Início » Plantando » 3 dicas para escolher suporte para plantas: saiba qual é o melhor para seu jardim

3 dicas para escolher suporte para plantas: saiba qual é o melhor para seu jardim

Um suporte para plantas pode ser tanto um complemento decorativo para seu ambiente quanto um acessório que facilita o cultivo de suas plantinhas em casas e apartamentos.

E ultimamente, ter várias plantas em casa virou tendência, afinal elas são benéficas para nosso estado mental e, para muitas pessoas, cuidar delas virou um hobby super saudável.

Por isso, os suportes para plantas possuem várias vantagens, mas há vários tipos no mercado e você pode ficar em dúvida sobre qual é o melhor para seu lar. Acompanhe esse post cheio de dicas sobre esse assunto! 

Por que usar um suporte para plantas?

suporte de madeira para plantas

Como dito anteriormente, um suporte para plantas pode ser perfeito como um acessório decorativo. No entanto, acima de tudo, ele é um item funcional e indicado tanto para um jardim amplo quanto para espaços pequenos.

Veja ainda:
Como deixar seu jardim organizado?

O uso do suporte visa manter o vaso em posição de destaque, permitindo que, na decoração, sua planta fique visível e bem localizada.

Melhor ainda, ele ainda contribui para que sua plantinha fique mais exposta ao sol e à chuva, ainda mais se ela está situada em um ambiente onde há baixa incidência de luz natural.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Podemos destacar ainda que o suporte para plantas promove a organização, especialmente se você tem várias plantinhas em casa.

suporte tipo escadinha para plantas

Você pode deslocar suas espécies com mais facilidade usando este suporte, posicionando-as conforme achar mais adequado tanto para a saúde delas quanto para a decoração do ambiente em si.

Outra vantagem muito importante é que o suporte para plantas protege animais de estimação ao acesso a elas, pois algumas espécies são tóxicas e devem ficar fora do alcance deles.

3 dicas para escolher o suporte para plantas

suporte baixo para plantas

Sabendo todos esses detalhes, a escolha do suporte para plantas pode ser mais fácil. Entretanto, saiba considerar esses pontos antes de sair comprando o que apenas achar mais “bonito”, está bem?

Leia com atenção:

Tipos de plantas

O melhor suporte para plantas depende diretamente das espécies que você tem em casa!

Um exemplo clássico são as plantas pendentes, que precisam ficar penduradas no alto para um bom desenvolvimento. Para tanto, os suportes mais indicados são justamente os de parede ou de teto.

plantas pendentes em suporte na cozinha

Por outro lado, plantas de grande porte exigem apoios mais estáveis (e, de preferência, fixos), como os suportes de chão de ferro ou de madeira. 

Uma dica: se você gosta de mudar a decoração de vez em quando, procure suportes com rodinhas, assim fica mais fácil deslocar a planta.

Estilo decorativo do cômodo

Para quem preza pela decoração perfeita, o suporte para plantas deve combinar com o estilo presente no ambiente.

Por exemplo, os suportes de ferro e madeira são boas escolhas para salas, quartos ou outros espaços que possuem estilos minimalistas, industriais, modernos, entre outros.

Para quem gosta de um toque diferenciado e elegante, há suportes em tons metálicos.

suporte para plantas de bambu

Em contrapartida, há modelos de materiais naturais, como bambu, sisal e macramê para quem tem uma decoração rústica, boho ou até romântica. Bacana, né?

Presença de animais em casa

Falamos isso antes e vamos repetir: para quem pets em casa, os suportes para plantas são importantes para evitar acidentes.

A sugestão é apostar em modelos altos, onde não há possibilidade de alcance para eles.

Tipos de suporte para plantas

suporte para plantas de ferro

Para lhe auxiliar ainda mais na escolha do suporte para plantas, entenda mais sobre as características dos principais tipos presentes no mercado hoje em dia.

Antes da compra, verifique o diâmetro dos seus vasos para que ele fique bem encaixado no acessório, ok?

Suporte para treliças

Os jardins verticais (e as hortas de parede) vêm crescendo em popularidade e a busca pelo suporte perfeito também.

suporte para treliça

Assim, os suportes de ferro para plantas são os ideais para fixar os vasos e jardineiras nas treliças tanto pela segurança quanto durabilidade.

Suporte de rodinhas

Os suportes de rodinhas favorecem o deslocamento de vasos grandes e pesados, inclusive para quem tem árvores frutíferas em vasos.

suporte de madeira com rodinhas para planta

Esse modelo tem vários formatos e é feito de inúmeros materiais, mas o alumínio, madeira e ferro são os principais. Para quem quer proteger o piso, escolha rodízios antirriscos.

Não esqueça de verificar se o modelo tem freio e a quantidade de peso máximo que ele suporta!

Suporte tripé

Esse suporte para plantas pode fazer uma diferença enorme na decoração, então é uma versão para quem quer criar composições para um ambiente da casa.

suporte tripé para planta em banheiro

Aliás, esse é um modelo que mantém as plantas longe do alcance de animais de estimação.

Para ter algo que dure bastante, opte por versões de ferro.

Além desse suporte de chão, há outros que podem adornar os espaços, por isso há uma variedade enorme em formatos, tamanhos e materiais disponíveis.

Suporte suspenso

Para as plantas pendentes que falamos antes, o suporte suspenso pode ser fixado no local que mais se adequar à decoração e às necessidades da planta.

suporte de macramê para plantas

Algumas ideias são ao lado da cama, perto do rack da televisão, na cozinha (para quem quer ter alguns temperinhos sempre à mão) ou ainda em um cantinho esquecido de um cômodo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário