Início » Plantando » Como reviver roseira? Aprenda como salvá-la com dicas de especialistas

Como reviver roseira? Aprenda como salvá-la com dicas de especialistas

Se você tem uma roseira no jardim da sua casa, na estufa ou em qualquer outro lugar e a planta acabou morrendo por algum motivo, saiba que é totalmente possível fazê-la reviver, e você só precisa seguir as dicas certas para isso.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo o que é preciso fazer para trazer sua linda fonte de rosas de volta à vida!

Use borra de café

Como reviver roseira? Aprenda como salvá-la com dicas de especialistas
(Imagem: Ekaterina/Pexels)

As plantas em geral precisam da quantidade adequada de nutrientes para se desenvolverem. Caso você esteja querendo ressuscitar a roseira do jardim da sua casa, você também terá que garantir que a planta irá receber esses nutrientes.

Geralmente, o que funciona bem é fazer a adubagem da planta com bastante matéria orgânica. Nesse sentido, ao invés de jogar fora a borra de café, você pode (e deve) aproveitar essa substância que é muito rica em nutrientes para reviver a roseira que você tem aí na sua casa.

Na hora de fazer esse procedimento, você só precisa se atentar a deixar um espaço de uns 2,5 cm em volta do caule sem essa matéria.

Troque de vaso

reviver roseira em vaso

Outro método que costuma dar super certo para fazer uma roseira voltar à vida é fazer algo tão simples quanto transportar a planta de vaso.

Às vezes, o motivo por que a planta está com uma aparência de quase morta é que as raízes estão se sufocando dentro do vaso, porque ele é muito pequeno para ela. Nesse sentido, basta alocar a planta em um lugar maior, para que as raízes possam se desenvolver mais tranquilamente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Assim, a dica é replantar a sua plantinha em um vaso maior, com pelo menos três centímetros a mais de largura. Depois, é só observar e ver se realmente funcionou e se ela está crescendo lindamente.

Controle a exposição ao sol

roseira morta

Você também deve começar a ter um maior controle sobre a quantidade (e qualidade) de luz solar que a planta recebe no decorrer do dia. E, também, é uma boa começar a prestar atenção se há realmente incidência de luz do sol no local onde a planta se encontra no momento.

Veja também: Flores favoritas e a decoração da casa: entenda a relação entre os dois!

As roseiras são o tipo de planta que precisa de luz solar. Mais precisamente, o ideal para elas é receber pelo menos 5 horas de sol todos os dias. Porém, como comentamos antes, você também tem que garantir que a luz do sol que ela recebe é de qualidade.

A roseira deve ser exposta ao sol nas primeiras horas do dia, porque a luz da tarde costuma ser mais agressiva. E a luz solar não precisa ser direta. O ideal para essa planta é ficar onde há meia-sombra e também vento. Mas também cuide para ela não pegar vento demais.

Corte as folhas secas

rosa murcha

Outra dica importante para quem está querendo reviver uma roseira é remover aquelas folhas secas, que muitas vezes acabam roubando nutrientes e minerais importantes para a planta.

Uma dica para você descobrir se uma folha está morta de verdade é tentar raspar o ramo com a própria unha.

Quando o interior do galho está verde, isso significa que ainda há vida e, por isso, você não precisa arrancar a folha inteira. Basta extrair as pontas. Essa é uma tarefa bem simples e que com certeza vai ajudar a sua planta a voltar.

Aposte em uma estufa

rosa branca murcha

Algumas espécies de plantas podem precisar de alguns cuidados mais específicos para ressuscitar.

Nesses casos, você precisará fazer um investimento um pouco maior. Uma estufa será o mais adequado, já que um ambiente úmido é o que ela poderá estar precisando para voltar a se desenvolver.

Para facilitar a sua vida, você pode apostar mais especificamente no efeito estufa. Isso não dá quase nada de trabalho. O que você tem que fazer para criar esse efeito é pegar um saco plástico e colocar em cada vasinho.

Deixe o vaso vedado durante quatro a cinco dias. Após esse tempo, é possível que a planta comece a dar sinais de melhoras, e você poderá ficar feliz com a volta dela. A partir disso, é só ficar de olho na planta para garantir que ela está se desenvolvendo bem novamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.