Início » Plantando » 8 vantagens do jardim vertical: descubra como ele vai além da estética e os cuidados necessários

8 vantagens do jardim vertical: descubra como ele vai além da estética e os cuidados necessários

Você conhece o jardim vertical? Esse tipo de jardim funciona como uma parede verde feita verticalmente, onde a superfície é coberta por plantas. Esse tipo de ornamentação é uma forte tendência na decoração de interiores, pois funciona como uma forma de quebrar a sobriedade de espaços como grandes centros urbanos, que possuem menos espaço para a natureza. 

O jardim vertical consegue transformar o ambiente em que for colocado, deixando o local mais bonito, agradável, aconchegante e ainda aumenta o contato com a natureza. Também chamado de “parede verde”, essa técnica pode ser aplicada em casas comuns e espaços comerciais, tanto na parte externa quanto interna.

Confira algumas vantagens e os principais cuidados de um jardim vertical.

8 vantagens do jardim vertical

8 vantagens do jardim vertical: descubra como ele vai além da estética e os cuidados necessários

Descubra 8 vantagens que um jardim vertical pode ter na sua casa.

Aproveite para ler:
Como atrair pássaros para seu quintal?

Isolamento térmico

Um jardim vertical é perfeito para ambientes quentes, pois protege das altas temperaturas durante o verão, mas também ajuda a manter a temperatura durante o inverno. 

Protege a fachada

Cobrir uma superfície e uma parede com um jardim vertical forma uma proteção contra elementos naturais como chuva, sol e ventos, aumentando sua vida útil.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

jardim vertical na área externa

Redução de ruídos

Barreiras como paredes e muros ajudam a reduzir ruídos externos, e quando isso se alinha a um jardim vertical o resultado é ainda melhor.

A vegetação de um jardim junto com a superfície absorve e isola ruídos de fora, sendo uma boa opção para aqueles que sofrem com os altos sons externos. 

Aumento da biodiversidade

Além de trazer uma beleza natural ao local, ocorre também um aumento na biodiversidade, pois o jardim atrai animais como borboletas e pássaros.

jardim vertical na sala de estar

Melhora a qualidade do ar

Nada como um espaço com mais natureza disponível para melhorar o ar do ambiente. A vegetação natural do jardim vertical melhora a qualidade do ar através da fotossíntese das plantas.

Além disso, é uma boa forma de reter água das chuvas, pois a vegetação é capaz de auxiliar a drenagem da água e reduzir a necessidade de escoamento. 

Ajuda a amenizar a temperatura

Por ser um bom isolante térmico, é também capaz de amenizar a temperatura e reduzir o calor.

Jardins verticais feitos com vegetação natural são a melhor alternativa para a redução de temperatura, sendo ótimos para combater os efeitos de ilhas de calor, principalmente em cidades com grandes centros urbanos e de pouca vegetação.

jardim vertical na varanda

Requer poucos cuidados

Bonito, prático e de baixa manutenção, o jardim vertical é uma ótima alternativa para quem gosta de um espaço que necessite de poucos cuidados.

Além disso, devido a sua posição, é a melhor forma de evitar as dores nas costas enquanto cuida do seu jardim.

Embeleza o ambiente

Além de todos os benefícios citados, o jardim vertical é perfeito para quem deseja embelezar o ambiente.

Esse tipo de técnica em parede verde é uma forma de garantir uma beleza natural ao espaço, deixar o ambiente com mais vida e trazer cores graças as plantas do jardim. 

Jardim vertical: cuidados necessários

jardim vertical

Como todo tipo de jardim, o jardim vertical precisa de alguns cuidados para que se mantenha com saúde.

Escolha a parede ideal

Sim, na hora de escolher o local do seu jardim é muito importante escolher a parede correta. Um problema comum nesse tipo de técnica são as infiltrações, caso sua parede já esteja com esse problema, tente escolher outra.

Manter uma distância entre as plantas e a parede também é uma opção que pode ajudar, pois evita que a umidade passe de um para o outro. 

Posicionamento e escolha das plantas

A escolha das plantas deve ser feita levando em conta as características do ambiente. Além disso, o posicionamento da parede verde deve ser feito corretamente, evitando locais com sol pleno.

Tente optar por locais que batam sol parcial e escolha a vegetação que melhor se adapte a isso. Caso fique em um local que possa pegar muita chuva, veja se as plantas escolhidas suportam o ambiente.

Irrigação

Como qualquer outro jardim, as plantas do jardim vertical precisam de uma boa irrigação, seja manual ou automática. Para que as folhas estejam sempre bonitas, regue diariamente e substitua as plantas que apareçam secas.

Essa técnica precisa de um ponto de água próximo para permanecer saudável, chamado de hidroponia, que dispensa o uso de terra. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário