Piso de madeira – Tipos, Como escolher? Onde Comprar?

Pisos de madeira são uma ótima pedida de revestimento para seu imóvel. Bonitos, fáceis de limpar, com ótimo custo benefício e uma ampla gama de modelos à escolha e combinam com quase todos os tipos de decoração. A grande dúvida, muitas vezes, é qual modelo escolher.

Tipos de piso

Piso de madeira

A primeira coisa é definir qual o tipo de piso usar. Existem vários tipos, cores e acabamentos diferentes, e a escolha deve ser feita levando em conta o local onde o piso será instalado e o quanto ele se adequa ao seu orçamento, além, é claro do estilo de decoração que você deseja para seu imóvel. Os tipos de pisos mais comuns e utilizados atualmente são:

Laminado

Como  próprio nome já diz, o piso laminado é feito de lâminas de madeira. Sua vantagem é a capacidade de resistir aos riscos e a facilidade de limpeza, além de seu preço, normalmente mais baixo. Também oferecem bom isolamento acústico e térmico. Não devem ser utilizados em áreas molhadas.

Assoalho

O assoalho é feito de madeira pura, e por isso, costuma ser mais caro. Sua desvantagem é o fato de riscar com facilidade. Por outro lado é mais espesso e durável que os outros tipos de piso.

Parquet

Parquet são pequenas peças de madeira que, quando  encaixadas, formam desenhos geométricos, formando lindos desenhos ou padrões. Além de bonito, é durável e pode ser lixado em caso de risco.

Taco

Assim como o parquet, os tacos também são formados por pequenas peças de madeira encaixadas uma a uma. Também são pisos de longa duração e podem ser lixados e envernizados sempre que preciso.

Carpete de madeira

Acabamento final parecido com o laminado, mas de baixa resistência, pois risca com facilidade. Uma das maiores reclamações com relação a esse piso é o ruído oco que pode provocar ao caminhar sobre ele.

Madeira de demolição

Na contramão da ideia de sempre querer um produto novo, muitas pessoas tem optado por esse tipo de piso, seja pela sua durabilidade, pois normalmente são feitos com madeiras nobres de alta qualidade, seja pela história que esse piso pode trazer.

Piso que imita madeira

Esse tipo de piso reproduz visualmente a madeira, e alguns podem imitar, inclusive, a textura. Costuma ter o preço mais baixo e é de fácil manutenção. Além de poder ser utilizado em áreas externas e molhadas. Os mais comuns são os pisos vinílicos e os do tipo porcelanato.

Deck

Apesar do preço mais elevado, é ideal para uso em áreas externas, pois tem longa durabilidade e não varia muito com a temperatura. A manutenção deste piso é fácil, basta renovar seu verniz duas vezes ao ano (ou óleo, a cada 3 meses) para garantir uma vida longa.

Como escolher o piso ideal?

Piso de madeira2

Na hora de escolher o seu piso ideal, leve em conta o local onde ele será instalado, qual o tipo de tráfego que ele terá, e se ficará em um local seco ou molhado. Se o local tiver muita circulação, como a sala, por exemplo, é preferível optar por um piso mais escuro e denso, e que provoque menos ruídos. Lembre-se: quanto mais clara a madeira, mais macia, quanto mais escura, mais dura.

Para áreas externas, o deck é o ideal. Se o piso for instalado na cozinha ou lavanderia, a melhor opção são os pisos que imitam madeira, vinílico e porcelanato.

Onde comprar?

Devido a sua popularidade, os pisos de madeira são facilmente encontrados nas grandes lojas do ramo de materiais de construção, bem como em lojas que trabalham especificamente com decoração e acabamentos.

Como fazer manutenção?

A manutenção de pisos de madeira costuma ser simples, mas é preciso cuidado ao utilizar certos produtos. Use vassoura com cerdas macias ou aspirador de pó para poeira. Para limpar utilize um pano úmido e produtos sem amônia. Taco e parquet pode ser limpos com um pano úmido e sabão neutro. Nunca utilize ceras ou similares em piso laminado. No caso do deck, nunca cobri-lo, pois sua madeira precisa respirar.

Uma dica de decoração: tenha outros itens de madeira, tais como portas e janelas, combinando com o piso escolhido. Caso tenha dúvidas sobre qual o piso ideal, consulte um profissional para te ajudar em seu projeto.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply