosto, personalidade e com o próprio ambiente. Analise as opções, dando atenção aos fatores:

  • Tipo de material: a escolha afeta diretamente o bolso. Atualmente os móveis de madeira são aqueles que mais duram, porém a aparência deles – conforme o tempo – precisará de cuidados.

Há muita procura por guarda roupa feito com madeira de demolição e fibras sintéticas. O mais popular ainda é o MDF, por ser ecologicamente correto e um custo agradável.

  • Dimensões: preste atenção no tamanho do espaço em que você pretende colocar o móvel – faça as medições do local: largura, comprimento e altura -, além das necessidades de uso (quantidade de roupas que você colocará),
  • Acabamentos: influencia sim na escolha! Por exemplo, uma peça com acabamento fosco ou semibrilho não fornece reflexos, enquanto que acabamentos brilhantes sim.

Atualmente, existem versões deste guarda roupa com duas, três, quatro e até mais portas de correr – tudo para garantir a melhor escolha para cada pessoa. Vários modelos também possuem diversos compartimentos e divisões que fornecem maior organização de suas roupas!

O tom do móvel também é um fator que deve ser levado em conta. Lembre-se que o ambiente fica muito mais elegante quando há uma boa combinação entre os móveis. Se o quarto possui paredes claras, opte por tons escuros para o guarda roupa.

Guarda roupa claro com parede escura
Guarda roupa claro com parede escura: belo contraste

Na hora de garantir seu guarda roupa com portas de correr há duas opções: comprá-lo já pronto ou fazer um sob medida para seu quarto. A diferença entre os dois está no preço. O modelo já pronto costuma ser mais barato e prático, já que não há necessidade de esperar que o projeto do móvel seja concluído, basta comprá-lo e inseri-lo na decoração do quarto.

O único cuidado a ser tomado ao investir no guarda roupa com portas de correr é verificar se seu piso está sem imperfeições e nivelado. Caso não esteja, o móvel pode ser danificado, pois as portas poderão ficar desniveladas e não deslizarão com facilidade pelos trilhos, dificultando a abertura e o fechamento.

Deixe seu comentário